Pirelli retorna ao Campeonato Mundial de Rali em 2018.
Depois de uma pausa em 2017, a Pirelli voltará ao Campeonato Mundial de Rali (WRC) no ano que vem. A fabricante italiana de pneus participou da competição desde sua temporada inaugural, em 1973, conquistando 181 vitórias e vencendo 25 títulos mundiais.
A Pirelli homologou novos produtos para a mais recente geração de carros usados no Campeonato Mundial de Rali, bem como para a categoria de entrada, a WRC2. Esses novos pneus proporcionarão ainda mais desempenho e durabilidade, tanto no asfalto quanto no cascalho.
A Pirelli também será a fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Rali na categoria júnior, dedicada aos pilotos nascidos depois de 1º de janeiro de 1989. Eles dirigem modelos idênticos ao Ford Fiesta da classe R2. O vencedor se tornará o proprietário de um Fiesta R5 novo, juntamente com um pacote composto por pneus, combustível e inscrições gratuitas para a temporada 2019 do WRC2.
Isso faz parte da longa tradição da Pirelli de promover as carreiras de jovens pilotos no Campeonato Mundial de Rali, por meio de programas como o Pirelli Star e o WRC Academy. Essas iniciativas ajudaram pilotos como Craig Breen, Elfyn Evans, Hayden Paddon e Ott Tanak a ascenderem ao topo do esporte em equipes de fábrica. O atual campeão mundial, Sebastien Ogier, também ganhou seu título júnior com pneus Pirelli, em 2008.
Uma gama inteiramente nova de pneus P Zero para uso em asfalto e Scorpion para cascalho foi produzida para o Campeonato Mundial de Rali de 2018, juntamente com um Sottozero redesenhado para uso em superfícies cobertas com gelo e neve (disponível com e sem pregos).
Para o asfalto, haverá o novo pneu P Zero RK5A, além do P Zero RK7B, mais macio. Para asfalto úmido, o Cinturato RWA fará sua estreia. Todos esses produtos contêm novas construções e compostos, que proporcionam mais aderência e desempenho do que nunca, graças a uma seleção de tecnologias patenteadas.
Para o cascalho, a Pirelli apresenta o novo Scorpion K4 Reinforced, juntamente com um Scorpion K6 Reinforced, mais macio. Além de ser extremamente rápido, o reforço adicional nestes pneus protege contra furos, mesmo nas condições off-road mais extremas. Um novo padrão de banda de rodagem também melhorou a dirigibilidade e o manuseio.
Para as duas etapas de inverno do campeonato, Monte-Carlo e Suécia, chega uma nova geração de Sottozero. São eles o Sottozero B, para Monte-Carlo, e Sottozero Ice (com pregos longos), para a Suécia. Eles também usam tecnologias patenteadas, que buscam garantir a retenção do prego no pneu, proporcionando o máximo de aderência ao longo das corridas.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli, comenta: “Com nossa longa e consagrada história no Campeonato Mundial de Rali, em parceria com algumas das equipes e pilotos mais bem-sucedidos do esporte, foi uma decisão natural para nós retornar em 2018. Desenvolvemos pneus que são especificamente adaptados às demandas multifacetadas do Campeonato Mundial de Rali, usando muitas das lições aprendidas com a Fórmula 1, o que deve proporcionar uma vantagem competitiva sem comprometer a confiabilidade. Estamos especialmente satisfeitos por estar voltando para o campeonato júnior, pois se encaixa perfeitamente com a nossa filosofia de apoiar os jovens pilotos, tendo ajudado a moldar as carreiras de tantas estrelas de topo no passado”.
Além dos seus compromissos no Campeonato Mundial de Rali (que começará no próximo ano com o Rali de Monte-Carlo, entre os dias 22 a 28 de janeiro), a Pirelli também continuará a fornecer pneus para o Campeonato Europeu de Rali, que ajudou muitos jovens pilotos no crescimento de suas carreiras, além de assegurar três títulos consecutivos para o piloto da Pirelli Kajetan Kajetanowicz. O Campeonato Europeu Júnior sub-27 terá mais uma vez fornecimento exclusivo da Pirelli, novamente usando carros R2.
Tudo isso significa que a Pirelli, líder mundial em pneus de automóveis de alta performance, também é líder mundial quando se trata de incentivar jovens talentos – e levá-los até o topo do rali.