PIRELLI MT 60 RS é o pneu escolhido para a SCRAMBLER DUCATI.
O produto, desenvolvido especialmente para o novo modelo da companhia de Borgo Panigale, é equipamento original das quatro versões da motocicleta nas medidas 110/80 R18 (dianteira) e 180/55 R17 (traseira).
O MT 60 RS é o pneu Pirelli escolhido para a SCRAMBLER DUCATI, o mais novo modelo da companhia sediada na cidade de Borgo Panigale em quatro versões: Icon, Urban Enduro, Full Throttle e Classic.
As rodas da frente 3.00” x 18” e de trás 5.50” x 17” da SCRAMBLER DUCATI foram projetadas mais leves e para se encaixar ao equipamento original enduro street da Pirelli, o MT 60 RS 110/80 R18 (dianteira) e 180/55 R17 (traseira). Estas duas medidas foram desenvolvidas especialmente para a SCRAMBLER com um design especial dos blocos, que oferecem excelente nível de dirigibilidade em qualquer terreno.
Além disso, para a nova SCRAMBLER, uma motocicleta contemporânea que é a mistura perfeita entre tradição e modernismo expressando a essência pura do motociclismo, a Ducati escolheu a Pirelli, confirmando os laços fortes entre as duas companhias italianas.
MT 60 RS é um produto consolidado dentro da gama enduro street da Pirelli e sempre foi referência para o segmento graças à habilidade de combinar a performance sports-road com tração em estradas sem pavimento. Durante o desenvolvimento das novas medidas solicitadas pela Ducati para as quatro versões da SCRAMBLER, a Pirelli redesenhou totalmente o MT 60 RS tanto nas especificações quanto na performance.
O padrão da banda de rodagem de todas as medidas do MT 60 RS, feito sob medida para a SCRAMBLER, apresenta maiores e mais variados tamanhos de blocos ao longo da superfície do ombro, o que ocasiona, desta forma, um design com múltiplas arestas de contato comparado ao que caracterizava o pneu original que possuía apenas uma. Como resultado, tem-se um decréscimo significante na proporção cheio/vazio e em um aumento da superfície de contato, com redução da mobilidade dos blocos da banda de rodagem.
Outro benefício é a redução da distância de frenagem, graças ao trabalho com o pneu da frente e a estabilidade maior tanto nas retas quanto nas curvas. Por fim, graças ao design múltiplas arestas de contato da banda de rodagem, o ruído gerado pela rodagem do pneu no asfalto é reduzido significantemente em comparação ao MT 60 RS original.
O aprimoramento do produto se completa com os novos compostos, com a vantagem da experiência adquirida nos últimos anos pela Pirelli neste campo.
No pneu da frente, utiliza-se um composto que deriva diretamente do esportivo DIABLO ROSSO™ II com balanceamento entre sílica e negro de fumo, que proporciona uma condução dinâmica e com alta aderência tanto no seco quanto no molhado.
Quanto ao traseiro, a opção foi por um composto sport touring com alto conteúdo de sílica, para garantir um elevado rendimento quilométrico e aderência no molhado.
Por fim, a estrutura do pneu da frente foi totalmente remodelada. O modelo anterior era radial com cinturas convencionais. O atual continua radial, mas agora com cintura de aço a 0°, trazendo benefícios significativos em estabilidade e precisão na condução.
Sobre a Pirelli
Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 22 unidades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com sete unidades produtivas, sendo cinco delas no Brasil, onde tem atuação industrial há 85 anos: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras.
Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 25 anos em 2013 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.