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Pirelli lança testes de até 500 km/h para criar pneus ainda mais seguros.

A Pirelli instalou uma nova máquina em seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, em Milão, que é capaz de testar pneus a velocidades de até 500 km/h em condições controladas, conhecida como High Speed Testing Machine. O principal objetivo destes testes é melhorar ainda mais a segurança dos pneus nos carros mais rápidos do mundo. Com a chegada dos hipercarros de rua, que estão cada vez mais rápidos, as altas velocidades se tornaram um fator-chave no desenvolvimento de diferentes tipos de pneus. Não apenas aqueles usados especificamente para o automobilismo, mas também aqueles destinados ao uso na estrada.

 

A Máquina de Teste de Alta Velocidade (na tradução para o português) de 500 km/h fica ao lado de duas outras máquinas já instaladas na planta de testes interna na sede da Pirelli em Milão, que são capazes de atingir 370 km/h e 450 km/h, respectivamente. Embora estas duas máquinas existentes sejam normalmente utilizadas para testes de pneus de automóveis de estrada, a nova máquina de 500 km/h destina-se principalmente a ser utilizada para pneus de competição.

 

A presença da Pirelli como fornecedora de mais de 350 eventos de automobilismo exigiu a introdução de máquinas capazes de atingir limites ainda mais extremos para produtos que são utilizados em contextos verdadeiramente desafiadores, como corridas ou tentativas de recorde com carros de rua. Nesses ambientes, os requisitos de segurança são ainda mais rigorosos e precisam ser garantidos por meio de processos de teste sob medida. A nova máquina também é capaz de gerenciar entradas de torque e aceleração extremamente altas, como as vistas com um hipercarro pilotado em uma pista.

 

A funcionalidade da Máquina de Teste de Alta Velocidade foi projetada para avaliar o comportamento dos pneus em velocidades elevadas e garantir a confiabilidade para a próxima etapa de testes ao ar livre. Graças a esta máquina, é possível testar pneus como se estivessem sendo utilizados nas retas e curvas do Autódromo de Monza ou de Nürburgring – mas em condições simuladas ainda mais severas do que as encontradas na realidade. Tudo isto para garantir a integridade do pneu numa vasta gama de condições de utilização, com uma ampla margem de segurança.

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