Pirelli F1: na Malásia, temperatura de 56ºC no asfalto provoca desgaste e degradação dos pneus.
A temperatura mais alta do asfalto que vimos no ano passado foi de 57ºC, durante o fim de semana do Grande Prêmio do Brasil. Esse recorde esteve próximo de ser batido hoje, com as temperaturas do asfalto de Sepang atingindo picos de 56ºC no Treino Livre 2.
As condições de corrida são as piores possíveis, com curvas muito acentuadas e fortes cargas aerodinâmicas, desgaste e degradação elevados e baixa aderência à pista, em função do excessivo calor. Por tudo isso, a diferença no desempenho dos compostos P Zero Laranja duro e P Zero Branco médio até agora está entre 0s9 e 1s.
As temperaturas ambientes foram tão desgastantes quanto as da pista, atingindo picos de 36ºC, com alta umidade. Consequentemente, o risco de chuva é constante, com a meteorologia prevendo chuva já a partir dos treinos de amanhã. Este ano, a prova será disputada mais cedo do que no ano passado, o que aumenta ainda mais a possibilidade de chuva durante a prova. Mesmo as temperaturas de pista devem ser maiores que as do ano passado também.
A Mercedes foi a equipe mais rápida nos dois treinos de hoje, com Nico Rosberg à frente no Treino Livre 1 e Lewis Hamilton no Treino Livre 2. Ambas as voltas mais rápidas foram melhores que as equivalentes de 2014.
Paul Hembery: “Se essas condições persistirem até sábado, provavelmente nós vamos experimentar a sensação mais quente de todo o ano, o que, obviamente, exigirá muito dos pneus. Os compostos médios estão sofrendo um pouco mais do que os duros, o que já era esperado, com a roda dianteira esquerda sendo a mais exigida e a que deve ser a maior preocupação dos pilotos. Além disso, não vimos formações de bolhas e essa diferença, de 0s9 a 1s entre os compostos, abre muito as possibilidades de estratégia para as equipes. No entanto, com este clima único e típico da Malásia, esta se torna uma das corridas mais imprevisíveis da temporada e tenho certeza que teremos muita ação aqui neste fim de semana.”
Para mais informações veja o release original anexo, em inglês.
Treino Livre 1 | Treino Livre 2 | ||||
1. Rosberg | 1min40s124 | Duro usado | 1. Hamilton | 1min39s790 | Médio novo |
2. Raikkonen | 1min40s497 | Duro usado | 2. Raikkonen | 1min40s163 | Médio usado |
3. Vettel | 1min40s985 | Duro usado | 3. Rosberg | 1min40s218 | Médio novo |
Tyre statistics of the day:
Duro | Médio | Intermediário | Chuva | |
Kms percorridos * | 2964 | 1308 | 0 | 0 |
Kits usados ** | 57 | 19 | 0 | 0 |
Maiores stints ** | 21 | 21 | 0 | 0 |
* Os números acima se referem ao total de quilômetros percorridos nos dois treinos livres de hoje, somados todos os pilotos.
** Por composto, somadas as voltas de todos os pilotos