PEUGEOT 208 T16 vence na estreia do Campeonato Europeu de Rali.
A esperada estreia internacional do novo PEUGEOT 208 T16 foi recompensada com a primeira vitória em sua carreira. Craig Breen, da PEUGEOT Rally Academy, venceu a etapa da Grécia do Campeonato Europeu de Rali, 30 anos depois da primeira conquista do famoso 205 T16.
30 anos de história
Em 1984, a PEUGEOT conseguiu uma vitória marcante na segunda especial do Tour de Corse, com Ari Vatanen pilotando o 205 T16. Três décadas depois, Kevin Abring, da PEUGEOT Rally Academy, marcou a primeira aparição internacional do novo 208 T16 com o melhor tempo, coincidentemente, na segunda especial, mas foi seu companheiro de equipe, Craig Breen, quem venceu o lendário Rally Acrópolis, no Campeonato Europeu de Rali.
O formato da primeira etapa, com percurso alternando vários tipos de piso (asfalto e terra) e uma combinação de clima chuvoso e seco acrescentou uma dose extra de desafio à dupla da PEUGEOT.
Um primeiro lugar para Craig Breen, o 208 T16 e a PEUGEOT Rally Academy
O irlandês Craig Breen e seu navegador Scott Martin contribuíram para o desenvolvimento do 208 T16. Eles sabiam do potencial do novo carro quando os competidores alinharam para a largada do Rally Acrópolis. Ele venceu quatro especiais (SS3, SS6, SS7 e SS11) e assumiu a liderança no SS6 após o abandono de seu companheiro de equipe Kevin Abbring. Depois, uma pilotagem decidida foi fundamental para superar uma saída de pista, resistir à pressão de Brian Bouffier e vencer por uma margem de 8.1 segundos. K. Kajetanowicz foi terceiro, mais de 40 segundos atrás.
O resultado representou a primeira vitória de Breen em um rali internacional importante e também a primeira vitória para o PEUGEOT Rally Academy e o 208 T16. Craig Breen premiado com o troféu Colin McRae Flat out.
Na próxima semana, Breen e o 208 T16 estarão na Irlanda para disputar uma etapa do campeonato nacional de rali daquele país, para a disputa do Circuito da Irlanda, próxima etapa do Campeonato Europeu de Rali da FIA.
Kevin Abbring, líder nas especiais iniciais na Grécia
Embora a vitória na Grécia tenha ficado nas mãos de Craig Breen, a terceira etapa do Campeonato Europeu de Rali de 2014 viu Kevin Abbring impressionar em sua primeira participação nas cores do PEUGEOT Rally Academy.
Seu prêmio por vencer a 208 Rally Cup em 2013 foi um programa de seis provas no Campeonato Europeu em 2014 com o 208 T16, e o holandês mostrou seu valor para revelar o fantástico potencial do novo carro. Junto com o navegador Sebastian Marschal, ele fez o melhor tempo na SS2 para aparecer no topo da classificação geral, e foi novamente o mais rápido na SS4 antes de ser eliminado devido a um furo no radiador. A julgar pelo que mostrou no Rally Acrópolis, são grandes as possibilidades de eles serem sérios candidatos à vitória na etapa da Irlanda.
Declarações dos pilotos:
Craig Breen: “Eu me sinto como se estivesse no topo do mundo! O 208 T16 mostrou-se competitivo na terra e no asfalto. Esta é minha primeira vitória em um campeonato internacional e estou muito orgulhoso por ter escrito a primeira página da história do 208 T16. É um grande resultado e um tributo ao trabalho de todos, não apenas do PEUGEOT Rally Academy, mas também da PEUGEOT Sport. Foi quase um final de semana perfeito.”
Kevin Abbring: “Foi uma grata surpresa quando me vi liderando com o 208 T16 depois da SS2. De maneira alguma havia como prever isso porque havia muitos novos parâmetros, incluindo pilotar o carro no asfalto e um novo sistema de notas de andamento com um novo navegador. Certo, não chegamos ao final, mas o carro tem potencial e estou muito confiante para o futuro. Não posso esperar pela prova da Irlanda”.
Classificação final
1) Craig Breen/Scoot Martin (Peugeot 208 T16), 2h21:20.2;
2) Brian Bouffier (Citroën DS3 RRC), a 8.1s
3) K. Kajetanowicz (Ford Fiesta R5), a 42.1
4) E. Lappi (Skoda S2000), a 1m33s
5) B. Magalhaes (Peugeot 207 S2000), a 4m40s
Próxima prova para o PEUGEOT Rally Academy (Breen e Abbring): Irlanda (17 a 19 de abril).