Pedro Piquet vence primeira corrida da etapa de Tarumã da Fórmula 3 Brasil.
Piloto da Cesário Fórmula caiu para a última posição na largada, mas se recuperou e conseguiu a vitória.
Pedro Piquet venceu na tarde deste sábado a primeira corrida da etapa de abertura da Fórmula 3 Brasil, disputada no autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão (RS). O piloto da equipe Cesário chegou a cair para a última colocação, mas conseguiu se recuperar graças a diversas ultrapassagens e também por conta de uma bandeira amarela. A segunda colocação ficou com Bruno Etman, argentino da equipe Hitech Racing, distante cinco segundos de Piquet. O pódio foi completo por Arthur Fortunato, da RR Racing.
Pela categoria Light, Vitor Baptista foi o vencedor, chegando na quarta colocação geral. O piloto da equipe Cesário foi seguido por Matheus Leist e Alexandre Doreto, sétimo e oitavo colocados gerais da prova.
Em sua estreia na categoria, Piquet deixou o carro morrer na largada, caindo para a última colocação. Etman assumiu a liderança, superando Lukas Moraes, com Raphael Raucci em terceiro, seguido por Leonardo de Souza e Gabriel Kenji Sena, líder da categoria Light.
“Nunca larguei num F3. Essa foi minha primeira vez. Então sempre existe essa angustia de acertar, mas acabei soltando a embreagem um pouco cedo, o carro patinou e apagou”, comentou Piquet.
O filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet passou a escalar o pelotão, aparecendo na sétima posição após seis voltas. Neste momento, o Safety Car teve de ir a pista por conta de um acidente com Sena, que abandonou a prova.
A relargada foi autorizada na nona passagem, com Moraes recuperando a liderança da prova, ao ultrapassar Etman. Piquet superou mais três concorrentes e pulou para o quarto lugar, logo atrás de Raucci. Vitor Baptista assumiu a quinta posição geral e a liderança da divisão Light.
Piquet ganhou a segunda colocação na 17a volta e passou a descontar a diferença para Moraes, o ultrapassando na vigésima passagem, quando o piloto da Prop Car teve problemas com seu carro, abandonando a corrida. A direção de prova mais uma vez acionou o Safety Car.
A prova foi retomada mais uma vez na 23a volta, com Piquet mantendo a liderança e abrindo vantagem para Etman e Baptista, líder da categoria Light e terceiro colocado geral. Duas voltas mais tarde, Arthur Fortunato assumiu a terceira colocação.
Piquet conquistou a vitória da divisão principal, enquanto Baptista garantiu a vitória da classe Light. “A entrada do safety car me ajudou muito. Acho que eu não conseguiria tirar toda a diferença sem a bandeira amarela”, disse Piquet.
Baptista analisou sua corrida. “Larguei em terceiro, mas fiquei olhando o piloto a minha frente para acelerar e, como ele demorou para sair, acabei caindo pra sexto. Vim recuperando posições e cheguei ao terceiro lugar, bem próximo do segundo, que era um carro da categoria principal. Faltando poucas voltas, fui brigar pelo segundo lugar, escapei e cai pra quarto. Como eu estava em primeiro na Light e o piloto que estava em quinto era da principal, só administrei para conquistar a vitória”, comentou o piloto.
Neste domingo, a partir das 10h20, acontece a corrida de encerramento da etapa de Tarumã, com transmissão do portal Terra. A pole position será de Leonardo de Souza, sexto colocado na corrida de hoje.
Veja o resultado final da primeira corrida da etapa de Tarumã:
1.Pedro Piquet – Cesário F3, 31min54s424
2.Bruno Etman – Hitech Racing, +5s555
3.Arthur Fortunato – RR Racing, +6s137
4.Vitor Baptista (Light) – Cesário F3, +6s987
5.Raphael Raucci – RR Racing, +7s555
6.Leonardo de Souza – Kemba Racing, +14s279
7.Matheus Leist (Light) – Hitech Racing, +22s978
8.Alexandre Doretto (Light) – PropCar, +29s781
Abandonos:
Lukas Moraes – PropCar – 18 voltas
Matheus Iorio (Light) – Hitech Racing – 14 voltas
Francisco Alfaya (Light) – Capital Motorsport – 6 voltas
Gabriel Kenji Sena (Light) – EMB Racing – 4 voltas
Vitor Miranda (Light) – RR Racing – 3 voltas
Arthur Oliveira – Hitech Racing – não largou
Maurício Aurichio (Light) – RR Racing – não largou