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Os novos Citroën C3 e Aircross com câmbio automático de 6 marchas; pensando no conforto do motorista.

Chegam às concessionárias da marca de todo o país os Citroën C3 e AIRCROSS equipados com o novo câmbio automático sequencial de 6 marchas. Trata-se da mais moderna opção de caixa automática do Grupo PSA para motores a gasolina, com ganhos significativos em termos de conforto, robustez, prazer ao dirigir e eficiência energética.

“Com a introdução do câmbio de 6 marchas, o cliente Citroën terá uma nova experiência de condução, totalmente voltada para o conforto e coerente com nossa promessa de marca, Feel Good”, destaca Paulo Solti, Vice-presidente do Grupo PSA América Latina e Diretor Geral da Citroën do Brasil. Desta forma, as trocas de marcha passam a ser mais suaves, proporcionando uma sensação mais agradável, tanto para o motorista quanto para os passageiros. O rodar mais macio se soma a evoluções no conforto acústico, perceptível pela ausência de vibrações e ruídos dentro do habitáculo.

Além disso, há uma melhora no desempenho dos dois modelos, fruto das novas calibragens do GMP (Grupo Moto Propulsor), da presença de novas leis de passagem e da oferta de três modos de condução específicos (Drive, Sport e ECO), desenvolvidos para torná-los mais distintos para o motorista.

O novo câmbio sequencial de 6 marchas também é sinônimo de eficiência energética, já que apresenta ganhos de consumo nos ciclos urbano e rodoviário.

A gama C3/AIRCROSS passa a oferecer em sua linha 2018 a oferta de uma nova cor, a Dark Carmin (marrom metálico) e inclui como equipamento de série em todas as versões (exceto ST@RT) a moderna Central Multimídia com tela Touch-screen de 7″, com Rádio AM/FM, MP3, Bluetooth e Mirror Screen.

Mas as novidades não param por aí: a marca passa a disponibilizar, também, uma nova versão de entrada de gama para o compacto Premium C3: Attraction Automática 6 Marchas. Com preço a partir de R$ 58.540, traz de série inúmeros conteúdos, como Direção elétrica, Ar-condicionado, Central multimídia, Computador de bordo, Faróis de neblina, Vidros e travas elétricas, Volante com regulagem de altura e profundidade, Pneus 195/60 R15 Fuel Saver, entre outros.

Já o Citroën AIRCROSS Live Automático Sequencial 6 Marchas, equipado com direção elétrica, ar-condicionado, DRL, rodas de alumínio 16”, Barras de teto e Central multimídia, tem preço a partir de R$ 67.990.

Inúmeras evoluções que tornarão o C3 e o AIRCROSS ainda mais competitivos em seus respectivos segmentos.

A nova caixa EAT6

Produzida pela líder mundial em caixas de câmbio, a empresa japonesa AISIN AW, a nova caixa automática sequencial de 6 marchas (EAT6) é a mesma já utilizada nos modelos C4 Lounge e Novo C4 Picasso.  Dotada de um sistema de controle hidráulico de alta precisão, ela permite passagens de marcha suaves, sem solavancos ou perda de potência.  Suas principais características técnicas são:

  • Apresentar um conversor de torque com inércia reduzida;
  • Possuir uma estrutura eletrônica compacta: o calculador motor é montado na própria caixa, integrando diretamente a função de seleção de marchas;
  • Contar com um sistema de arrefecimento mais eficaz e robusto para assegurar um perfeito funcionamento nas severas condições de rodagem e temperaturas da América Latina;
  • Permitir trocas sequenciais: além do mecanismo automático, a caixa integra a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades sequencial. O modo “manual” ou “sequencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para a esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é descendente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança é feita de maneira simples e rápida. O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

Desenvolvimento local

A fase de desenvolvimento contou com o trabalho de 250 profissionais e o uso de 132 veículos, que percorreram mais de 300.000 km em missões de rodagem realizadas na região Sudeste do país (Penedo, Ubatuba, Campos do Jordão…). Tudo isso foi feito para assegurar máxima qualidade da caixa em todas as circunstâncias de rodagem.

Todo o desenvolvimento seguiu as diretrizes do Citroën Advanced Comfort (CAC), programa que permite que a Citroën assegure a presença do elemento “Conforto” durante toda a fase de desenvolvimento de seus modelos.

      Desta forma, as equipes de engenharia buscaram a melhor síntese entre as definições de Produto, o Citroën Advanced Comfort e as expectativas dos clientes da marca. “Buscando o conforto, introduzimos novas calibrações de motor e câmbio, além de uma nova cartografia de acelerador. Tudo para oferecer um comportamento mais linear em todo o conjunto”, explica Pablo Averame, Vice-presidente de Marketing Produto, Mobilidade e Serviços Conectados do Grupo PSA América Latina.

      Com duas marchas a mais, sendo as duas primeiras mais curtas (para melhoria nas arrancadas), os dois modelos também passaram a apresentar um desempenho otimizado, principalmente no dia a dia dos grandes centros urbanos.

Veja como ficaram as novas relações de marcha da caixa EAT6:

4,044:1
2,371:1
1,556:1
1,159:1
0,852:1
0,672:1
3,193:1
Diferencial 4,316:1

      O novo escalonamento fez com que as trocas ocorram em regimes de rotação (rpm) mais baixos, diminuindo o ruído do motor dentro do habitáculo.  A presença da função RDT (Redução de Tração), também assegurou a diminuição das vibrações do veículo parado quando o câmbio está em posição Drive.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de personalização. Durante o desenvolvimento, também foram definidos três modos de condução específicos (Sport, Drive e ECO), de maneira a torná-los mais distintos para o motorista. Assim, o modo Drive proporciona o melhor compromisso entre desempenho e consumo. Se o motorista desejar um comportamento dinâmico mais intenso e esportivo, basta alterar as leis de passagem para o modo Sport. E, se a diminuição do consumo de combustível for prioridade, o modo ECO torna o veículo até 5% mais econômico em circuitos urbanos. “Desta forma, conseguimos propor leis de passagem específicas para as necessidade dos clientes”, afirma Pablo Averame.

Além da possibilidade de personalização, a nova caixa automática de 6 marchas trouxe uma maior eficiência energética para todo o conjunto. Em relação às versões equipadas com o câmbio anterior, a EAT6 proporcionou uma economia de combustível de até 7%. Isso só foi possível graças ao uso de uma sexta marcha mais longa, neste caso priorizando a redução do consumo e das rotações em velocidade de cruzeiro. Com isso, o AIRCROSS recebeu etiqueta A de consumo no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do INMETRO.

 

O motor 120 VTi Flex Start

Utilizado tanto nos C3 quanto nos AIRCROSS equipados com a nova caixa automática sequencial de 6 marchas, o motor 120 Vti Flex Start oferece excelente desempenho: 118 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 158 Nm a 4.750 rpm (números com etanol). Cerca de 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.

O motor 120 Vti Flex Start possui, ainda, os seguintes diferenciais técnicos:

  • Flex Start: a tecnologia Flex Start elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) situado no compartimento do motor. Não há necessidade de colocar gasolina para realizar a partida a frio: o Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico, que controla toda a operação de aquecimento do combustível. O carro passa a ter uma partida mais precisa e confiável, além de contar com mais conforto e eficiência nas acelerações. O Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas, quando abastecido com combustível contendo entre 85% e 100% de etanol;
  • VVT: comando de válvulas variável. Faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar/combustível variarem de acordo com a necessidade do motorista. Ela é identificada pelo cruzamento de informações de aceleração, comportamento do motor, elementos externos (pressão atmosférica, temperatura) e outros parâmetros. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo um bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo de combustível;
  • Bomba de óleo variável: ajusta, automaticamente, o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia, ficando mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%;
  • Conjunto de pistões e anéis “lowfriction”: os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças e torna mais eficiente seu funcionamento;
  • Conjunto de pistões e anéis “lowfriction”: os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças e torna mais eficiente seu funcionamento;
  • Cilindros com acabamento “lowfriction”: o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
  • Bielas forjadas e fraturadas: com alta resistência, têm peso reduzido, contribuindo para melhor desempenho do motor e redução do consumo;
  • Coletor de admissão e tampa do motor em plástico: a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso sem comprometer a resistência;
  • Tuchos hidráulicos: mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto, além de não precisar de manutenção;
  • Sistema “drive by wire”: emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo

 

Citroën C3: compacto, confortável, bem equipado

Elegante, confortável e bem equipado. O Citroën C3 é um dos modelos compactos mais atraentes do mercado brasileiro, devido ao nível de acabamento digno de modelos de segmentos superiores. Com grande competitividade comercial, o C3 beneficia-se de tecnologias de última geração para entregar, também, desempenho e consumo de combustível compatíveis com as expectativas mais exigentes.

O estilo moderno e dinâmico tornou o C3 um dos modelos mais bem sucedidos do mercado brasileiro, com mais de 350 mil unidades já comercializadas. Na dianteira, a sensação de robustez é estimulada pelos para-choques largos, associados a uma grade pronunciada, na qual se destaca o “chevron”, e ao capô de linhas fortes e vincadas. Abaixo dos faróis, as lanternas diurnas de LED transmitem personalidade e sofisticação próprias de segmentos superiores. O para-choque e os vincos acentuados se destacam, já que foram desenvolvidos para melhor refletir a luminosidade do país.

Visto de lado, o Citroën C3 exibe formas fluidas, que confirmam uma excelente penetração aerodinâmica. A traseira é marcada por lanternas em formato de bumerangue invertido, que dão uma sensação de maior largura ao carro, contribuindo para o aspecto geral de robustez.

            A opção do para-brisa Zenith torna o C3 um compacto único no mercado. Um desenvolvimento técnico apurado permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um inédito ângulo de visão de 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção inédita do meio ambiente, proporcionando uma experiência sensorial inédita. Uma proeza tecnológica, que oferece uma verdadeira visão em alta definição, sem limites.

No interior, o Citroën C3 transmite valores como refinamento, elegância, esportividade e qualidade. Os ocupantes desfrutam de porta-objetos e tomadas 12V e USB, que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade. O modelo também conta, em todas as suas versões, com a avançada Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, o que inclui diversas tecnologias de conectividade (ver tópico tecnologia e conectividade).

 

CITROËN AIRCROSS: aventure-se!

Design ousado, orgânico e puro por fora. Ambiente interno moderno e tecnológico. Muito conforto. Tudo isso vem seduzindo os compradores desde o lançamento do primeiro AIRCROSS, em 2010. Remodelado em 2015, ele segue oferecendo economia e desempenho coerentes com sua proposta, resultando em um veículo prazeroso de dirigir e de ocupar. E prova disso é o próprio resultado comercial conquistado pelo modelo em 2016, com 54% de crescimento de vendas em relação ao ano anterior.

Os atributos que definem o posicionamento do Citroën AIRCROSS no mercado brasileiro são liderados pelo Estilo, Conforto e Espaço Interno. O modelo possui uma identidade moderna que o torna facilmente reconhecível. O chevron tridimensional estende-se e integra-se aos novos faróis, criando uma leitura mais homogênea e linear da dianteira. Ele se integra a uma grade cromada, que percorre toda a extensão do para-choque lateral até se conectar aos faróis. As luzes indicadoras de posição (setas) ficam dentro da estrutura da grade. Os faróis são compactos, modernos e diferenciados. Associados ao DRL e aos LED’s, dão ao veículo uma assinatura luminosa marcante.

O conceito “squarcle”, entendido como a fusão gráfica entre o quadrado (“Square”) e o círculo (“Circle”), aparece em vários detalhes, como nas molduras das caixas de rodas, no bloco elíptico do farol, na grade da entrada de ar, na saída do farol suplementar, no estepe traseiro e nas saídas de ar do interior.

As barras de teto dão leveza ao visual do modelo, sem perda da percepção de robustez e valentia. A altura do carro é reforçada pela nova divisão de cores, com a zona inferior em preto. Na traseira, o DNA AIRCROSS é perceptível nos para-choques (com destaque para a luz de neblina e de ré, além de câmera de ré integrada). O conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra para todas as versões.

Interior moderno e inspirador

O interior do Citroën AIRCROSS segue a ousadia do estilo exterior. O painel de bordo tem central multimídia com tela sensível ao toque (touchscreen). O conceito de “Squarcle”, bastante utilizado pela equipe de design no exterior, foi transposto para a cabine, tornando o uso cotidiano do AIRCROSS ainda mais agradável.

Conforto e comodidade são rapidamente percebidos pelos ocupantes do Citroën AIRCROSS. Amplo espaço interno, visibilidade excepcional (proporcionada pelas dimensões generosas do para-brisa e pela posição dos bancos), modularidade exemplar (com rebatimento total dos bancos traseiros, permanecendo o assoalho plano) e existência de diversos porta-objetos (além de um porta-luvas espaçoso) tornam qualquer deslocamento, curto ou longo, extremamente prático e agradável.

O posto de direção do Citroën AIRCROSS oferece uma visibilidade periférica incomparável, graças ao inovador para-brisa panorâmico em três partes. Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas, também, um ganho significativo em segurança. Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta, que chega a um ângulo de abertura de até 26°.

Tecnologia e conectividade a bordo (C3 E AIRCROSS)

Tanto o compacto Pemium C3 quanto o SUV Compacto AIRCROSS podem ser equipados com a avançada Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, o que inclui diversas tecnologias de conectividade.

Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photoviewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O sistema oferece diversos recursos, tais como:

– MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);

– Duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia;

– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;

– USB 2.0 input com corrente de 1A;

– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;

– SmartApp Link MyCitroën*, permitindo o armazenamento de informações sobre o veículo no Smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.

– Ar-condicionado digital: a nova central sempre será associada ao ar-condicionado digital.

Mirrorscreen

O «mirroring», ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroën, esta funcionalidade chama-se «MirrorScreen». O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:

– Integração e modernidade: respeito ao estilo pela duplicação do smartphone sobre a tela de 7”;

– Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta;

– Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas;

– Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para o sistema Androide e CarPlay para Apple;

– Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

Reconhecimento vocal via Smartphone

Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Permite, por exemplo:

– Realizar chamadas;

– Escolher e reproduzir músicas;

– Ler e ditar mensagens de texto;

– Utilizar mapas para obtenção de itinerário;

– Ler notificações;

– Encontrar informações no calendário;

– Criar lembretes.

            Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de cabo USB.

Link MyCitroën

O Link MyCitroën é um aplicativo para Smartphone com branding Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações, (tais) como:

– Autonomia;

– Consumo da última semana;

– Odômetro;

– Dados do último trajeto;

– Localização do veículo e continuidade na navegação;

– Próxima revisão.

O Link MyCitroën funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações foi desenvolvida para as plataformas Android e Apple. Com o Link MyCitroën, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.

Mirror link

Para smartphones Android (via USB), trata-se de um novo protocolo de duplicação de tela, desenvolvido no âmbito do CarConnectivity Consortium. A lista dos smartphones e apps compatíveis pode ser encontrada no link https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/.

Car Play

Para smartphones Apple (via cabo USB clássico do iPhone), a partir do iPhone 5, 5C, 5S, 6, 6 Plus. Lista dos smartphones e apps compatíveis no link https://www.apple.com/ios/carplay/ .

Pós-venda: manutenção a R$ 1 Por Dia

Os Citroën C3 e AIRCROSS possuem 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa e conta, também, com o competitivo Plano de Revisão a R$ 1 Por Dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365,00.

Por meio da Revisão a R$ 1 Por Dia, além do preço competitivo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódico, os proprietários do modelo terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais. Um ambicioso plano de manutenção que posicionará a marca como uma das mais competitivas do mercado automobilístico brasileiro.

 Buscando total transparência, a Revisão a R$ 1 Por Dia terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

“A revisão a R$ 1 Por Dia não é uma promoção”, explica Dercyde Gomes, diretor de Pós-Venda da Citroën do Brasil. “Ela é uma ação perene, reflexo da evolução na qualidade de nossos produtos e processos produtivos. Além disso, em parceria com nossa rede de concessionárias, realizamos uma série de renegociações com fornecedores diretos e indiretos, tudo para assegurar mais vantagens para nossos clientes”, explica.

 

Principais diferenciais de Pós-venda oferecidos pela marca

– Qualidade – Somente em um concessionário Citroën o cliente tem acesso às Operações Padrão da marca, além de poder contar com Mão de Obra capacitada e formada pela fábrica, Peças de Reposição originais e Ferramental específico;

– Garantia – Toda a linha Citroën de veículos de passeio possui 3 anos de Garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa;

– Citroën Assistance – Serviços de emergência disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer localidade do Brasil;

– Chrono Service (Box de Serviços Rápidos) – Troca de pastilhas, correias, velas, escapamento, alinhamento, balanceamento e até instalação de acessórios, tudo em até duas horas;

– Carrosserie Express – Pintura e pequenos reparos com agilidade e baixo custo;

– Diagnóstico computadorizado – Sistema de avaliação e diagnóstico de forma automatizada e computadorizada;

– Plano de Revisão com Preços Fixos – Com intervalos regulares de 10.000 km e possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.

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