“O céu é o limite”: a Audi expõe conversíveis históricos na Techno Clássica.
- Mostra de carros clássicos acontece na Alemanha entre 15 e 19 de abril – 190 mil visitantes são esperados
- A Audi Tradition mostra tesouros da história da empresa
- Também serão expostos um “Renndienst”, veículo de apoio para corridas, e três motos históricas da NSU
A exibição da Audi Tradition na edição deste ano da Techno Classica, na cidade de Essen, Alemanha, é focada em modelos conversíveis. O maior evento do mundo reunindo carros clássicos é o cenário perfeito para a exibição de oito tesouros automotivos que fazem parte da história da Audi. A mostra ocorre entre os dias 15 e 16 de abril e o tema escolhido pela marca de Ingolstadt é “O céu é o limite”. A exposição dos carros é complementada por três motos de corrida da NSU e um “Renndienst”, veículo de apoio usado pela NSU nas corridas.
A inspiração para a escolha do tema da Audi este ano veio de um aniversário: o início da linha esportiva de roadsters da Auto Union aconteceu há 80 anos. Com a união, em 1932, da Audi, DKW, Horch e Wanderer para formar a Auto Union AG, a esportividade tornou-se um dos valores básicos da marca. Por isso, um conversível de dois lugares foi desenvolvido para cada uma das marcas associadas. Todos eles foram lançados em 1935. Três desses carros esportivos estão entre os destaques do estande da Audi.
O primeiro é o elegante Audi Front 225 Roadster, com capô alongado. Os planos para produzir o modelo em pequena escala não se concretizaram devido ao preço previsto, de 7.950 marcos alemães e apenas dois protótipos foram construídos. O modelo exibido é uma réplica exata, montada num chassi Audi da época com tração dianteira.
O DKW F 5 Roadster atendia aos anseios de muitos clientes daquele tempo por um pequeno carro esportivo de dois lugares, especialmente jovens motoristas com pretensões a pilotos de corrida. No total, 407 unidades deste carro saíram da área de produção. O DKW presente na Auto Classica data de 1937.
Com um ano de atraso, a Auto Union também apresentou um roadster com a marca Wanderer – o trabalho de desenvolvimento de seu motor de seis cilindros com compressor demorou mais do que o planejado originalmente. Um exemplar “vintage” do roadster, de 1937, poderá ser visto em Essen. A elegância intemporal do design do Wanderer W 25 K é tão marcante hoje como na época de seu lançamento.
Outro carro exposto, o Auto Union 1000 Sp Roadster, transporta os visitantes para o mundo dos automóveis da década de 1960. O design é indiscutivelmente inspirado pelo design automotivo norte-americano dos anos 50. A designação “Sp” refere-se a “special” (especial). Devido a ela, o público logo começou a chamar o carro de “Sputnik” (nome do primeiro satélite espacial, lançado pela União Soviética em 1957), por causa de sua aparência futurista.
Ao seu lado está o NSU Wankel Spider – o primeiro carro a utilizar um motor rotativo de série. Ele foi apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt em 1963. Em 1967 e 1968, o piloto Siegfried Spieß venceu o Campeonato Alemão de Subida de Montanha em todas as categorias com um NSU Wankel Spider.
A Audi Tradition mostra também outro exemplar único na Techno Classica 2015: o Audi LS Cabriolet. O conversível de quatro lugares foi apresentado pela Wilhelm Karmann GmbH, fabricante de automóveis baseada em Osnabrück, no Salão de Frankfurt de 1969. Ele usava como base o sedã Audi 100 com duas portas. Uma particularidade especial era a operação eletro hidráulica do teto, inteiramente retrátil.
Em 1989, o conceito de um outro Audi conversível causou sensação. Ele terminou sendo produzido em alta escala: 71.510 unidades da primeira geração do Audi Cabriolet saíram da linha de montagem entre 1991 e 2000. Com uma extravagante combinação de cores – pintura externa em preto vulcão perolizado e interior em couro vermelho – o modelo exibido em Essen foi uma grande atração no Salão de Frankfurt de 1999.
O Audi TT Roadster também chegou às concessionárias em 1999. O carro conceito TTS é baseado no mostrado previamente pela Audi em novembro de 1995 no Tokyo Motor Show. Desde então, o TT é considerado um ícone do design. A Audi fabricou 90.733 unidades da versão conversível durante sete anos de produção, de 1999 a 2005. Um TT Roadster 1999 pode ser visto na mostra em Essen.
Três motocicletas NSU, com grande sucesso nas pistas, também poderão ser vistas na Auto Classica: a NSU 500 SSR, a NSU Rennfox e a NSU Sportmax. O piloto inglês Tom Bullus venceu o Grande Prêmio de Motociclismo da Alemanha de 1930 com a NSU 500 SSR. A “Bullus”, como os aficionados passaram a chamar a NSU 500 SSR de corrida a partir de então, podia ser comprada na época em versões de competição ou estradeira esportiva. Cerca de 250 unidades da NSU Rennfox foram fabricadas em 1950 e 1951. Das 30 primeiras motocicletas produzidas, 20 foram presenteadas ao ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club), o maior clube alemão de automobilismo, como forma de apoio para jovens pilotos de competição.
A NSU Sportmax exposta, feita em 1955, foi utilizada pelo legendário piloto alemão H. P. Müller. Ele foi o primeiro piloto privado do mundo a vencer o título mundial da categoria 250 cm³ com a Sportmax. Oito campeonatos alemães foram vencidos pela NSU Sportmax entre 1956 e 1963. Uma réplica fiel do veículo de serviço NSU “Renndienst” da Volkswagen, usado nas corridas, complementa o conjunto das motos históricas da NSU.
O departamento histórico da AUDI AG está mostrando seus tesouros numa área aproximada de 700 metros quadrados, no Pavilhão 7. Fãs e colecionadores de miniaturas poderão também adquirir no local o modelo lançado este ano pela Audi Tradition: um Audi 90 quattro IMSA GTO, com tiragem limitada a 333 unidades, na escala 1:43. Membros do Audi Club International (ACI) exporão outros carros clássicos históricos da marca no Pavilhão 7.1.
Os organizadores do evento esperam receber este ano 190 mil fãs de carros clássicos.