Categ. InternacionaisFórmula 1Notícias

Novos investidores na Fórmula 1?

Bernie Ecclestone veio a público afirmar que a Fórmula 1 pode ser vendida ainda antes do final de 2015, mas as coisas não são exatamente assim. O veterano britânico explicou que existem vários interessados em adquirir a maioria do capital da modalidade, mas a verdade é que o propalado interesse de Stephen Ross – proprietário da equipa da NFL, Miami Dolphins, que recentemente terá demonstrado interesse em adquirir a percentagem (35%) da CVC Capital Partners – arrefeceu e por isso é natural que surjam alegados interesses doutros quadrantes, no caso, russos e cataris.

Quando alguém mostra interesse num negócio, enceta conversações com outras pessoas e depois recua, é importante para essas pessoas fazerem crer que há outros interessados, pois isso vai fazer ‘mexer’ o seu interlocutor. Se este mantiver o interesse, mas estiver somente a fazer ‘bluff’ para fazer baixar o valor do que quer adquirir, tem que dar sinal disso rapidamente, pois se houver mesmo interessados, pode perder o negócio. E é isso que estará a acontecer. Uma tática habitual em Ecclestone, que não é nova no mundo dos negócios.

A verdade é que a CVC Capital Partners já não tem de vender, porque pagou aos investidores no prazo de dez anos e agora quer vender o melhor possível, mas sem a pressão da obrigatoriedade. De qualquer forma, Donald Mckenzie (ndr – O fundo de investimento liderado por Donald McKenzie detém 35,5 por cento do capital da Delta Topco, a empresa que detém aqueles direitos, enquanto Bernie Ecclestone tem uma quota de cinco por cento. Juntos, McKenzie e Ecclestone representam mais de 40 por cento do capital da Delta Topco, o que lhes dá o controlo da empresa.) quer continuar, enquanto todos os outros sócios podem estar a preparar-se para vender a parte deles. Portanto, trata-se tudo de conseguir mais dinheiro, sem que o negócio se tenha mesmo que fazer.

Além disso, ao ‘ameaçar’ com a venda a novos e desconhecidos investidores – que poderão ser piores do que a CVC – também pressiona a Mercedes e a Ferrari para encontrarem uma maneira de ajudar a Red Bull, porque sem duas equipas (Red Bull e Toro Rosso) o campeonato perde valor.

Será????????

Todos nós sabemos o que o Tio Bernie mais gosta, e o que ele não gosta é perder…..portanto…..cenas dos próximos capitulos.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *