Categ. InternacionaisFórmula 1Notícias

Novo sistema classificatório na Fórmula 1.

As equipes de Fórmula 1 acordaram na introdução de um novo sistema de classificação – que ainda não está oficialmente chancelado –  mas que poderá dar nova animação ao treino classificatório, obrigando os pilotos a estarem constantemente em luta por uma posição.

 

A ideia passa por ter um Q1 com 16 minutos, depois de sete minutos o piloto mais lento é eliminado. Depois, é eliminado um piloto a cada 1m30s, até à bandeirada de xadrez dessa fase da sessão. Portanto, sete pilotos são eliminados na Q1, transitando 15 para o Q2.

 

Na Q2, que terá 15 minutos de duração, depois de seis minutos o mais lento é eliminado, e a exemplo da Q1 a cada 1m30s é novamente eliminado o piloto mais lento. Sete pilotos são eliminados e oito continuam para a Q3, a fase ‘final’.

 

O Q3, sessão que decide a pole-position tem 14 minutos e depois de cinco minutos o piloto mais lento é eliminado. Como nas fases anteriores da qualificação, vão sendo eliminados pilotos, o mais lento, logicamente, a cada 1m30s e ficam dois para o 1m30s final, que decidem entre eles a pole-position.

Isto vai fazer com que a sessão não tenha tantas fases mortas, pois em cada momentos há sempre alguém a disputar algo em pista, e vão sempre ficando pelo caminho pilotos, enquanto outros continuam na luta pelas melhores posições.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *