NOVO CITROËN AIRCROSS: aventure-se!
Desenvolvido e produzido no país no Polo Industrial Brasil da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), Novo Citroën AIRCROSS amplia o espírito aventureiro que o transformou em sucesso de vendas;
Modelo traz novo design, mais moderno e tecnológico, com assinatura luminosa em LED, fruto da nova imagem de marca Citroën;
Novo Citroën AIRCROSS recebe novas tecnologias, como Central multimídia com tela touch screen de 7” e tecnologia de espelhamento, Câmera de ré, Faróis bifunção, indicador de mudança de marchas, Paddle shifts, entre outros;
Visando o aumento do conforto e da economia, modelo apresenta inúmeras evoluções mecânicas, como direção elétrica, nova definição do conjunto de suspensões (nova barra estabilizadora traseira e novas leis de amortecimento), alongamento das relações de marchas, Função EcoDrive, novos pneus Fuel Saver etc.;
Citroën está de olho no Pós-Venda: três anos de garantia total e um plano altamente competitivo de Revisões com Preços Fixos;
Com amplo pacote de equipamentos de série, modelo tem preço a partir de R$ 49.990,00. Modelo tem sua gama ampliada e ganha duas novas versões – sendo as duas iniciais sem estepe aparente – todas mantendo o espírito SUV, um dos marcos do AIRCROSS.
Chega às concessionárias da marca o Novo Citroën AIRCROSS, modelo com vocação aventureira, repleto de novas tecnologias e que se destaca por apresentar estilo audacioso e sedutor. Inovador em sua essência, com novo design, novas tecnologias, mais conforto e economia, o Novo Citroën AIRCROSS alia elegância, versatilidade e praticidade em qualquer caminho.
Inovador em sua essência, o Novo Citroën AIRCROSS apresenta:
– Design mais ousado, orgânico e puro, fruto da nova imagem de marca Citroën. Um estilo mais dinâmico e moderno, porém que dá continuidade à forte identidade AIRCROSS. No exterior, destacam-se a nova grade dianteira, com inédito grupo ótico elíptico bifunção, os novos para-choques, as rodas e as barras de teto. Já no interior, um novo ambiente, mais moderno e tecnológico, com um novo painel de instrumentos, assim como tecidos e forrações, que ganham linhas e padrões modernos.
– Novas tecnologias: central multimídia com tela touch screen de 7 polegadas, câmera de ré, indicador de mudança de marchas.
– Mais conforto: direção elétrica, nova definição do conjunto de suspensões (nova barra estabilizadora traseira, novas leis de amortecimento – uma atenção especial foi dada para aliar conforto com uma condução tipicamente SUV), presença de paddle shifts (versão automática) etc.
– Mais economia: motor 120 Vti Flex Start NEO, etiqueta A de consumo, pneus “verdes”, alongamento das relações de marchas, presença de botão Eco Drive (versão automática), diminuição do peso (45 Kg, em média).
– Uma verdadeira vocação SUV: posição de dirigir e vão livre em relação ao solo elevados, visibilidade de referência, novo ângulo de ataque, pneus de uso misto, entre outros atributos.
Um novo carro, mas que mantém sua personalidade forte e protetora, baseada nos códigos do universo SUV.
“O Novo Citroën AIRCROSS representa com exatidão a nossa Créative Technologie, caracterizada pela oferta de modelos inovadores, tecnológicos e confortáveis. Ele vai propor a nossos clientes uma nova experiência a bordo, uma verdadeira experiência Feel Good”, destaca Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.
Uma gama ampliada para a conquista de um novo consumidor
Os atributos que definem o posicionamento do Novo Citroën AIRCROSS no mercado brasileiro são liderados pelo Estilo, Conforto e Espaço Interno. “O Novo Citroën AIRCROSS chega para consolidar ainda mais a história de sucesso do seu antecessor como referência no segmento aventureiro (B2 TT-ALL)”, diz Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil. Prova disso é o Índice de Fidelização do modelo, acima de 40% – o AIRCROSS atual, lançado em 2010, superou o patamar de 50 mil unidades vendidas, pavimentando o caminho para a chegada do seu sucessor. “Com a ampliação da gama e a criação de novas versões, queremos também ser uma opção para os clientes que buscam um SUV compacto, mas não abrem mão de um preço competitivo”, explica o executivo.
Estilo renovado
Desenvolvido pelo Centro de Estilo da PSA Peugeot Citroën, o novo visual do AIRCROSS torna o modelo facilmente reconhecível. Ele ganhou uma identidade moderna, mas claramente identificada com a proposta consagrada do modelo desde seu lançamento. Sua vocação SUV, com posição de condução elevada e boa altura geral em relação ao solo, permanece inalterada. O estilo, entretanto, ganha modernidade e dinamismo, permanecendo elegante e robusto.
“Nosso desafio foi dar continuidade à identidade AIRCROSS”, resume Daniel Nozaki, gerente de design e criação para a América Latina. “O trabalho do Departamento de Estilo partiu do princípio de que tínhamos um veículo com estilo icônico, com design marcante. Isso foi respeitado e conseguimos dar ao AIRCROSS um desenho novo, moderno, mas perfeitamente legível como evolução do sucesso anterior.”
O novo chevron, agora tridimensional e em linha com os novos produtos Citroën, estende-se e integra-se aos novos faróis, criando uma leitura mais homogênea e linear da dianteira. Ele se integra a uma grade cromada, que percorre toda a extensão do para-choque lateral até se conectar aos faróis. O Novo Citroën AIRCROSS é o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil com integração entre grade e farol. As luzes indicadoras de posição (setas) ficam dentro da estrutura da grade. “Isso demonstra a ousadia do projeto”, destaca Nozaki.
Os novos faróis são compactos, modernos e diferenciados. Associados ao DRL e aos LED’s, dão ao veículo uma assinatura luminosa marcante. O novo para-choque mantém a robustez, seja pelo maior ângulo de ataque, seja pelo formato das peças que compõem sua parte inferior. A nova assinatura luminosa (DRL), aliás, possui funções diurna e noturna. Graças à sua moderna tecnologia, o grupo ótico elíptico bifunção, além de trazer um design mais tecnológico, apresenta ganhos reais de alcance, facho e profundidade de iluminação.
Ao redesenhar o Novo Citroën AIRCROSS, os designers da Citroën se inspiraram na nova identidade mundial da marca, procurando incorporar elementos mais puros e orgânicos. Isso resultou em volumes mais suaves e agradáveis. O conceito “squarcle”, entendido como a fusão gráfica entre o quadrado (“Square”) e o círculo (“Circle”), também aparece em detalhes, como nas molduras das caixas de rodas, no bloco elíptico do farol, na grade da entrada de ar, na saída do farol suplementar, no estepe traseiro e nas saídas de ar do interior. As cores e materiais escolhidos para o acabamento visam reforçar essa impressão, tanto no exterior quanto no interior.
A nova frente contribuiu para um perfil mais alongado, devido ao para-choque proeminente. As novas molduras de caixas de rodas, as novas rodas 16” modelo Tuco e o novo grafismo lateral das portas (que estreia a nova tipologia Citroën) contribuem para modernizar as linhas do AIRCROSS. Ao mesmo tempo, novas barras de teto, dão mais leveza ao visual do modelo, sem perda da percepção de robustez e valentia. A altura do carro é reforçada pela nova divisão de cores, com a zona inferior em preto.
Na traseira, o DNA AIRCROSS foi acentuado por meio de novos para-choques, com destaque para a luz de neblina e de ré, além de câmera de ré integrada. O estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e ganhou um novo acabamento, que passa a ser equipamento de série para todas as versões. No caso das versões Start e Live, o estepe posiciona-se dentro do carro, na parte inferior do porta-malas. Já o conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra, para todas as versões.
A gama de cores externas foi elaborada de acordo a atender às exigências do mercado latino-americano. Além disso, a cor cinza escuro foi aplicada em diversos elementos externos (molduras das luzes de neblina, adesivo lateral, capa dos retrovisores, maçanetas, moldura da placa traseira e barras de teto). Essa cor faz conexão visual com a das rodas, acentuando a esportividade do estilo SUV e, ao mesmo tempo, acrescenta requinte e reforça a impressão de robustez do veículo. Os adesivos laterais contribuem para tal percepção: eles trabalham com fundo preto e utilizam uma fonte (tipo de letra) inédita e moderna. As letras “AIR”, vazadas, permitem a visualização da cor da carroceria.
Interior moderno e inspirador
O interior do Novo Citroën AIRCROSS segue a ousadia do estilo exterior. Um novo painel de bordo, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen), combinam-se com os novos bancos, elementos decorativos e materiais. Destaque para o novo bandeau horizontal, que transmite sensação de amplitude lateral ao habitáculo. Tudo isso proporciona ambiente mais requintado, amplo e com percepção de qualidade elevada.
Todas as novas opções de acabamento interno seguem a lógica desenvolvida para a renovação externa do veículo. O conceito de “Squarcle”, bastante utilizado pela equipe de design no exterior, foi transposto para a cabine. O objetivo foi tornar o uso cotidiano do AIRCROSS ainda mais agradável – e isso foi conseguido, por exemplo, por meio do uso de cores mais claras, eventualmente combinadas com a cor externa da carroceria.
Entre as opções de harmonias internas estão os acabamentos Amalt e Ipanema. “Este último inspirado no desenho das calçadas da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Um verdadeiro toque de brasilidade no carro”, explica Fabien Darche, responsável de Cores e Materiais do Centro de Estilo. Conforto e comodidade são rapidamente percebidos pelos ocupantes do Novo Citroën AIRCROSS. Amplo espaço interno, visibilidade excepcional (proporcionada pelas dimensões generosas do para-brisa e pela posição dos bancos), modularidade exemplar (com rebatimento total dos bancos traseiros, permanecendo o assoalho plano) e existência de diversos porta-objetos (além de um porta-luvas espaçoso) tornam qualquer deslocamento, curto ou longo, extremamente prático e agradável.
Para-brisa panorâmico
O posto de direção do Novo Citroën AIRCROSS oferece uma visibilidade periférica incomparável, graças ao inovador para-brisa panorâmico em três partes. Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas também um ganho significativo em segurança. Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta, que chega a um ângulo de abertura de até 26°.
Tecnologias a serviço do bem-estar a bordo
Por meio da nova tela central tátil de 7 polegadas, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pelo Novo Citroën AIRCROSS: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.
O painel do modelo oferece os seguintes recursos:
– MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay).
– Duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia;
– Jukebox com 16 GB de memória para armazenagem de música;
– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;
– USB 2.0 input com corrente de 1A;
– Câmera de ré;
– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;
– SmartApp Link MyCitroën*, permitindo armazenamento de informações sobre o veículo no Smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.;
– Sistema de Navegação: possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como milhares de cidades mapeadas e pontos de interesse (POI), o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece comando no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário;
O navegador GPS do Novo Citroën AIRCROSS sai de fábrica com mapeamento válido para inúmeros países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa. Inclui ainda a exibição de limites de velocidade em vias rápidas
Novas Tecnologias – para entender mais:
Mirror screen
O «mirroring», ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroën, esta funcionalidade chama-se «MirrorScreen». O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:
– Integração e modernidade: respeito do estilo e a ergonomia por duplicação do smartphone sobre a tela de 7”.
– Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta.
– Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas.
Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Samsung, Nokia, Sony e outras marcas; e CarPlay para o iPhone 5 ou superior.
Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.
Câmera de ré
Quando o motorista engata marcha à ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem, permitindo visualizar o que está atrás do veículo.
Além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro emite um alarme sonoro que ajuda a identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.
Reconhecimento vocal via Smartphone
Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Permite por exemplo:
– realizar chamadas;
– escolher e reproduzir uma música;
– ler e ditar mensagens de texto;
– utilizar mapas para obter um itinerário;
– ler notificações;
– encontrar informações no calendário;
– criar lembretes.
Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo em Bluetooth.
Mirror link
Para os smartphones Android (via USB ou WiFi*), trata-se de um novo protocolo de duplicação de tela, desenvolvido no âmbito do Car Connectivity Consortium. A lista dos smartphones e apps compatíveis pode ser encontrada no link https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/.
Car Play
Para os smartphones Apple (via cabo USB clássico do iPhone), a partir do iPhone 5, 5C, 5S, 6, 6 Plus. Lista dos smartphones e apps compatíveis no link https://www.apple.com/ios/carplay/ .
Link MyCitroën
O Link MyCitroën é um aplicativo para Smartphone com branding Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações como:
– Autonomia;
– Consumo da última semana;
– Odômetro;
– Dados do último trajeto;
– Localizar veículo e continuar navegação;
– Próxima revisão.
O Link MyCitroën Funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações é realizada pelo SMEG+iV2 e foi desenvolvido para as plataformas Android e Apple. Com o Link MyCitroën, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.
Desempenho dinâmico
O Novo Citroën AIRCROSS pode ser equipado com duas opções de motorização, 100% adequadas às necessidades dos consumidores. São elas: a 1.5i Flex, que privilegia o baixo consumo e a eficiência de utilização – mas sem abrir mão do prazer ao dirigir -, e a top 120 VTi Flex Start, referência de tecnologia, desempenho e dirigibilidade.
O motor 1.5i Flex
Confiável e econômico, o motor 1.5i Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. Trata-se de um projeto moderno, voltado para o ganho de eficiência – como melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas.
Este motor desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.
Suas principais características técnicas são:
Válvula Termostática Pilotada – melhora a eficiência térmica na troca da água e, com isso, possibilita uma redução de até 1,5% no consumo de combustível e também contribui para a redução das emissões.
Coletor de Admissão de última geração – com design moderno, teve o comprimento elaborado para reduzir a perda de carga, visando aumentar a entrada de ar no motor.
Velas “V” Groove – tecnologia que melhora a partida do motor, otimizando o consumo.
Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para o melhor desempenho do motor e a redução do consumo.
Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento.
Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças.
Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.
O motor 120 VTi Flex Start
Já o novo motor 120 Vti Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.
Na nova configuração NEO, utiliza óleo de baixa viscosidade e novos retentores para diminuir tanto consumo quanto emissões.
O motor 120 Vti Flex Start possui ainda os seguintes diferenciais técnicos:
– Flex Start: A tecnologia Flex Start elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) situado no compartimento do motor. Não há necessidade de colocar gasolina para realizar a partida a frio: o Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível. O carro passa a ter uma partida mais precisa e confiável, além de contar com mais conforto e eficiência nas acelerações. O Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas quando abastecido com combustível contendo entre 85% e 100% de etanol.
– VVT: comando de válvulas variável. Faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar/combustível variarem de acordo com a necessidade do motorista. Ela é identificada pelo cruzamento de informações de aceleração, comportamento do motor, elementos externos (pressão atmosférica, temperatura) e outros parâmetros. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo um bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo de combustível.
– Bomba de óleo variável: ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%.
– Conjunto de pistões e anéis “low friction”: os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças e torna mais eficiente seu funcionamento.
– Cilindros com acabamento “low friction”: o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças.
– Bielas forjadas e fraturadas: com alta resistência, têm peso reduzido, contribuindo para o melhor desempenho do motor e a redução do consumo.
– Coletor de admissão e tampa do motor em plástico: a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso sem comprometer a resistência. Como resultado, contribui para melhorar o funcionamento do motor.
– Tuchos hidráulicos: mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto, além de não precisar de manutenção.
– Sistema drive by wire: emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.
Inovações e evoluções mecânicas
Dirigir o Novo Citroën AIRCROSS ficou ainda mais agradável. A posição de dirigir elevada, característica extremamente apreciada pelos proprietários do modelo, foi mantida e valorizada com a aplicação da direção assistida eletricamente e um novo conjunto de suspensões, que proporciona sensação de robustez e conforto em diferentes tipos de piso.
A modelo recebeu um sistema de direção com assistência 100% elétrica, que permite grande conforto na condução do dia a dia. De última geração e com grande capacidade de processamento, a nova caixa de direção traz a função Parking, que amplia a diminuição de esforço em manobras de estacionamento.
“O conforto está no nosso DNA, por isso evoluímos o sistema de direção para assegurar uma condução leve em baixas velocidades e a diminuição gradativa da assistência em altas velocidades. Um compromisso entre conforto e segurança”, explica Renato Sollitto, chefe de Produto da marca.
O conjunto de suspensões também evoluiu: uma atenção especial foi dada para aliar conforto com uma condução tipicamente SUV. O modelo traz uma nova definição do conjunto de suspensões, como uma nova barra estabilizadora traseira e novas leis de amortecimento.
A configuração dianteira mantém sua configuração: do tipo MacPherson, independente e com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira, travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
Esta última, associada a novas leis de amortecimento em todo o conjunto, ampliaram a capacidade do modelo de absorver as irregularidades do solo, melhorando a rodagem em condições ruins. Como resultado, o novo Citroën AIRCROSS ficou ainda mais confortável, beneficiando também o prazer ao dirigir.
“O conjunto de suspensões do Novo Citroën AIRCROSS apresenta um ótimo compromisso entre conforto vertical e comportamento dinâmico. O modelo absorve e filtra de forma competente as irregularidades do solo, oferecendo também grande segurança ativa”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente.
O novo AIRCROSS utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela Pirelli (Scorpion ATR). Embora tenham a mesma especificação dos anteriores (205/60 R16), trazem grande evolução técnica: apresentam um coeficiente de atrito menor – que emite menos CO2 e diminui o consumo do veículo – e ganhos reais de conforto, por meio da melhor filtragem e absorção das irregularidades do piso. Já as versões Start e Live, utilizam pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16.
Câmbios adaptados às necessidades do dia a dia
O novo Citroën AIRCROSS oferece duas possibilidades de caixa de câmbio:
– Manual de 5 marchas, em conjunto com os motores 1.5i e 120 VTi Flex Start.
– Automática sequencial, com troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts” – esta somente nas unidades com motor 120 VTi Flex Start.
A caixa de câmbio manual (MA), de cinco velocidades à frente, foi perfeitamente adaptada aos valores de potência e torque dos motores, oferecendo uma condução dinâmica e precisa no dia a dia das grandes cidades.
Visando maior economia de combustível, a caixa de câmbio manual associada à motorização 120 VTi Flex Start foi alongada em 5% no diferencial. Tudo para garantir menor consumo na cidade como na estrada. Abaixo, o novo escalonamento:
Escalonamento de marchas – Versão com motor 120 VTi Flex Start Manual
1ª | 3,636:1 |
2ª | 1,950:1 |
3ª | 1,281:1 |
4ª | 0,975:1 |
5ª | 0,767:1 |
Marcha ré | 3,583:1 |
Relação do diferencial | 4,692:1 |
Já a caixa de câmbio automática sequencial, sempre associada à motorização120 VTi Flex Start, oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de Paddles Shifts. Este modo “manual” ou “sequencial” permite ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades pela pressão nos Paddles Shifts, ou na própria alavanca de câmbio: para frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.
Buscando também maior economia de combustível, a caixa automática sequencial teve um alongamento de 5% em todas as leis de passagem.
Além disso, houve a inclusão de uma nova função “EcoDrive”: ela muda a lei de passagem, alterando a relação de marchas para favorecer o consumo em até 5% no ciclo urbano. Um pictograma “Eco” aparece no painel de instrumentos sempre que o botão do sistema for acionado na base da alavanca de câmbio. Basta um toque e o câmbio volta a funcionar em modo normal.
Escalonamento de marchas – Versão com motor 120 VTi Flex Start Automática
1ª | 2,727 |
2ª | 1,500 |
3ª | 1,000 |
4ª | 0,711 |
Marcha ré | 2,455 |
Relação do diferencial | 3,476 |
Indicador de mudança de marchas
Disponível nas versões com motor VTi 120 Flex Start e câmbio manual, essa função é um auxílio visual com o objetivo de indicar ao condutor o melhor momento para a mudança de marcha, visando a condição mais econômica quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos indica o melhor momento do condutor mudar para a marcha superior ou inferior.
Uma gama completa
No lançamento do Novo Citroën AIRCROSS, a Citroën amplia sua gama de versões, que passam a se chamar Start (nova), Live (nova), Feel e Shine – já trazendo as novas nomenclaturas mundiais da marca. Abaixo os principais conteúdos de cada versão:
Novo Citroën AIRCROSS Start – Disponível com motor 1.5i e câmbio manual. Sem estepe aparente na traseira. Possui de série os seguintes equipamentos:
Direção elétrica
Ar condicionado
Freios com ABS (Anti-lock Breaking System) + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem)
Rodas em aço com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16
Suspensão elevada
Novo farol com bloco elíptico bipartido
Volante com regulagem de altura e profundidade
Controle elétrico dos retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros
Banco dianteiro do motorista com regulagem manual de altura;
Banco traseiro com encosto bipartido
Antena no teto
Computador de bordo
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Abertura e travamento remoto das portas (PLIP)
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Apoios de cabeça traseiros (2)
Protetor de cárter
Opcional: rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar.
Novo Citroën AIRCROSS Live – Com motor 1.5i e câmbio manual ou, opcionalmente, motor 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Sem estepe aparente na traseira. Todos os equipamentos da versão Start mais:
Barras de teto longitudinais
Rodas de liga leve com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16
Paddle-Shift e Eco Drive (somente com câmbio automático)
DRL (luzes diurnas de LED)
Rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar
Opcional: Central multimídia com tela touch screen.
Novo Citroën AIRCROSS Feel – Com motor 120 Vti Flex Start e câmbio manual ou automático.
Equipamentos de série da versão Live acrescidos de:
Estepe 16” de aço com capa de proteção estilizada
Rodas de liga leve com pneus de uso misto Fuel Saver na medida 205/60 R16
Faróis de neblina
Sistema de alarme ultrassom
Rádio RD6
Comando para rádio
GSI (somente câmbio manual)
Opcionais: central multimídia com tela touch screen e detector de obstáculo traseiro.
Citroën AIRCROSS Shine – Somente com motor 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Todos os equipamentos das versões anteriores, mais:
Ar condicionado automático
Volante revestido em couro
Detector de obstáculo traseiro
Bancos em tecido/couro
Câmera de ré
Piloto automático
Faróis com acionamento foto-sensitivo
Limpador de para-brisa com sensor de chuva
Apoios de cabeça traseiros (3).
Opcional: navegação por GPS.
Um modelo que preserva o meio ambiente
O Novo Citroën AIRCROSS é um modelo “verde”, cujo projeto e construção contemplam a preservação e o respeito ao meio ambiente. Ele tem 27 kg de materiais “verdes” embarcados por meio de soluções de engenharia existentes e já disponíveis. Isso permite a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto.
São utilizados os seguintes materiais reciclados:
– TNT aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante): em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas;
– TNT não aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante): em partes de peças como o reforço do acabamento externo do teto;
– Fibras naturais: material de origem vegetal e “fonte renovável”. Em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas. Ex.: curauá, juta, sisal;
– Feltros: algodão e retalhos de indústria de vestuário. Utilizados como isolante acústico e base dos tapetes;
– Fibra Preta: PET reciclado na cor preta. Utilizados como acabamento dos carpetes;
– Fibra de Hayon: PET reciclado. Utilizados como reforço dos tapetes;
– Madeira: como reforço do tapete do porta-malas;
– Couro: acabamento dos bancos, revestimentos das portas, revestimento do volante;
– Woodstock (pó de madeira e resina de PP). Utilizado nos medalhões das portas;
– Polipropileno reciclado: utilizado nos para-barros.
O Novo Citroën AIRCROSS se posiciona de maneira eficiente quanto ao consumo de combustível: todas as versões receberam valores A (motor 1.5i Flex e VTi 120 Flex Start BVM) ou B (VTi 120 Flex Start BVA) no programa de etiquetagem do INMETRO.
Desenvolvimento
Iniciado nos primeiros meses de 2013, o projeto de desenvolvimento do novo AIRCROSS no Mercosul exigiu um investimento de R$ 150 milhões. Cerca de 200.000 km foram percorridos em testes, feitos com aproximadamente 150 veículos nas diferentes fases de desenvolvimento e validação, em diversas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O Novo Citroën AIRCROSS é resultado do trabalho de aproximadamente 200 profissionais, incluindo engenheiros da PSA Peugeot Citroën da França que participaram do projeto. As missões Atacama, Jalapão e Uyuni tiveram como foco desenvolver e checar a rodagem (nível e emissões de ruídos, consumo, robustez do veículo), calibração de direção, calibração de climatização, sistema de iluminação, telemática (sistema multimídia e navegação), desenvolvimento de suspensão, estanqueidade (passagem na água), calibração de caixa de câmbio e motores.
“O Novo Citroën AIRCROSS traz todo o know-how e experiência das equipes de Engenharia da PSA Peugeot Citroën do Brasil, Argentina e França. Um modelo desenvolvido para superar as expectativas dos clientes de toda a América Latina”, destaca Gilberto Souza, chefe do Projeto Ai58R (código interno do carro).
Na parte de Estilo, o projeto foi iniciado no final de 2012 e o trabalho foi feito em conjunto com a França, para alinhar a nova identidade da marca. Entre profissionais diretos e indiretos, o design do modelo foi resultado do trabalho direto de mais de 20 pessoas.
Pós-venda: a qualidade Citroën mais uma vez presente
O Novo Citroën AIRCROSS possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do Novo Citroën AIRCROSS terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.
“Oferecemos um pacote bastante atraente aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.
Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.