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Nissan March Rio 2016™ chega com estilo único e edição limitada e numerada de 1.000 unidades.

Faltando pouco mais de quatro meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Nissan lança uma série especial com edição limitada de 1.000 unidades do compacto March, produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ), alusiva ao seu patrocínio do maior evento esportivo do mundo. O Nissan March Rio 2016™ chega às concessionárias da marca de todo o Brasil este mês, com itens diferenciados que ressaltam a sua esportividade e exclusividade. Disponível com motor 1.6 16V, de 111 cavalos de potência, o modelo tem preço sugerido de R$ 53.990.

O Nissan March Rio 2016 tem como base a versão topo de linha SL, opção já equipada com Pack “Multi”, que traz de fábrica o novo sistema multimídia Nissan Multi-App. O modelo foi desenvolvido a partir do ensaio de estilo da Nissan mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014, batizado de “March Rio 2016 Edition™”. Para deixá-lo ainda mais especial, há uma marcação na grade dianteira com a numeração de cada unidade, que vai de 0001 a 1000. Item que oferece diferenciação e exclusividade, tornando cada carro único.

“O Nissan March Rio 2016™ tem vários itens na cor ‘hot Orange’, tonalidade que representa a diversão, o calor, a energia e o atrevimento que veremos nos atletas durante os Jogos. Assim, também trazemos cores mais vibrantes para o mercado nacional, que tem um mar de tons preto e prata nos carros que circulam nas ruas brasileiras”, afirma Robert Bauer, designer-chefe do Nissan Design America Rio (NDA-R) – o estúdio-satélite de design da empresa no Rio de Janeiro –, responsável pela criação do visual diferenciado da edição limitada do Nissan March. “Inspirado na força, agilidade e velocidade dos atletas, a novidade traz espóilers frontal e traseiro e saias laterais para destacar a atitude, postura e uma nova imagem global mais ousada da Nissan”, completa.

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EXCLUSIVIDADE E ESPORTIVIDADE

O Nissan March Rio 2016™ destaca-se pelo bom gosto do acabamento na cor laranja em itens exclusivos da série especial, como espóilers frontal e traseiro, saias laterais, grade dianteira (onde está a numeração da série limitada) e retrovisores. No acabamento interno, a tonalidade destaca-se nas costuras dos bancos e tapetes em veludo. Além de realçar a esportividade do acabamento, o laranja está diretamente relacionado às cores do logotipo oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A inscrição “Rio 2016™” está presente no jogo de tapetes, com bordado exclusivo, nas saias e nas laterais externas. Talhado em uma sofisticada peça metálica que valoriza a exclusividade do carro, o logotipo oficial dos Jogos Rio 2016 aparece na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros. Outra diferença da série especial limitada em relação ao Nissan March de produção em série é o acabamento two tone, que destaca o teto na cor Preto Premium. Ele contrasta com duas das opções de cores da carroceria: branco e prata. A terceira opção de cor do modelo, preta, tem uma personalidade própria e não conta com o acabamento two tone. As rodas de liga têm aro 16 e apresentam acabamento preto “Full Black”.

O Nissan March Rio 2016™ carrega toda a alta qualidade de fabricação da marca japonesa e vem com equipamentos encontrados somente em veículos de categorias superiores, como câmera de ré e ar-condicionado automático e digital. A opção vem de série ainda com itens como acabamento do painel central “Piano Black”; alarme perimétrico; maçanetas externas cromadas; revestimento dos bancos em tecido especial; máscara negra nos faróis e lanternas e a central multimídia Nissan Multi-App, que traz sistema de navegação, display colorido de 6.2 polegadas sensível ao toque, leitor de CD e DVD, conexão Bluetooth, download de aplicativos e sistema Android.

“Temos muito orgulho de ser patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Será um momento único, onde os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil, país que a Nissan aposta e investe. Esse modelo é mais um exemplo de nosso posicionamento atrevido, já que vamos além de fazer uma série especial: investimos também na exclusividade de fazer uma edição limitada e numerada, única e marcante como tenho certeza que serão os Jogos do Rio de Janeiro. E, assim, atendemos ao desejo crescente dos consumidores por personalização”, afirma Arnaud Charpentier, diretor de marketing da Nissan do Brasil.

CONECTADO

O Nissan March Rio 2016™ chega trazendo o que há de mais moderno em conectividade automotiva no país: o Nissan Multi-App. A central multimídia, que tem tela sensível ao toque de 6.2 polegadas, muda o patamar da conectividade nos veículos compactos, pois traz o conceito dos tablets para dentro do carro. Operando de forma independente, não necessita do “espelhamento” de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado. Diversificado, o Nissan Multi-App traz de fábrica 13 aplicativos, sendo a maior parte deles os mais utilizados atualmente: Waze, Google Chrome, Google Search, Google Maps, YouTube, Spotify, Deezer, Weather Channel, Trip Advisor, Tunein Radio, Foursquare, Skype e Onde Parar (os que mostram imagens funcionam apenas com o freio de estacionamento acionado).

Outro diferencial da novidade é a possibilidade de baixar mais aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que conta com espaço de 2 Gb (8Gb built-in). Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizar o sistema ao seu gosto. Quase todos os aplicativos disponíveis para Android na loja Google Play podem ser transferidos para o equipamento.

O Nissan Multi-App configura-se como um completo sistema multimídia, pois também conta com diversas outras funcionalidades. Com ele é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte); fazer buscas por comando de voz; conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos.

Diferentemente de outros sistemas encontrados no mercado, o Nissan Multi-App conta com navegador por GPS, que poderá ser atualizado frequentemente via internet, e mostra as imagens da câmera de ré do veículo na mesma tela de 6.2 polegadas. E, claro, dispõe de rádio AM/FM. O melhor de tudo é que todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela sensível ao toque ou, algumas delas, nos botões de controle do volante.

O novo equipamento destaca-se, ainda, pelos dois aplicativos de música por streaming Spotify e Deezer (necessária a assinatura dos serviços). Com eles, os ocupantes podem escolher entre milhares de artistas e milhões de músicas e criar listas personalizadas. Outra funcionalidade, que traz conforto e segurança na utilização, é a pesquisa por comando de voz de endereços de páginas na rede mundial pelo Google Search.

Para visualizar fotos, basta o usuário entrar no respectivo ícone e escolher as imagens, que poderão estar em CDs, pendrives, cartão de memória (SD Card) ou já armazenadas no próprio Nissan Multi-App. A visualização pode ser feita de diversas formas, já que há recursos como zoom, rotação e acesso individual ou por lista, que disponibiliza várias fotos simultaneamente na tela.

PRAZER DE DIRIGIR

O Nissan March Rio 2016™ oferece aos proprietários equilíbrio entre o consumo de combustível e o bom desempenho de seu motor 1.6 16V flexfuel, que tem nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.

O compacto tem algumas das melhores marcas de consumo na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, entre os modelos considerados compactos pelo órgão. Assim como o próprio Nissan March Rio 2016™, o motor HR 1.6 16V também é produzido no Complexo Industrial da empresa em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm, com qualquer um dos combustíveis.

Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador e maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. O motor HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km, sinal de maior durabilidade e menor manutenção. E, com a produção no Brasil, o consumidor tem ainda mais tranquilidade em relação à manutenção.

Além de ser ágil na condução, fruto da relação entre o eficiente conjunto motor/câmbio e o baixo peso (982 kg), o Nissan March Rio 2016™ também se destaca pela facilidade de manobrar. Duas características fundamentais para um veículo rodar no trânsito cada vez mais pesado das cidades. Equipado com direção elétrica progressiva de série, o modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. Sem contar que o motorista tem excelente visibilidade com o parabrisa amplo, colunas “A” mais finas e retrovisores externos grandes com espelhos convexos.

Agilidade e força, porém, não podem estar dissociadas da segurança. Além do duplo air bag de série em todas as versões, o Nissan March Rio 2016™ é equipado com freios antitravamento ABS Bosch, de 9ª geração, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito mais segura, pois ajuda a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.

O EBD do Nissan March pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. Dessa forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira. Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o Nissan March conta com disco de freios de 260 mm, na frente, e tambores com 203 mm, atrás. Na segurança passiva, o modelo possui cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.

A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha. Combinação que oferece condução muito agradável, além de um bom desempenho sem esforços. A suspensão traseira foi desenhada também para minimizar a intrusão no porta-malas, de maneira a oferecer mais espaço no compartimento e na cabine. Essas configurações da suspensão da linha Nissan March oferecem condução muito agradável, reduzindo os golpes e as vibrações provocadas por pisos irregulares.

Um dos diferenciais do Nissan March sempre foi oferecer muitos equipamentos de série, entre eles itens considerados importantes para o consumidor deste segmento como ar-condicionado; direção elétrica progressiva; assistente de frenagem para os freios ABS (BA); banco do motorista com ajuste de altura e tecnologia Comfort Seat; volante com ajuste de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; entre outros.

Confira os equipamentos do Nissan March Rio 2016™:

  • Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm
  • Câmbio manual de 5 marchas
  • ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)
  • Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
  • Aerokit: espóilers dianteiro e traseiro e saias laterais com detalhes em laranja e demarcação “Rio 2016™”
  • Ar-condicionado digital e automático
  • Ar quente
  • Acabamento Piano Black no painel central
  • Alarme perimétrico com acionamento na chave
  • Air bags frontais para motorista e passageiro
  • Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
  • Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
  • Antena de teto
  • Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura
  • Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
  • Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
  • Capa do espelho retrovisor preta com listras laranja
  • Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga
  • Cintos de segurança traseiros laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos
  • Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
  • Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz)
  • Comandos de áudio no volante
  • Console central com três porta-copos e porta-objetos
  • Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
  • Demarcação numeral na grade da edição limitada (0001/1000)
  • Detalhe da grade superior em V cromado
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica progressiva
  • Display digital de quilometragem total e parcial
  • Espóilers dianteiros e traseiros com inserções em laranja e marca “Rio 2016”
  • Faróis e lanternas com máscara negra
  • Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
  • Logotipo especial em metal “Rio 2016” na tampa traseira e para-lamas dianteiros
  • Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
  • Porta-luvas com tampa
  • Porta-malas com iluminação
  • Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
  • Retrovisores externos, rebatíveis e com regulagem elétrica
  • Revestimento das portas dianteiras em tecido
  • Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL e costura na cor laranja
  • Rodas de liga leve 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento especial “Full Black”
  • Sistema multimídia Nissan Multi-App com rádio, CD Player, entradas auxiliares e de USB, quatro alto-falantes, GPS, aplicativos como Waze e Google Play, entre outros
  • Tampa de combustível com abertura interna
  • Tapetes em veludo com bordado exclusivo alusivo ao tema “Rio 2016”
  • Teto adesivado: conceito two-tone na cor Preto Premium (aplicável para as cores de carroceria Branco Diamond e Prata Classic)
  • Tomada de 12V integrada ao console central
  • Travas elétricas das portas e do porta-malas
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “um toque” para motorista
  • Volante de três raios com regulagem de altura

Cores

  • Sólida: Preto Premium
  • Metálica: Prata Classic
  • Perolizada: Branco Diamond

RESENDE: UMA FÁBRICA BRASILEIRA, MODERNA E COMPLETA

O Nissan March foi o primeiro automóvel fabricado no Complexo Industrial da Nissan, localizado em Resende, no Rio de Janeiro. A unidade, inaugurada em abril de 2014, recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões para ser uma das mais modernas do grupo Nissan em todo o mundo. Ela possui um ciclo completo de produção, algo incomum nas recentes fábricas de veículos abertas no Brasil – da área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. Atualmente, além do Nissan March, a unidade de Resende produz o sedã Nissan Versa – em breve, vai fabricar também o crossover compacto Nissan Kicks.

Com capacidade para produzir até 200 mil veículos da plataforma V (de “versátil”) e 200 mil motores, o Complexo Industrial de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da Nissan no Brasil. Todos funcionários passaram por formação no Senai de Resende e também dentro da Nissan. Além disso, mais de 300 deles tiveram treinamento de até três meses fora do país, em fábricas da Nissan no Japão, México, Estados Unidos e Inglaterra. Como qualidade é um ponto fundamental para a empresa, a equipe de avaliação dos veículos, que faz o controle final dos carros e motores produzidos na fábrica, recebeu formação especial, de seis meses, no Japão e no México.

Para fazer os trabalhos que exigem mais precisão ou poderiam acarretar risco na segurança ou na ergonomia dos funcionários, a linha de produção conta com um total de 88 robôs. Assim, é assegurado o bem-estar do operador e a qualidade das operações. Na maioria das áreas, o transporte dos automóveis durante o processo produtivo é realizado por AGVs (Automatic Guided Vehicles), pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas. Eles eliminam a necessidade de transportadores ou plataformas acionadas por correntes, deixando a operação mais segura e silenciosa. Este sistema robotizado ainda torna a linha flexível para alterações e melhorias, já que os AGVs seguem faixas magnéticas no chão, que têm sua posição e extensão facilmente modificadas.

Cada veículo que segue para a linha de montagem possui um kit de peças próprio colocado em um carrinho específico. Com isso, não há equipamentos parados com peças ao lado da linha de montagem e fica praticamente impossível o operador colocar uma peça errada no veículo, já que ele não tem diferentes opções disponíveis a sua frente. Assim, sua atenção fica toda voltada em montar o carro e verificar a qualidade do processo. Os carrinhos com cada kit exclusivo de peças são montados em uma área própria por operadores responsáveis apenas por esta operação.

O foco na qualidade também fez a Nissan tomar a decisão de ter um Complexo Industrial completo no país, garantindo assim seus elevados padrões mundiais de produção. Por isso, a empresa decidiu ter a área de estamparia e de injeção de plásticos dentro de sua unidade, algo incomum nas novas fábricas instaladas no Brasil em função da complexidade e dos elevados valores de investimentos que exigem. Com estas áreas integradas ao processo, se ganha, além de qualidade, em tempo de produção, redução de estoques e flexibilidade para o mix de fabricação.

Equipamentos de última geração e modernos processos de produção como os adotados na fábrica de veículos são usados na fábrica de motores. Por produzir equipamentos de alta precisão técnica, a fabricação de motores ainda tem reforçada a área de controle de qualidade. Na linha de montagem há quatro portais de verificação de qualidade de componentes. O teste final de funcionamento é realizado em 100% dos motores produzidos em Resende e também todos passam por testes de emissão de CO2, em vez de por amostragem, como é comumente realizado por outras empresas do setor. Tudo para garantir a qualidade de funcionamento dos dois motores flexfuel produzidos localmente: 1.0 12V e 1.6 16V, que possuem alguns dos melhores níveis de eficiência energética de suas categorias no Brasil, aliando desempenho e baixas emissões de CO2.

Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.

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