Nissan fecha 2020 com o compromisso e a consistência na qualidade da relação com os clientes reconhecidas em todo o Brasil.
Um período desafiador e complexo, que exigiu muito de todos. O ano de 2020 não foi fácil, mas, mesmo assim, a Nissan reforçou ainda mais seu foco nos clientes no Brasil. Além de continuar sua evolução consistente, a empresa demonstrou toda sua ligação com o país com o “Compromisso Nissan”. Baseado em três pilares principais – a vida das pessoas, o apoio financeiro e o suporte aos clientes –, o objetivo tem sido oferecer toda a proteção e tranquilidade necessárias aos consumidores por meio de diferentes ações. E elas foram reconhecidas pelos brasileiros tanto que este ano a Nissan esteve nas finais dos mais importantes prêmios que medem a satisfação dos clientes no país.
O desempenho da Nissan demonstra a consistência da marca. Independentemente do critério de avaliação, a empresa esteve sempre entre as melhores empresas em relacionamento e atendimento com os consumidores do setor automotivo no Brasil. Neste ano de 2020, pela primeira vez na história, a Nissan foi finalista no Prêmio Reclame Aqui, que é considerada uma das maiores premiações de Atendimento ao Cliente do país. A empresa também foi finalista da categoria Melhor Pós-Venda da premiação Carro do Ano, da revista Autoesporte, a mais tradicional do setor automotivo.
O Instituto MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente) foi outro que colocou a Nissan entre as melhores montadoras após ouvir milhares de clientes e, ainda, fazer uma auditoria de eficácia de práticas, onde cada empresa foi avaliada por um especialista, um executivo com mais de 10 anos de experiência no segmento e realizar um cliente oculto nos canais de atendimento da empresa.
A Nissan também foi reconhecida por suas ações visando o relacionamento com os clientes. A empresa conquistou, por exemplo, a medalha de prata na categoria CRM/Loyalty do Prêmio ABEMD 2020, da Associação Brasileira de Marketing de Dados. Disputando com concorrentes de todos os setores, a Nissan foi premiada com o seu projeto “Régua de Relacionamento: tema Japonesidade”, que trouxe ainda mais conexão entre os clientes e a marca.
“Buscamos constantemente estarmos mais próximos dos clientes e oferecer o que realmente é importante e útil para eles, dos produtos aos serviços que disponibilizamos no Brasil. Em 2020, o desafio foi ainda maior, mas, apesar disso, conseguimos inovar ainda mais e o fruto do trabalho de todos os funcionários da Nissan está sendo reconhecido pelos brasileiros e pelos especialistas em relacionamento e satisfação dos clientes. Estamos no caminho certo e em 2021 vamos surpreender ainda mais”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.
Reconhecimentos que refletem as muitas ações realizadas pela Nissan em 2020 como parte de seu compromisso com o país e a sociedade. A segurança é uma prioridade e, por isso, a empresa adotou a certificação “LIMPO & SEGURO” (SAFE & CLEAN) em todas as suas concessionárias no Brasil. Por meio desta certificação, os clientes e colaboradores têm a certeza de que as lojas apresentam um ambiente seguro e protegido. Para poder ostentar o selo LIMPO & SEGURO, as concessionárias adotaram uma série de medidas de segurança e higiene estabelecidas de acordo com o protocolo da marca, que foram definidas com base nas recomendações gerais de órgãos de saúde internacionais e em boas práticas compartilhadas em nível mundial.
Como parte do “Compromisso Nissan”, a empresa segue oferecendo o melhor custo de propriedade do mercado, com dois anos de Nissan Way Assistance, três anos de garantia e a menor revisão do mercado. Além disso, o cliente ainda pode optar pelo programa Protect, que oferece pacotes de serviços que ampliam o período da garantia contratual e do atendimento da assistência 24h (Nissan Way Assistance), além de permitir a contratação de até cinco revisões periódicas antecipadamente.
Para dar tranquilidade aos clientes em meio aos protocolos de isolamento e distanciamento social, a Nissan também segue diversificando seus canais de contato. O atendimento virtual aos consumidores foi otimizado, por meio do chat bot da Nissan, das redes sociais, e por e-mail (sac@nissan.com.br) para que o cliente tenha toda a comodidade necessária.
E, desde agosto, a marca japonesa ainda oferece ao consumidor brasileiro a possibilidade de comprar um carro novo da Nissan em uma jornada 100% online na Loja Virtual Nissan. A ferramenta, inovadora no mercado nacional e uma das mais avançadas mundialmente da Nissan, é um novo canal de vendas definitivo, não sendo apenas uma plataforma de comércio eletrônico pontual para fazer pré-vendas de modelos, por exemplo. Assim, indo ao endereço virtual – loja.nissan.com.br –, que pode ser acessado também no site da montadora, o cliente Nissan tem disponível o ciclo completo de compras. É possível se informar sobre o modelo, configurar a opção de sua conveniência, definir o modo de pagamento, escolher a concessionária de retirada, concluir a compra e acompanhar o status do processo online até ser avisado da chegada do carro na loja para buscá-lo.
Ações que seguem o DNA da marca e ajudam a Nissan a avançar cada vez mais no mercado brasileiro sempre atendendo aos anseios e expectativas do consumidor local.