Nissan dá novo passo rumo à eletrificação no Brasil fornecendo o 100% elétrico Nissan LEAF para a Movida.
Em mais um passo de seu projeto de eletrificação no Brasil, a Nissan vai fornecer o 100% elétrico Nissan LEAF para a locadora Movida. Serão inicialmente 50 unidades do modelo que estarão disponíveis tanto para o cliente pessoa física quanto jurídica, desde o aluguel eventual até o de longo prazo, ainda a partir deste mês de novembro.
Com isso, as duas empresas convergem em suas estratégias de oferecer uma mobilidade elétrica, mais inteligente e menos poluente aos brasileiros. A Nissan reforça que seu projeto de eletrificação no Brasil vai além de trazer para o mercado nacional um campeão de vendas, o Nissan LEAF, e visa também desenvolver esta nova cultura da mobilidade no país, atuando em ações e projetos que incentivem o uso dos veículos e apoiem o estudo da tecnologia e de soluções ligadas aos automóveis elétricos.
“Esta parceria marca um novo passo em nosso projeto de eletrificação no Brasil. Começamos em 2012 com um projeto piloto com uma frota experimental de táxis no Rio e em São Paulo até evoluirmos para o início da comercialização da nova geração do Nissan LEAF no ano passado no país. Como a melhor maneira de entender e desmistificar mitos do carro elétrico é usando ele no dia a dia, mais brasileiros agora poderão experimentar o Nissan LEAF com a possibilidade de locação pela Movida”, afirma Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.
E a Movida, primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a conquistar a certificação internacional de Empresa B, há muitos anos aposta na sustentabilidade como modelo de negócios e na mobilidade elétrica como alternativa para as grandes cidades. Dona do primeiro programa Carbon Free que neutraliza as emissões de carbono dos veículos locados e pioneira do setor a compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a empresa, desde 2015, tem sido precursora em soluções de locomoção elétrica na categoria locação, com pontos de carregamento e aluguel de bicicletas elétricas, além de trikkes e tuk tuks elétricos em metrópoles com praia.
“Estamos sempre buscando soluções que contribuam para uma sociedade melhor, olhando para o futuro da mobilidade. Neste horizonte de oportunidades, a parceria com a Nissan foi fundamental para a concretização do projeto de trazer carros elétricos para a locação, uma vez que os primeiros 50 modelos já estarão disponíveis em nossas lojas em novembro, nas principais praças. E este volume é só o início. Acreditamos que, ao estimular a demanda, também contribuiremos para fomentar esse mercado, desmistificando o uso, diminuindo custos e melhorando a rede de carregamento”, comenta Renato Franklin, CEO da Movida.
Nissan LEAF
Lançado em julho de 2019 no mercado brasileiro – sendo vendido atualmente em sete concessionárias de cinco estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo) e do Distrito Federal –, o Novo Nissan LEAF incorpora os pilares da visão Nissan Intelligent Mobility, que tem como objetivo transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. Os três pilares são: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.
Seguindo o conceito desses pilares, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores como o e-Pedal, o Novo Nissan LEAF fortalece a liderança da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente – o modelo é comercializado em 50 países e tem mais de 500 mil unidades produzidas desde o lançamento de sua primeira geração em 2010.
O Novo Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta com o e-Pedal, inovação que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir. Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
Ciclo de Vida Completo
A Nissan busca incentivar as pesquisas e o desenvolvimento do ciclo de vida completo do carro elétrico no Brasil. Tanto que vem desenvolvendo parcerias locais para o estudo e criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica. Desde 2018, por exemplo, a fabricante de veículos tem uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos.
No projeto mais recente desta parceria, estão sendo testadas baterias de segunda vida do Nissan LEAF para armazenar energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico. Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo elétrico na base.
Já uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) tem como foco o desenvolvimento nacional de carregadores bidirecionais para veículos elétricos. Esses carregadores criam um novo ecossistema fazendo com que os carros funcionem como uma solução para compartilhamento de energia com a casa do consumidor, edifícios comerciais e a rede. A Nissan também desenvolve estudos com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para o desenvolvimento tecnológico do uso do bioetanol para veículos movidos à Célula de Combustível.