Moto GP – “The Doctor” mostrou como se vence na Espanha, após um péssima largada.
Italiano largou mal e ultrapassou sete adversários para vencer na Catalunha e se recuperar no campeonato, após abandono na etapa anterior. Com a segunda colocação, Marquez reassume a liderança do campeonato.
The Doctor largou mal, caindo da quinta, para a oitava posição e em poucas voltas chegou ao comando da corrida. Marquez buscou o êxito, com ambos trocando a liderança nos momentos decisivos da corrida. O espanhol acabou perdendo ritmo na penúltima volta e o veterano da Yamaha recebeu a bandeira quadriculada em primeiro.
Na largada, Lorenzo tomou a ponta do pole, Marquez. Pedrosa se manteve em terceiro e Rossi caiu para o oitavo posto, se recuperando ainda na primeira volta. Logo no segundo giro, o italiano já estava em quarto.
A recuperação de Rossi continuou nas voltas seguintes. Pedrosa foi a vítima do “Doutor” duas voltas depois e Marquez perdeu a segunda posição no momento seguinte.
Faltando 19 giros, Rossi assumiu a liderança em grande ultrapassagem sobre Lorenzo na Curva 1. O atual campeão acabou perdendo a segunda posição para Marquez depois.
O ritmo de Lorenzo caiu ainda mais, tendo que brigar pela quarta posição com Maverick Viñales quase na metade da prova. Suas voltas chegaram a ser um segundo mais lentas que as de seu companheiro de Yamaha.
Faltando nove voltas, Andrea Iannone se chocou com Lorenzo na Curva 10 e os dois pilotos foram ao chão.
A diferença entre Rossi e Marquez permaneceu em meio segundo até as últimas voltas, quando Marquez pressionou o italiano, chegando a ficar na frente por algumas vezes.
A briga foi intensa com trocas de liderança até o penúltimo giro, quando o piloto da Honda perdeu rendimento com problemas de pneus. Rossi venceu pela 88° vez na MotoGP e 114° na carreira. Ele está a oito êxitos do recorde de Giacomo Agostini.