Moto GP – Jorge Lorenzo vence a prova no Qatar.
Foi assim que terminou 2015 é assim que inicia a temporada 2016. Jorge Lorenzo, tricampeão Mundial da MotoGP venceu o GP do Qatar, mas suou para segurar a Ducati de Andrea Dovizioso, a Honda de Marc Márquez e a Yamaha de Valentino Rossi, apesar de ter dado uma machadada decisiva na concorrência nas últimas três voltas da corrida, batendo inclusive o recorde oficial da pista de Losail na penúltima volta da prova!
A corrida no Qatar começou com as Ducati oficiais a mostrando o seu poderio, principalmente em velocidade de reta, onde chegam a ser 12 km/h mais rápidas do que toda a concorrência. Só que Andrea Iannone caiu faltando 17 voltas do final, depois de ter liderado, deixando Dovizioso, Lorenzo, Márquez e Rossi sozinhos na frente.
Lorenzo conseguiu mesmo passar para a frente de Dovizioso e desferiu um ataque poderosíssimo na fase final da corrida, enquanto Márquez ainda tentou surpreender o piloto da Ducati mas não conseguiu superar a velocidade de reta da Desmosedici.
Rossi, que tal como Márquez apostou num pneu traseiro de composto mais duro, não conseguiu o mesmo andamento do seu companheiro de equipa e começa a época com um 4º lugar. Também Dani Pedrosa ficou longe do seu companheiro Márquez, fechando o top 5 na frente da Suzuki de Maverick Viñales, que tinha largado da primeira linha da grelha.