Moto GP – Jorge Lorenzo dispara,ignora rivais e vence a 3ª consecutiva.
Perigoso como sempre, Jorge Lorenzo assumiu a ponta ainda nos primeiros giros e fugiu dos rivais para vencer com mais de 5s de vantagem para um heroico Andrea Iannone. De novo caçador, Valentino Rossi fechou em terceiro.
Todos os pilotos do grid alertaram: sozinho na ponta, Jorge Lorenzo é um perigo. Mas os alertas de nada serviram neste domingo (31). O piloto da Yamaha se instalou na lideraça ainda no início da disputa, ignorou a concorrência e, sem ingresso para o espetáculo que acontecia atrás, seguiu firme e forte rumo ao terceiro triunfo de 2015.
Com nenhuma ação no topo da tabela, as atenções se voltaram para o grupo de que vinha atrás. Inicialmente, Andrea Dovizioso era o responsável por caçar Lorenzo, mas sempre acompanhado por Andrea Iannone e Marc Márquez.
O piloto da Honda, aliás, foi incrível na largada. Partindo de 13º após uma sucessão de erros na classificação, o espanhol apareceu na briga pelo pódio ainda no primeiro giro.
Apesar da inspiração de Márquez, as Ducati não facilitaram. Mesmo lidando com as lesões decorrentes de um tombo em um teste privado da Ducati na própria pista da Toscana, o italiano foi impecável e, depois de bater Dovizioso e Marc, se instalou em segundo.
Com problemas na GP15, Dovi não conseguiu acompanhar o campeao vigente, que focou em pressionar Iannone. Depois de muita insistência, o espanhol passou, mas o italiano sempre encontrava um caminho para voltar à frente.
Por conta de uma falha mecânica com a Desmosedici, Dovizioso abandonou a disputa, promovendo Dani Pedrosa ao quarto posto. Rodando atrás do piloto da Honda depois de um início de prova bem ruim, Valentino Rossi subiu o ritmo e passou a se aproximar.
Restando seis voltas para o fim, Márquez perdeu a traseira da RC213V e caiu, abandonando a disputa e completando o que foi um fim de semana sofrível para o lado #93 da garagem da Honda.
Depois de alguma insistência, Valentino passou Pedrosa para garantir sua vaga no pódio. No começo, o multicampeão bem que tentou alcançar Iannone, mas o lesionado italiano tinha um ritmo melhor e conquistou o segundo posto, 1s098 à frente do #46.
Recuperando sua velha forma após uma longa ausência por conta de uma cirurgia para tratar a síndrome compartimental, Pedrosa ficou em quarto, à frente de Bradley Smith e Pol Espargaró.
Quem também tem motivos para comemorar nesta noite é Maverick Viñales. O piloto da Suzuki completou a prova no sétimo posto, seu melhor resultado nesta temporada de estreia na MotoGP.
Wild-card, Michele Pirro, que é piloto de testes da Ducati, ficou com o oitavo posto, com Danilo Petrucci e Yonny Hernández completando o top-10.
Já com três voltas para o fim, Cal Crutchlow sofreu uma forte queda e precisou de alguns minutos deitado na brita para se recuperar. O britãnico já tinha levado um tombo no warm-up desta manhã.
Com o resultado deste domingo, Rossi chegou aos 118 pontos e segue na liderança do Mundial, agora com apenas seis de vantagem para Lorenzo. Dovizioso tem o terceiro posto, com Iannone na sequência. 49 pontos atrás do líder, Márquez tem a quinta colocação.