Moto 1000 GP: temporada de 2016 tem locais e datas de etapas definidos.
O Moto 1000 GP já tem definidos os locais e datas das oito etapas que vão integrar em 2016 a sexta temporada de sua história. O pré-calendário foi anunciado a pilotos e equipes nesta sexta-feira (27), durante a programação de treinos preparatórios para o GP Lubrax, que terá suas corridas neste domingo (29) no Autódromo Internacional de Curitiba, marcando o encerramento de mais uma temporada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
A definição das sedes das oito etapas levou em conta as necessidades das equipes e dos pilotos nos aspectos comerciais e de logística e, sobretudo, no que diz respeito à segurança. São Paulo, que não integrou o calendário de 2015 por conta do cronograma de reformas do autódromo de Interlagos, receberá duas etapas. A novidade será o Circuito dos Cristais, na mineira Curvelo, que tem inauguração anunciada para o primeiro semestre de 2016.
“São praças que atendem melhor as necessidades da motovelocidade brasileira”, define o promotor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “Serão duas etapas em Interlagos, como nos anos anteriores. São muitas equipes paulistas, o público de lá bastante fiel. Vai ser ótimo voltar a Interlagos com o Moto 1000 GP tendo crescido ainda mais, para apresentarmos um espetáculo ainda maior aos torcedores paulistas. Curvelo surge com padrões internacionais e estudos minuciosos contemplando aspectos de segurança”, destaca.
Os conceitos absorvidos no projeto do autódromo mineiro, que está em fase de execução e tem a pista de 4.415 metros já asfaltada, foram decisivos à escolha da cidade como sede de uma etapa do Moto 1000 GP para 2016. “Nós incluímos Curvelo no nosso calendário e abrimos mão de pistas do Paraná e do Rio Grande do Sul, que são tradicionais mas têm níveis de segurança bem menores”, explica o organizador do Brasileiro de Motovelocidade.
O Moto 1000 GP foi a primeira das competições de âmbito nacional do esporte motor a anunciar locais e datas de suas etapas para o campeonato do ano que vem. “Estamos organizados em um nível suficiente para terminar um campeonato já tendo em mãos o calendário seguinte”, considera Scudeler. “A antecipação é importante para as equipes, pilotos e patrocinadores terminarem a atual temporada podendo já se organizar para o próximo ano”.
MOTO 1000 GP – PRÉ-CALENDÁRIO DE ETAPAS DE 2016
(Os locais e datas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade)
1º de maio – Curitiba (PR), Autódromo Internacional de Curitiba
29 de maio – Cascavel (PR), Autódromo Internacional Zilmar Beux
3 de julho – São Paulo (SP), Autódromo Municipal José Carlos Pace/Interlagos
31 de julho – Goiânia (GO), Autódromo Internacional de Goiânia
28 de agosto – São Paulo (SP), Autódromo Municipal Jose Carlos Pace/Interlagos
25 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS), Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
23 de outubro – Curvelo (MG), Circuito dos Cristais
27 de novembro – Goiânia (GO), Autódromo Internacional de Goiânia
As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o lubrificante Lubrax Tecno Moto. A Petrobras e a Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes inscritas. O Moto 1000 GP também conta em 2015 com o apoio de Beta Ferramentas, MSR Macacões Personalizados, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.