Moto 1000 GP: a caminho da Europa, Gerardo conquista América do Sul.
Destaque na lista de jovens talentos da motovelocidade na América do Sul, Maximiliano Gerardo dificilmente imaginaria, antes da temporada de 2014, quão sucedida poderia ser sua atuação. Aos 20 anos, o piloto uruguaio atuou simultaneamente em três campeonatos nacionais, no Brasil, na Argentina e em seu país. Competindo pela MGBikes Yamaha Racing, conquistou os três títulos na categoria para motos de 600 cilindradas.
Nos campeonatos Argentino e Uruguaio, Gerardo conquistou em 2014 o título da categoria principal Supersport. No Moto 1000 GP, homologado como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, foi campeão da categoria GP 600, com quatro vitórias, um segundo lugar e um abandono nas seis etapas de que participou. Ele chegou ao título brasileiro mesmo tendo ficado fora das etapas disputadas em Curitiba (PR) e Santa Cruz do Sul (RS).
As ausências de Gerardo na sexta e na sétima etapa foram decorrência de seu planejamento de carreira. No primeiro caso, abdicou de disputar a etapa de Curitiba para fazer o primeiro teste na Europa, onde pretende competir em 2015; no segundo, deixou de correr no Brasil para disputar a etapa decisiva do Campeonato Argentino. Voltou ao grid do Moto 1000 GP na etapa final e foi campeão conquistando a vitória em Cascavel (PR).
“Disputar três campeonatos durante o ano foi a maior dificuldade, porque tive de viajar muito, houve coincidências de datas entre os campeonatos e isso poderia comprometer a meta de ser campeão nos três países. Minha equipe fez um trabalho fantástico”, atribuiu o uruguaio, citando a MGBikes Yamaha Racing, equipe chefiada por Adrian Diego Aparicio e que foi campeã brasileira também da categoria GP Light, com o argentino Nicolas Tortone.
Piloto de motos desde os quatro anos, Maximiliano Gerardo começou a ter projeção aos 15 anos, em 2009, quando conquistou o vice-campeonato da categoria 250cc na Argentina, a mesma em que seria campeão nos dois anos seguintes – em 2011 também conquistou o título do Campeonato Gaúcho. No Argentino, estreou na Supersport em 2012, terminando o ano em quarto lugar. Foi terceiro no Argentino de 2013 e campeão de três países em 2014.
“Para o próximo ano ainda não tenho nada definido, mas a ideia ainda é correr na Europa”, frisa o campeão, que havia feito participações esporádicas no Moto 1000 GP em 2012 e 2013. “O Moto 1000 GP é um campeonato ótimo, que cresce muito a cada ano. Tem um dos melhores níveis de organização da América do Sul e uma boa apresentação para as pessoas que acompanham e para o público em geral”, finalizou o novo campeão da GP 600.
As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas. A Auto Service Logística é a transportadora oficial do evento, que conta também com o apoio de Suzuki, Beta Ferramentas, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.