Mobil apoia o desenvolvimento de jovens motociclistas no SuperBike Brasil.
No próximo dia 21 de agosto será realizado em Interlagos, São Paulo, a 5ª etapa do SuperBike Brasil. Com patrocínio da Mobil, o mais importante evento de motovelocidade da América Latina é também uma grande oportunidade para os fãs conhecerem a Honda Junior Cup, categoria direcionada a competidores com idades entre 8 e 16 anos, que já completa quatro anos no país, e conta com mais de 70 crianças e adolescentes treinados.
Além dos jovens, o SuperBike Brasil reunirá as seguintes categorias: SuperSport 600cc Pro e Pro Amador, SuperStreet, Copa Honda CBR 500R, Copa Yamaha R3, Copa Kawasaki Ninja 300, SBK Light, SBK Master e a SBK Pro. Destaque para a participação de renomados pilotos brasileiros, como Bruno Corano, Diego Faustino, Maico Teixeira, José Luiz Cachorrão, Eric Granado e Renzo Ferreira.
Para Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil, é muito importante saber que estão investindo em um evento que, por meio do esporte, educa os jovens brasileiros. “É uma grande oportunidade aos pequenos participantes, pois a Junior Cup está inserida em um dos principais campeonatos e autódromos do país, que conta com estrutura completa, com motos, mecânicos, box equipado, combustível, pneus, instruções teóricas, práticas e acompanhamento na pista”, explica a gerente.
A Junior Cup é uma categoria escola que conta com uma equipe especializada formada por tutores, instrutores, pedagogos e coordenação esportiva, com o objetivo de formar jovens talentos do esporte brasileiro. A competição é um aprendizado que vai muito além da pilotagem, e aborda aspectos como disciplina, superação, pensamento estratégico, respeito e gerenciamento das emoções e medos.
O idealizador da Junior Cup, Bruno Corano, e também piloto profissional patrocinado pela Mobil, explica que trouxeram ao país um modelo muito comum na Europa. “Pensando que na América Latina nunca existiu uma categoria de formação de base e que o Brasil é a 3ª maior frota de motos do mundo, um importante mercado, desenvolvi em parceria com a Honda algo para realizarmos com jovens e crianças, independente se seguirão carreira ou não, explica Corano.
Corano é piloto profissional e oficial da Kawasaki no Brasil, tricampeão de SuperBike Brasil (2009/2010/2012), instrutor-chefe do Centro de Pilotagem MotoSchool, presidente da Associação dos Pilotos da Motovelocidade, palestrante, apresentador, além de organizador do Campeonato SuperBike Brasil.
“O principal é que eles aproveitem o momento e tirem o melhor aprendizado dessa experiência, mas temos muitos exemplos de pilotos que seguiram nas pistas com êxito. É o caso do Renzo Ferreira, que aprendeu a pilotar com seis anos, venceu a Honda Junior Cup do Brasil em 2014 e logo migrou para a Copa Honda CBR 500R, para competir entre os adultos. Neste ano, com o apoio da Mobil, volta ao SuperBike para participar dessa categoria”, comenta Corano.
Com apenas 14 anos, Ferreira apresenta muita disciplina e comprometimento, o que motiva os organizadores da Junior Cup a continuarem incentivando jovens talentos brasileiros para que façam história sobre as duas rodas. “A proposta inicial dessa categoria é gerar e entregar valor aos jovens, como disciplina, responsabilidade e segurança, pois sem essas características não é possível praticar o motociclismo. A disciplina é um trabalho conjunto entre nós e os pais, e os treinos não devem afetar de forma alguma os estudos. De toda forma, não podemos ignorar o potencial de cada um, que pode e deve ser desenvolvido”, diz Corano.
O sucesso é tanto que pensam em criar uma categoria para crianças de 5 a 7 anos de idade. “No futuro queremos ainda elaborar uma categoria Kids, que já existe pelo mundo, mas ainda é algo imaturo no Brasil. Muitos pais ainda acreditam que motociclismo não é um esporte seguro, mas a segurança está associada a usar os equipamentos de proteção, como macacão, bota, protetor de coluna, capacete e luvas, que também são usados pelos pilotos profissionais”, conta.
Além disso, existem as orientações técnicas de pilotagem para evitar quedas ou situações de risco por meio de aulas práticas e teóricas, com carga horária de até 10 horas. “A velocidade é mais baixa também, chegam até 140 km/h, quase metade do que a categoria profissional”, completa.
O piloto Eric Granado, também patrocinado pela Mobil e uma das maiores revelações do cenário atual em sua categoria, a SuperSport 600 Pro, acredita que iniciativas como essa são fundamentais para o esporte e o país. “Quando comecei minha carreira não havia oportunidade no Brasil, tive que participar de campeonatos na Espanha, pois o mercado europeu sempre foi mais aberto a esse tipo de esporte”, diz Granado.
Ainda criança, com apoio da família, Granado passou a competir na Europa onde conquistou diversos títulos. O primeiro veio em 2007, com 11 anos. Na Espanha, venceu duas vezes campeonatos locais com motos de 125cc e levou o quinto lugar no Campeonato Espanhol de Motovelocidade em 2011. Em seguida, disputou por duas temporadas a categoria Moto3 do Mundial de Motovelocidade, que lhe rendeu experiência.
Ao voltar para o Brasil, em 2015, não deu chance alguma aos seus adversários no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – Moto1000GP. Granado venceu todas as corridas que participou pela categoria GP 600, além de cravar todas as poles, e foi campeão antecipado da temporada. Hoje, com 20 anos, disputa a categoria SuperSport 600 Pro, no campeonato SuperBike Brasil.
Serviço:
5ª ETAPA DO SUPER BIKE BRASIL
Data: 21 de agosto
Horário: das 8h às 16h
Local: Interlagos – São Paulo (SP) – Portão 7
Próximas etapas:
6ª Etapa
Data: 11 de setembro
Local: Curitiba (PR)
7ª Etapa
Data: 23 de outubro
Local: Londrina (PR) ou Santa Cruz do Sul (RS)
8ª Etapa
Data: 13 de novembro
Local: Goiânia (GO)
9ª Etapa
11 de dezembro
Local: Curitiba (PR)
Mais informações: http://www.superbike.com.br/
Sobre o Mobil Super Moto 4T MX Authentic 10w30
O produto indicado para as pistas de motovelocidade é o Mobil Super Moto 4T MX Authentic 10W30, um óleo semissintético multiviscoso de alto desempenho, desenvolvido e testado para proporcionar efetiva proteção contra o desgaste e a manter a limpeza do motor graças à sua formulação especialmente balanceada. Altamente estável aos esforços mecânicos, mantém a viscosidade mesmo em condições severas. Resistente à oxidação, evita a formação de depósitos e proporciona vida mais longa para o motor devido à formação de uma resistente película de lubrificação.