Mercado Português: Apoios à aquisição de veículos elétricos irá continuar em 2024.
O Governo português irá manter o programa de incentivo à aquisição de veículos elétricos em 2024, apesar de algumas dúvidas levantadas antes pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.
Lembramos que em maio deste ano, em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena1, o secretário de Estado e Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, admitiu que os dados revelavam que os incentivos para a compra de veículos elétricos por parte do governo português já não eram um fator preponderante para a população portuguesa, admitindo que Governo estudava a possibilidade de deixar de fora do Orçamento do Estado estes apoios.
No entanto, confirmado ao Eco/Capital Verde por uma fonte do ministério do Ambiente e Ação Climática, o programa de incentivo para a compra de veículos elétricos vai continuar durante o próximo ano, assegurando que os valores serão anunciados brevemente.
As verbas do programa de incentivo do Governo, através do apoio dado pelo Fundo Ambiental e que pode chegar aos 4.000 Euros para particulares e 6.000 Euros para empresas, estando ainda isentas do pagamento do IVA, são normalmente insuficientes para a grande procura que existe. Mas vai manter-se, estando em vigor ao mesmo tempo, se aprovada a proposta do Orçamento de Estado apresentada na semana passada pelo executivo, com o programa de incentivo ao abatimento ou redução para compra e aquisição de veículos de passeio e comerciais com documentação válida até 2007 que faz parte deste documento.