Mercado Internacional – Nissan revelou IMk Concept EV, uma nova ideia de elétrico urbano.
O protótipo tem 3434 mm de comprimento, 1512 mm de largura e 1644 mm de altura, ou seja, aterra no centro do segmento dos carros de rua como o Citroen C1, por exemplo. Ou seja, estamos perante a entrada da Nissan na mobilidade elétrica urbana com um modelo que ficará abaixo do Micra. O modelo é 100% elétrico e oferece uma visão da nova linguagem de estilo da Nissan e a forma como ele vai dar vida ao programa Nissan Inteligent Mobility, a visão da marca para a mudança da forma como os automóveis vão ser motorizados, conduzidos e conectados à sociedade.
A Nissan decidiu pegar num segmento onde se move com à vontade no Japão, os Kei Car. O IMk não entra bem nas contas dos Kei Car japoneses, pois as regras obrigam à utilização de um motor de 660 c.c. e o máximo de 63 CV, e dimensões máximas: 3400 mm de comprimento, 1480 mm de largura e 2000 mm de altura. É por pouco, mas fica um carro de rua apto para se esgueirar entre o tráfego citadino.
O resultado de uma ampla pesquisa levou os homens da Nissan a construir um carro, chic e funcional, com uma nova motorização elétrica e equipado com a mais recente evolução do sistema ProPilot. Com ligação total e permanente ao exterior, o IMk é um “pequeno veículo elétrico para uma nova era. O Nissan IMk foi desenhado para estar à vontade em qualquer cidade bem como nas tradicionais cidades japonesas. O IMk promove a fusão entre um estilo moderno, inspirado pela herança nipônica, com tecnologia de ponta em mobilidade elétrica. Não estando limitado aos tradicionais conceitos Kei Car, os estilistas da Nissan entrelaçaram várias influências. É um pequeno carro elétrico de luxo que esperamos que os consumidores queiram conduzir.” Palavras de Satoru Tai, diretor executivo do estilo da Nissan.
O interior do IMk tem um novo tipo de espaço que se assemelha a tomar café numa sala e um café. Os assentos são do tipo banco corrido, que promove um espaço relaxante, dando a impressão que estamos numa nuvem. O tabliê e os forros das portas são feitos com materiais com tons claros, o mesmo se passando com o volante e o banco. Materiais como madeira são utilizados no interior.
O tabliê não tem controlos físicos, exceção feita ao botão de arranque e a alavanca da caixa. Tudo o resto é feito por controlos táteis.
Informações importantes do sistema de navegação e a velocidade do carro, são transmitidas para o “ar” através de um prisma sem moldura. Já as informações personalizadas surgem na frente do condutor através de imagens holográficas.
Utilizando os comandos sensíveis ao toque – quando desliza o dedo para visualizar um mapa, por exemplo – aparece um bando de pássaros voando sobre o mapa. Segundo o responsável do design, o interior concentra-se em criar uma experiência de alta tecnologia e relaxante. O IMk tem o sistema ProPilot o que representa um passo em frente rumo à condução autônoma. Está equipado com a mais recente tecnologia de ajudas à condução.
O IMk está permanentemente ligado, tal como sucede num café que oferece WiFi gratuito. O condutor só tem de se ligar ao smartphone, autenticando a sua identidade, aplicar configurações pessoais de forma automática (como posição do banco, iluminação interna e controlo da climatização) e planejar viagens.
Antes de sair, o carro informa o condutor do melhor horário de saída, levando em consideração variáveis como o trafego. Depois de chegar, o IMk estaciona sozinho e pode ser integrado no sistema energético da casa, utilizando o Nissan Energy Share.
Durante a viagem, os ocupantes podem desfrutar da tecnologia “Invisível para Visível” (I2V) da Nissan. Combinando informações de sensores dentro e fora do veículo com dados da nuvem, a tecnologia I2V pode rastrear os arredores imediatos do veículo e antecipar o que está à frente, mostrando até o que está atrás de um prédio ou na esquina. A orientação é dada de maneira interativa e humana, inclusive através de um avatar que aparece dentro do carro.