Mercado Internacional – Acaba de ser revelado o primeiro veículo elétrico da Mercedes o “EQC”.
Foi Dieter Zetsch, o presidente da Daimler quem teve a responsabilidade de revelar ao Mundo o primeiro Mercedes totalmente elétrico, o EQC.
O presidente da Daimler não se cansou de falar sobre a sustentabilidade e do trabalho que foi feito para que o EQC fosse uma realidade. O modelo esteve em testes na Lapônia e foi submetido a tratos de polem com temperaturas de menos 35 graus, seguindo depois para o Sul de Espanha onde andou debaixo de temperaturas acima dos 40 graus centígrados.
O EQC terá o MBUX e Dieter Zetsch deu um exemplo. Falou com o EQC pedindo-lhe que tivesse o carro pronto ás 8 da manhã. O MBUX respondeu-lhe e disse que teria o carro carregado à hora escolhida. Este será o padrão dos utilizadores do EQC.
Dieter Zetscher acredita que este é o exemplo acabado daquilo que será o futuro, oferecendo os valores base da Mercedes, num carro que é sustentável e utilizável em qualquer situação. É seguro, confortável – ao nível do Classe S – conveniente, enfim, reclama o presidente da Mercedes, um carro que olha para o futuro com os valores da marca. Um elétrico que é um Mercedes!
O modelo está baseado numa nova plataforma desenvolvida especialmente para os novos modelos que vão ostentar a marca EQ. O Mercedes EQC é maior que o GLC e tem, também, uma maior distância entre eixos para oferecer mais conforto e espaço para os ocupantes do banco traseiro. A bateria tem 80 kWh e a autonomia é superior a 450 quilômetros com um consumo de 22,2 kWh. Cada eixo tem um motor elétrico, conjugando-se os dois para oferecer uma potência combinada de 408 CV e um tempo dos 0-100 km/h de 5,1 segundos, com a velocidade máxima limitada aos 180 km/h.
O pacote de baterias pesa 650 quilogramas, sendo que o EQC pesa, no total, 2425 quilogramas.
No que toca a dimensões, tem 4761 mm de comprimento, 1884 mm de largura e 1624 mm de altura, com um porta malas perto dos 500 litros de capacidade. É capaz de rebocar até 1800 quilogramas e tem uma distância entre eixos de 2873 mm.
Exibe cinco programas de condução – Comfort, Eco, Max Range e Sport e uma definição personalizada. Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o condutor a poupar energia. Há comando no volante que permitem aumentar a capacidade de regenerar energia.
O modelo está equipado com um carregador interno refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW, sendo que na wallbox da Mercedes, o carregamento é mais rápido, reclama a Mercedes que 80% da carga da bateria de 80 kWh é restabelecida em 40 minutos. O modelo será fabricado a partir de 2019 na unidade de produção de Bremen, com a Mercedes a aumentar a produção de baterias na sua fábrica proprietária localizada em Kamenz, perto de Dresden. A unidade fabril chinesa da Beijing Benz Automotive (BBAC) também esta sendo preparada para produzir o EQC para o mercado chinês.
Esta é a resposta da Mercedes à Tesla e porque as coisas têm de ficar niveladas, o preço base do EQC será de 80 mil euros, pelo que o preço final andará próximo dos 120 mil euros.
No final da revelação, Dieter Zetsche afirmou, com voz triunfante: “aqui está o Mercedes Benz EQC, silencioso, seguro e suave. Mas, acima de tudo, um verdadeiro Mercedes! Ou o Mercedes dos carros elétricos!”