ABEIFAANFAVEAImportadosNotíciasVeículos

Mercado Europeu – Novas matrículas de carros na UE: -2,6% em janeiro, Portugal cai 7.8%.

Em janeiro de 2025, as novas matrículas de carros na UE registaram uma queda de 2,6%. Os principais mercados do bloco apresentaram declínios, com França (-6,2%), Itália (-5,8%) e Alemanha (-2,8%). Espanha, por outro lado, registou um aumento de 5,3%.

Novas matrículas na UE por tipo de energia

Em janeiro, os veículos elétricos a bateria (BEVs) representaram 15% da participação de mercado, um aumento em relação à baixa base de comparação de 10,9% em janeiro de 2024. Os veículos híbridos elétricos avançaram, dominando quase 34,9% do mercado e tornando-se novamente a primeira escolha entre os compradores de carros da UE. Enquanto isso, a participação combinada de mercado dos carros a gasolina e diesel caiu para 39,4% em janeiro de 2025, uma redução em relação aos 48,7% face há um ano.

 

Carros Elétricos

Em janeiro de 2025, as vendas de novos carros elétricos a bateria cresceram 34%, atingindo 124.341 unidades e capturando 15% do mercado. Três dos quatro maiores mercados da região, representando juntos 64% de todas as matrículas de carros elétricos a bateria, registaram robustos ganhos de dois dígitos: Alemanha (+53,5%), Bélgica (+37,2%) e Holanda (+28,2%), enquanto a França apresentou uma ligeira queda de 0,5%.

 

Em janeiro, as novas matrículas de carros híbridos elétricos na UE aumentaram 18,4%, impulsionadas por um crescimento significativo nos quatro maiores mercados: França (+52,2%), Espanha (+23,5%), Alemanha (+13,7%) e Itália (+10,6%). Isso levou a 290.014 unidades registadas no primeiro mês de 2025, representando 34,9% da participação no mercado da UE.

As matrículas de carros elétricos híbridos plug-in diminuíram em janeiro de 2025, caindo 8,5% para 61.406 unidades. Essa diminuição foi impulsionada principalmente por reduções significativas em mercados-chave como Bélgica (-66,6%) e França (-54%). Como resultado, os carros elétricos híbridos plug-in agora representam 7,4% do total de vendas de carros na UE.

 

Carros a Gasolina e Diesel

Em janeiro de 2025, as matrículas de carros a gasolina sofreram um declínio significativo de 18,9%, com todos os principais mercados apresentando quedas. A França experimentou a queda mais acentuada, com as matrículas ‘despencando’ 28,2%, seguida pela Alemanha (-23,7%), Itália (-17%) e Espanha (-11,1%).

 

Com 244.763 novos carros registados no mês passado, a participação de mercado para a gasolina caiu para 29,4%, uma redução em relação aos 35,4% no mesmo mês do ano anterior.

 

Da mesma forma, o mercado de carros a diesel diminuiu 27%, resultando em uma participação de mercado de 10% para veículos a diesel em janeiro passado. No geral, quedas de dois dígitos foram observadas na maioria dos mercados da UE.

 

Em Portugal, a percentagem de queda foi significativamente maior face à média europeia (-2.6%) enquanto Portugal caiu 7.8%. Curiosamente, houve forte crescimento nos carros elétricos, mais 30.9%, 29.1% nos híbridos, mas em todos os restantes, fortes quebras: nos híbridos plug-in, -10.5%, gasolina -35.5%, gasóleo -29.9%.

Fonte ACEA

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *