Marc Marquez cai e “The Doctor” vence em Phillip Island.
Com um belo ritmo em Phillip Island, Valentino Rossi aproveitou uma queda inesperada de Marc Márquez para voltar ao topo do pódio da MotoGP. Na última volta, Cal Crutchlow caiu e deu segundo lugar para Jorge Lorenzo. Bradley Smith fatura primeiro pódio.
Uma palavra para definir o GP da Austrália: inacreditável. Campeão antecipado, Marc Márquez perdeu uma prova ganha com um tombo inesperado e entregou a liderança para Valentino Rossi, que vinha em uma atuação primorosa depois de largar na oitava colocação.
Pole-position em Phillip Island neste domingo (19), Márquez se instalou na ponta logo nas primeiras curvas e não ficou para brincar com os amiguinhos nos metros seguintes. O piloto da Honda foi se afastando mais e mais e caminhava para aquela que seria uma das vitórias mais tranquilas da temporada 2014.
Na 18ª das 27 voltas da disputa, Márquez tombou na MG após perder a frente da RC213V e abandonou a disputa. O bicampeão tinha mais de 4s de vantagem para os rivais.
Rodando em segundo após uma longa e intensa disputa com Jorge Lorenzo, Rossi ganhou a ponta de brinde e tratou de fazer jus ao presente de Natal antecipando. Rodando com um ritmo fortíssimo, o italiano foi abrindo mais e mais em relação a Lorenzo e se livrou e todo o qualquer adversário.
Jorge, no entanto, não conseguiu manter o mesmo bom ritmo do início da disputa e foi vem Cal Crutchlow se aproximar. O britânico da Ducati vinha em um fim de semana reluzente e logo conseguiu ultrapassar.
Na última volta da disputa, no entanto, Crutchlow caiu no hairpin Honda, repetindo uma queda de Pol Espargaró alguns minutos antes. Na garagem da Ducati, os mecânicos, engenheiros e dirigentes foram da alegria para a decepção em questão de segundos.
A euforia, então, migrou para os boxes da Tech3, já que era Bradley Smith quem aparecia inocentemente no quarto posto. Com o tombo do #35, Lorenzo foi promovido ao segundo lugar e o britânico do time de Hervé Poncharal ganhou uma vaga no pódio. Um belo top-3 para a fábrica de Iwata.
Como não poderia deixar de ser, Andrea Dovizioso também foi beneficiado pelas quedas e garantiu o quarto posto, encerrando a festinha da Yamaha no topo da tabela.
No GP #200 no Mundial de Motovelocidade, Álvaro Bautista também fez uma boa prova de recuperação e ficou com o sexto posto, à frente de Scott Redding, seu companheiro de Gresini.
Com o resultado, Márquez permanece com os 312 pontos que lhe deram o título de 2014, enquanto Rossi chegou aos 255 e abriu oito de vantagem para Lorenzo na briga pelo vice. Com 230 pontos, Pedrosa agora tem 25 de atraso para Valentino.