Lucro líquido do Grupo Volvo dobra no primeiro semestre
Crescimento em mercados maduros compensam perdas em emergentes
No primeiro semestre, o Grupo Volvo registrou lucro líquido de € 399,6 milhões, o dobro do resultado verificado em igual intervalo do ano passado, quando os ganhos somaram € 199,8 milhões, conforme relatório financeiro divulgado pela companhia. O lucro operacional aumentou expressivos 55,7%, ao atingir € 634,2 milhões no período. As vendas globais do grupo, incluindo caminhões, ônibus e máquinas de construção, somaram o total de 148,1 mil unidades, representando queda de 7% sobre o volume da primeira metade do ano anterior. Apesar disso, o faturamento global aumentou em 5,3%, para o equivalente a € 15 bilhões.
Na divisão de caminhões, o faturamento global subiu 5% no semestre, para pouco mais de € 10 bilhões, com vendas 12% acima do volume anotado há um ano, para 116,3 mil unidades. O impulso veio das melhoras dos mercados europeu e norte-americano:
“Nos seis primeiros meses de 2014, a demanda na Europa tem melhorado gradualmente após a transição para o novo padrão de emissão Euro 6, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Apesar disso, a demanda na Rússia tem sido afetada pela turbulência política na região. Por outro lado, o mercado de caminhões na América do Norte aumentou 10% e a confiança na economia continua a crescer, assim como a demanda no setor de construção. Já na América do Sul, o resultado tem sido afetado pelas vendas menores do mercado brasileiro de caminhões, que diminuíram 8% no período, e pelo baixo crescimento do PIB e menor atividade econômica em todo o continente, particularmente no Brasil, onde os clientes também estão cautelosos antes das próximas eleições”, avalia o CEO do Grupo Volvo, Olof Persson.
No segmento de ônibus, a companhia registrou incremento de 8,7%, para € 885,3 milhões, com vendas globais de 3,9 mil unidades entregues, alta de 2%. A América do Sul lidera as vendas da Volvo, com pouco mais de 1,3 mil unidades entregues (€ 129 milhões, +44%), aumento de 21% sobre o primeiro semestre do ano passado, deixando a Europa em segundo lugar em volume de vendas, com 1,05 mil unidades, mas com índice maior de crescimento, 3% (€ 315 milhões, +7,5%).
Já as entregas de máquinas da divisão Volvo Construction relataram queda de 6% no primeiro semestre sobre iguais meses do ano passado, para 36,1 mil unidades.
O executivo reforça que no decorrer do ano, o grupo dará continuidade a estratégia implementada nos últimos dois anos como objetivo de garantir maior rentabilidade até o fim de 2015. Entre as ações, Olof cita a revisão de preços dos caminhões e foco na redução de custos operacionais:
“O programa está progredindo conforme o planejado e estamos começando a ver os efeitos positivos da todas as decisões que tomamos em 2012 e 2013. Estamos ligeiramente adiantados com relação ao nosso objetivo de aumentar a margem bruta de nossos caminhões por meio de uma melhor realização de preços, ao mesmo tempo em que vamos reforçar o foco na redução nossos custos. Entre as medidas que vamos implementar estão a redução da nossa produção e dos custos de materiais, incluindo a melhora da produção de caminhões na Europa, que ganhará novo vigor até 2015, como planejado. Por exemplo, durante o último trimestre, consolidamos a produção de caminhões médios na região, passando de duas para apenas uma planta.”
Para o executivo, com todas as atividades e medidas adotadas atualmente, o Grupo Volvo mantém a perspectiva de alcançar lucro acima de € 970 milhões até 2015, conforme já havia divulgado previamente.