Land Rover celebra 45 anos de inovações em engenharia do Range Rover com travessia em ponte de papel.
Veja o vídeo do Range Rover atravessando uma ponte de papel:
- Marca britânica celebra mais de quatro décadas de criatividade em engenharia do Range Rover
- SUV de luxo atravessa uma ponte feita de papel, primeira ação do gênero em todo o mundo
- A ponte foi desenvolvida em parceria com o artista britânico Steve Messam e com a fabricante de papel James Cropper PLC
- A travessia do Range Rover pela ponte só foi possível graças ao sistema de tração 4×4 com tecnologia para tráfego em todos os tipos de terreno, em conjunto com a estrutura leve, inteiramente composta em alumínio
- A ação marca o início das comemorações dos 45 anos da Range Rover que acontecerão durante o Salão de Guangzhou, na China
A Land Rover, marca britânica de SUVs premium, promoveu uma ação para comemorar os 45 anos de inovação tecnológica de seu mais luxuoso veículo, o Range Rover. Um exemplar do modelo atravessou uma ponte de cinco metros inteiramente produzida em papel, sem nenhuma cola ou parafuso como fixação.
Feita à mão, a ponte demorou três dias para ser concluída e foi confeccionada em papel fornecido pela fabricante britânica James Crooper PLC. A ação se deu na antiga cidade de Suzhou, localizada a cerca de 100 quilômetros de Xangai. O local, famoso por suas pontes, é conhecido como a “Veneza do Oriente”.
A ação representa mais uma inovação pioneira que envolve o Range Rover, famoso por sempre estar à frente em termos de engenharia, luxo e tecnologia. O modelo inaugurou o segmento de SUVs de luxo quando foi apresentado pela primeira vez ao público em 1970. Dois anos depois, ele foi o primeiro veículo do mundo a cruzar a inóspita região de Darien Gap na América Central, feito nunca antes realizado por um veículo de passeio.
Mais tarde, em 1989, o Range Rover foi o primeiro SUV do mundo a ser equipado com sistema de freios ABS. Tecnologias como o controle eletrônico de tração e a suspensão pneumática também foram introduzidos pela primeira vez em um SUV no Range Rover, em 1992.
Apresentada em 2012, a última versão do modelo foi a primeira no segmento de SUVs a ter carroceria inteiramente produzida em alumínio, o que representou uma economia de até 420 quilômetros em relação a um modelo com carroceria tradicional.
Foi confiado ao instrutor chefe do Land Rover Experience, Chris Zhou, a tarefa de fazer com que um Range Rover atravesse a ponte e papel de forma a preservar o delicado tecido de sua estrutura. Para isso, o modelo conta com uma série de características inovadoras que se combinam para proporcionar inigualável capacidade em todos os tipos de terreno.
A mais nova geração do sistema Terrain Response 2, que adapta automaticamente todas as configurações de tração, aceleração e suspensão do modelo de acordo com o tipo de terreno em que se trafega, com ou sem a ação do motorista.
O sistema All-Terrain Progress Control (ATPC) permite ao motorista se concentrar exclusivamente na direção do veículo, uma vez que o sistema monitora toda a velocidade e aceleração, além de adaptar o modelo para trafegar em determinado tipo de piso automaticamente. Sem precisar ao menos efetuar nenhum comando de pedal, o motorista pode usufruir de uma tecnologia que melhora a capacidade para o tráfego todo terreno e que pode ser ativada a qualquer momento, tanto com o seu veículo parado, quanto em movimento.
Pioneira do gênero na indústria, a tecnologia ajuda os motoristas a trafegar em qualquer tipo de piso, mesmo em terrenos como grama molhada, uma das mais difíceis condições off road até para os mais experientes motoristas.
Para Nick Rogers, diretor de engenharia da Jaguar Land Rover, “a China é um local extremamente importante para nossa empresa. Por isso mesmo, escolhemos escolhemos esse foi o local que escolhemos para comemorarmos os 45 anos do nosso mais emblemático SUV de luxo”.
Para o artista e designer Steve Messam, responsável pela construção da ponte de papel, “nós já vimos estruturas de papel construídas para suportar o peso de pessoas. Mas uma capaz de suportar o peso de um SUV de grande porte nunca foi construída antes. Por isso mesmo, assim como sempre ocorreu com o Range Rover, essa ação está levando além os limites de engenharia. A facilidade e a capacidade que o modelo demonstrou em transpor esse arco de papel foi realmente muito empolgante”.
Desde seu lançamento em 1970, o Range Rover é o veículo que inaugurou o segmento que hoje conhecemos como SUV, ao unir a capacidade dos veículos de trabalho rural da época com o luxo e sofisticação até então exclusivo dos sedãs e esportivos. Atualmente o modelo é uma referência em luxo, exclusividade e capacidade em todos os tipos de terreno.
Imagens e vídeos em alta resolução estão disponíveis para download no portal www.media.jaguar.com.
Sobre a Jaguar Land Rover
A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido. A empresa possui duas marcas ícones da indústria automotiva britânica: Jaguar, um dos principais fabricantes de carros esportivos de luxo, e Land Rover, líder mundial de veículos utilitários premium. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a empresa conta com mais de 30 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em mais de 170 países. Possui hoje cinco unidades fabris, sendo quatro no Reino Unido e uma na China, bem como uma unidade de montagem local na Índia. Presente há mais de 20 anos no Brasil, a Jaguar Land Rover conta com mais de 40 concessionários no país e já confirmou que vai inaugurar sua fábrica em Itatiaia/RJ no ano de 2016.
Sites: www.media.jaguar.com e www.media.landrover.com
Facebook: www.facebook.com/jaguarbrasiloficial e www.facebook.com/landroverbr
Instagram: @landroverbr e @jaguarbrasil