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Kia e Hyundai desenvolvem o 1º sistema ICT – Connected Shift System do mundo.

A Kia Motors Corporation e a Hyundai Motor Company anunciaram ontem (20/2) o desenvolvimento do primeiro sistema preditivo de tecnologia da informação e comunicação do mundo, o ICT Connected Shift System, permitindo que o veículo mude automaticamente para a marcha ideal, depois de identificar as condições de estrada e de tráfego. Durante o desenvolvimento do sistema, que deve ser aplicado em veículos das marcas no futuro, Kia e Hyundai registraram cerca de 40 principais patentes na Coreia do Sul e no exterior.

Enquanto as tecnologias utilizadas para mudanças automáticas dependem das preferências dos motoristas, como o Smart Drive Mode, disponível na maioria dos modelos atuais da Kia e da Hyundai, o ICT Connected Shift System é o primeiro a mudar a marcha automaticamente de acordo com as condições da estrada e do tráfego.

O ICT Connected Shift System utiliza um software inteligente na Unidade de Controle de Transmissão (TCU), que coleta e interpreta informações em tempo real por meio de tecnologias subjacentes, incluindo navegação 3D equipada com um mapa preciso da estrada, além de câmeras e radar para controle de cruzeiro inteligente. A entrada de navegação 3D inclui elevação, gradiente, curvatura e uma variedade de ocorrências na estrada, além das condições atuais do tráfego. O radar detecta a velocidade e a distância entre os veículos, e uma câmera prospectiva fornece informações sobre a pista.

Usando todos esses recursos, o TCU prevê o cenário de mudança ideal para situações de direção em tempo real, por meio de um algoritmo de inteligência artificial, e muda as marchas. Por exemplo, quando se espera uma desaceleração relativamente longa e o radar não detecta irregularidades de velocidade com o carro à frente, a embreagem da transmissão muda temporariamente para o modo neutro para melhorar a eficiência do combustível.

Quando a Hyundai e a Kia testaram um veículo com ICT Connected Shift System em uma estrada muito curva, a frequência de trocas nas curvas foi reduzida em aproximadamente 43% em comparação aos veículos sem o sistema. Consequentemente, o sistema também reduziu a frequência da operação do freio em aproximadamente 11%, minimizando a fadiga da direção e o desgaste do freio.

Quando era necessária uma aceleração rápida para entrar em uma rodovia, o modo de direção alternava automaticamente para o Modo Esporte, facilitando a adesão ao fluxo de tráfego. Depois, o veículo retornou automaticamente ao seu modo de condução original, permitindo uma condução segura e eficiente.

Além disso, os freios do motor foram aplicados automaticamente ao soltar o pedal do acelerador, determinando quedas de velocidade, declives e a localização da alteração do limite de velocidade na estrada. As mudanças na distância do carro à frente foram detectadas pelo radar dianteiro para ajustar automaticamente a transmissão apropriada, o que melhorou a qualidade da direção.

O sistema também está alinhado com a tecnologia autônoma, que está sendo desenvolvida diariamente. O sistema ICT Connected Shift System proporcionará eficiência energética e uma experiência de condução estável na era dos veículos autônomos, o que significa desempenho aprimorado em resposta às condições de tráfego e rodovias em tempo real.

A Kia e a Hyundai estão planejando desenvolver ainda mais o ICT Connected Shift System, de modo que possa se comunicar com sinais de tráfego baseados na comunicação LTE ou 5G, e identificar as tendências dos motoristas, resultando em um aprimoramento adicional do controle de mudança de marchas.

“Os veículos estão evoluindo para além de dispositivos de mobilidade simples para soluções de mobilidade inteligentes”, disse Byeong Wook Jeon, chefe do Laboratório de Pesquisa em Controle de Transmissão Inteligente. “Mesmo uma área tradicional do automóvel, como o powertrain, está se tornando uma tecnologia elaborada para mobilidade inteligente, por meio de esforços para integrar as tecnologias de transmissão e inteligência artificial”.

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