Kart: Caio Collet conquista bicampeonato brasileiro e se prepara para a última etapa do Europeu.
O segundo semestre de 2015 apenas começou, mas o paulista Caio Collet já tem motivos de sobra para comemorar nesta temporada. Depois de conquistar o Top Kart Brasil, o piloto faturou no último fim de semana, no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), seu bicampeonato Brasileiro, agora pela categoria Júnior. A conquista é uma motivação a mais para o kartista, que disputa a partir desta quinta-feira (dia 23) a terceira e última etapa do Europeu de Kart em Kristianstad, na Suécia.
Uma das revelações do kartismo atual, o piloto de 13 anos nem teve tempo para comemorar a conquista do bicampeonato brasileiro. A vitória no Velopark teve um sabor especial, por ter sido também a primeira vez que o piloto andou no kartódromo gaúcho. “Nunca tinha andado no Velopark e, no começo, a chuva também atrapalhou um pouco. Mas no pouco tempo de treino que tivemos, consegui acertar bem o kart e ter um bom desempenho na final para garantir mais um título”, explicou Collet.
Festa encerrada, é hora de pensar no Europeu. O kartista, que está participando de provas na Europa pela primeira vez este ano, na categoria KF Junior, já embarca nesta terça-feira (21) para a Suécia. Esta será a prova com o maior número de participantes na temporada (84 contra 64 nas duas etapas anteriores).
Apesar de ser estreante em competições internacionais, o brasileiro tem surpreendido positivamente, chamando a atenção de competidores e equipes do Europeu. Logo na primeira prova, em Portugal, Collet ficou em segundo lugar, subindo ao pódio em sua estreia. Na segunda etapa, na Inglaterra, o piloto também andou entre os primeiros nas baterias classificatórias, mas teve alguns incidentes na Pré-Final e Final, que o impediram de chegar mais à frente.
Cada etapa do Europeu de Kart é disputada em quatro baterias pré-classificatórias e duas baterias na última fase (Pré-Final e Final). Collet, que corre pela equipe Kosmic Racing Dept, está atualmente na oitava colocação, com 20 pontos. A expectativa agora é se superar na última etapa.
“Agora é hora de pensar no Europeu. Procurei alguns vídeos no Youtube sobre a pista de Kristianstad, mas a maioria são bem antigos. De qualquer forma, viajo bem motivado e o objetivo é tentar me superar. Sei que não será fácil, mas vamos trabalhar bastante pra terminar bem o campeonato”, completou Collet.
Depois do Europeu, o próximo desafio internacional do kartista será o Mundial, em setembro, na Itália. A estratégia é que o piloto ganhe cada vez mais experiência internacional e os resultados têm surpreendido. “Decidimos participar do Europeu este ano, mas sem muitas pretensões, focando no trabalho para o Caio adquirir experiência internacional. Mas, felizmente, ele superou todas as expectativas e chamou a atenção dos europeus com os resultados. Nesta última etapa, serão 84 pilotos inscritos e esperamos que a conquista do Brasileiro seja mais um fator motivador para o Caio”, declarou Gastão Fráguas, que é manager do jovem kartista, e é um dos poucos brasileiros campeões mundiais de kart. Além de ter passado por diversas categorias do automobilismo, Fráguas venceu o Mundial de 1995 e atualmente atua com o gerenciamento de carreiras de pilotos, entre outras atividades de gestão esportiva.