Honda inicia pesquisa conjunta com Universidade de Boston em segurança da informação para Inteligência Artificial.
O Instituto de Pesquisas da Honda (HRI, na sigla em inglês), subsidiária da Honda R&D (Research & Development), e a Universidade de Boston estabeleceram uma pesquisa conjunta na área de segurança de dados e privacidade para futuras descobertas no campo de Inteligência Artificial.
Desde sua fundação, guiada pelo compromisso de melhorar a vida das pessoas, a Honda tem se empenhado com a evolução constante da mobilidade ao redor do mundo, a partir de suas motocicletas, automóveis e produtos de força. Com o avanço da tecnologia digital, a empresa visualiza a possibilidade de criar valores em outros campos de conhecimento, além dos que já atua.
Com isso, a Honda irá utilizar a Inteligência Artifical para tornar a vida das pessoas mais agradável. O objetivo é desenvolver uma Inteligência Cooperativa com a possibilidade de:
Capacitar: expandir o potencial das pessoas;
Compartilhar Experiências: crescer junto com as pessoas;
Exercitar a empatia: ser capaz de compreender e relacionar-se com as emoções das pessoas;
Para que a inteligência artificial possa cooperar com as pessoas, informações pessoais devem ser coletadas e analisadas. Com o uso de sistemas sofisticados de segurança da informação, os dados dos usuários estarão protegidos.
A Honda escolheu o Instituto Rafik B. Hariri para a Computação e Ciência Computacional e Engenharia da Universidade de Boston como um parceiro estratégico para a colaboração na pesquisa conjunta. Para coordenar e estruturar esse trabalho, foi criado um comitê de supervisão composto por membros da Universidade de Boston e da Honda.
Um primeiro projeto de pesquisa investigará o controle de privacidade de dados, usando uma tecnologia chamada computação multipartida segura (um tipo de criptografia que conduz a computação com os dados mantidos privados).
Atualmente, serviços personalizados, tais como sistemas recomendadores de conteúdo tornaram-se comuns em nossas vidas diárias. Normalmente, esses sistemas compartilham dados pessoais de usuários, muitas vezes sem seu conhecimento e controle.
O objetivo da Honda é criar tecnologias de segurança de dados que permitam ao usuário controlar quais informações podem ser compartilhadas com os sistemas e quais não.
A Honda visualiza uma sociedade na qual produtos de mobilidade e robes equipados com Inteligência Cooperativa segura serão altamente capazes e, ao mesmo tempo que dispositivos confiáveis desempenharão um papel importante no cotidiano das pessoas.
Sobre a Boston University
Fundação: 1839
Localização: Massachusetts, EUA
Representante: Dr. Jean Morrison, Reitor e Diretor Acadêmico
Sobre o Honda Research Institute Japan Co., Ltd.
Fundação: Janeiro de 2003
Localização: Wako, Saitama Prefecture, Japan
Representante: Hiroshi Tsujino, presidente e CEO
Capitalization ratio: 100% Honda R&D Co., Ltd.
Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 22 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 1,6 milhão de veículos. Durante esses anos a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1500 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. E a segunda planta de automóveis da marca foi construída na cidade de Itirapina (SP) porque muito mais está por vir. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR