Honda atinge marca de 20 milhões de motos fabricadas
A Moto Honda da Amazônia produziu, até o dia 4, em Manaus (AM), sua moto de número 20 milhões. O marco foi protagonizado por uma CG 150 Titan 2015. Para comemorar a conquista, resultado da aceitação dos produtos Honda no País, foi realizada cerimônia interna com a participação de diretores da empresa, colaboradores, representantes de concessionárias, fornecedores e autoridades.
Para Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America, esse momento representa a força e a credibilidade da marca Honda no Brasil. “Atingir a produção de 20 milhões de motos é a resposta positiva do consumidor brasileiro ao nosso compromisso de oferecer produtos da mais alta qualidade e um serviço de excelência, há mais de 40 anos”, comenta o executivo.
Trajetória de liderança
Inaugurada em 1976, a maior fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo se tornou um dos maiores empreendimentos do Polo Industrial de Manaus e é referência mundial em verticalização. Em suas instalações, acontece um complexo processo produtivo que contempla o desenvolvimento e fabricação dos principais componentes das motos: rodas, guidões, escapamento e partes de motores e chassis, além do ferramental para produção. Com capacidade para produzir 2 milhões de motocicletas ao ano, a Honda possui 80% do mercado nacional e é, em números absolutos, a 2ª- maior fabricante de veículos do País: carros, pick-ups, ônibus, caminhões, tratores, motos etc.
Atualmente, são produzidos na fábrica de Manaus 26 modelos de motos, de 100 a 1000cc, além de quadriciclos e motores estacionários. Além disso, a empresa também vende no Brasil 9 modelos importados de até 1.800 cc. Esse amplo line-up, que aumenta a cada ano, oferece opções a todos os perfis de consumidor: lazer, esporte, trabalho…
Referência em tecnologia
O investimento constante no desenvolvimento de produtos de qualidade e tecnologia é premissa da Honda. Entre tantas realizações, em 2009 a empresa foi pioneira ao lançar a primeira motocicleta “flex” do mundo, projeto alinhado ao compromisso da marca em desenvolver produtos cada vez mais amigáveis ao meio ambiente. Hoje, são seis modelos flexproduzidos no Brasil: CG 150 Titan Mix, NXR 150 Bros, CG 150 Fan,a Biz 125, CB 300R e XRE 300, que representam juntos mais de 60% das vendas da marca.
Aprimorando produtos, a Honda realizou, em 2013, investimentos de R$ 40 milhões na construção da mais moderna linha de produção de chassi do mundo e inaugurou, na planta de Manaus, um moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia.