História da Indústria Automotiva – Ferrari 308 GTS – um V12 muito especial.
Este é um daqueles casos que por vezes dá pena, por estar a um alcance inalcançável. Confuso? Simplifiquemos.
É um Ferrari 308 GTS QV de 1985 com motor V12 de 4.8 litros e vai ser leiloado em maio, na Inglaterra, pela Silverstone Auctions. Está de fato ao alcance… mas distantes 60 a 70 mil euros, e falamos apenas da base da licitação, prevendo-se que este valor suba, ou não estivéssemos falando de um de quatro exemplares conhecidos com motor V12, resumidamente uma “relíquia”.
Era uma vez um 308 GTS – nasceu V8, cresceu V12.
O veículo chegou a Maranello em 8 de março de 1985 e vestia uma combinação de cores pouco usual; um Metallic Blue Chiaro; com interiores brancos em pele. Trazia ainda opcionais em que se incluíam um spoiler dianteiro e ar condicionado.
Porém, ao fim de alguns anos o seu primeiro proprietário ficou desconsolado com a potência do motor V8, de 240 cv, e no final dos anos 80 recorreu aos serviços da concessionária da marca italiana Emblem Sports Cars, então propriedade do conhecido Campeão Mundial de Fórmula 1, Nigel Mansell. O mecânico da altura, Nigel Hudson, propôs uma solução pouco usual – colocar um motor V12, de 340 cv, do Ferrari 400 no 308 GTS QV. Assim foi. Mansell adquiriu um motor à Ferrari e Hudson fez a sua parte, adaptando o motor à arquitetura do carro.
Nascia assim um de quatro modelos 308 conhecidos com esta ‘especificidade’ e a expressão “Nigel’s Flyer”. O carro foi adquirido em 2013 pelo seu atual proprietário, depois de 10 anos numa arrecadação, e este levou-o até junto de Nigel Hudson, que durante dois anos se encarregou do modelo. Motor, caixa de velocidades e suspensão foram revistos por Hudson e foram colocadas novas peças onde necessário. Agora vai a leilão, é caro e tem volante à direita… mas valia o investimento, não valia?
Mais uma história de um lendário veículo que será leiloado em Londres, a seguir vejam mais algumas imagens do belíssimo “Ferrari”.