Categ. InternacionaisFórmula 1HistóriaLembranças da Fórmula 1Notícias

História da Fórmula 1 – Ken Tyrrel, o inventor do merchandising na categoria.

O visionário Ken Tyrrel, hoje faz falta sua equipe no grid da categoria.

 

“De ano para ano os pilotos querem ganhar mais, os mecânicos também. Os custos de produção de um F1 aumentam mês após mês e para fazer face a este substancial aumento de encargos os patrões das escuderias tentam arranjar subsídios mais avultados dos seus patrocinadores. Mas, à medida que o patrocinador aumenta o seu investimento ele pede mais qualquer coisa em troca. Então, os verdadeiros donos das escuderias passam a ser a John Player, Elf, Malboro, por exemplo, por troca com Colin Chapman, Ken Tyrrell ou Teddy Meyer.” Até aqui, nada de novo, mas o que vamos ler a seguir mostra o visionário que foi Ken Tyrrell:

 

“Percebendo-se deste fato, Ken Tyrrell lançou há algum tempo uma operação comercial orientada pelo seu filho Bob, e que consiste na produção e comercialização de vários produtos relacionados com a equipe Tyrrell. Em todos os Grandes Prêmios é montada uma tenda que vende desde anoraks, a camisetas, a cintos, até miniaturas de carros Tyrrell, etc. Estes mesmos são vendidos por correio durante todo o ano a partir da sede da Tyrrell em Ockham, na Grã-Bretanha. “No clima econômico atual”, diz Ken Tyrrell, “pensamos ser muito importante demonstrar aos nossos patrocinadores e ao público que estamos empenhados em contribuir para o financiamento da nossa atividade esportiva. Em 1977, o valor das vendas efetuadas pelo serviço de apoio da equipe atingiu os 12 mil dólares e este ano esperamos ultrapassar os 15 mil dólares”. Estávamos no ano de 1978…

 

Ken Tyrrel acrescenta ainda: “Uma outra importante fonte de receita é a fabricação de brinquedos e miniaturas dos nossos carros, mais propriamente, o que as casas produtoras desses artigos nos pagam para obtenção da licença de fabricação. O “seis rodas” — Project 34 — foi, sem dúvida, o modelo mais produzido por essas casas de brinquedos e miniaturas. Calcula-se que em dois anos foram construídas mais de 10 milhões de unidades nas mais diversas escalas e preços.”

 

Por esses motivos que Ken Tyrrel era visto em sua época como visionário; tal como Colin Chapman e sua Lotus preta JPS.

 

Galeria de Imagens:

sl

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *