Hennesey Venom F5 – Detona o Veyron
A preparadora americana Hennessey é mais conhecida por ser a “mãe” do monstruoso Venom GT, uma versão anabolizada do Lotus Exige equipada com motor V8 e responsável por travar uma luta feroz com o Bugatti Veyron pelo título de carro mais rápido do mundo – em fevereiro o modelo assombrou o mundo ao bater os 435,31 km/ no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, mas não teve o recorde homologado pelo Guiness Book.
Para levar de vez o título para a casa, a Hennessey anunciou ao site da revista Top Gear o desenvolvimento do Venom F5, uma espécie de sucessor do GT que deve ser capaz de atingir mais de 466 km/h.
Para chegar a esses números, o modelo, batizado em “homenagem” ao tipo de tornado mais devastador já medido pela Escala Fujita, terá o motor V8 7.0 biturbo atualizado para despejar mais de 1.400 cv – o Venom GT conta com “apenas” 1.244 cv. Outros truques incluem a aerodinâmica retrabalhada, o uso de fibra de carbono na carroceria para reduzir o peso e um controle de tração baseado em GPS que adapta o veículo de acordo com o circuito.
A marca confirma que uma transmissão de dupla embreagem foi considerada, mas o peso excessivo e problemas com a durabilidade fizeram com que a ideia fosse descartada. Assim, além da tradicional caixa manual de seis marchas o supercarro terá câmbio automático com paddle-shifts como opcional.
Segundo a Hennessey, a previsão é que o Venon F5 seja apresentado no próximo ano, enquanto as primeiras entregas acontecerão apenas em meados de 2016. A meta é produzir 30 unidades (uma das exigências do Guiness Book para o recorde ser aceito), cada uma custando mais de US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões) sem impostos.