Groupe PSA é o primeiro fabricante de automóveis a lançar um aplicativo para smartphone com ofertas de crédito automotivo na China.
- A inteligência artificial como suporte de um aplicativo inovador concebido para uma utilização simples e rápida pelo cliente.
- Com alguns cliques o cliente envia seu pedido de financiamento; em poucos segundos recebe a resposta.
- O aplicativo está disponível para todos os compradores de veículos das marcas Peugeot e da Citroën.
A filial financeira do Groupe PSA na China (DPCAFC) oferece, desde 21 de dezembro, uma solução inovadora O2O (online to offline e offline to online), que permite aos clientes obter um financiamento em poucos minutos usando seu smartphone. Com isso, as concessionárias podem focar nas expectativas dos clientes.
O aplicativo “DONGFENG PSA Finance”, disponível para download em Android e IOS, utiliza diferentes tecnologias, como assinatura eletrônica, reconhecimento ótico de caracteres e as mais recentes técnicas de reconhecimento facial, algumas das quais exigem inteligência artificial. O Groupe PSA é a primeira montadora a oferecer uma solução desse tipo na China. O aplicativo posiciona o Grupo na vanguarda da inovação em matéria de serviços de financiamento automotivo, com um forte diferencial quando se trata do prazo de processamento dos pedidos de clientes.
Para o cliente, a utilização do aplicativo é simples e rápida. Depois de escolher o veículo e indicar o tipo de financiamento desejado, o cliente deve escanear sua carteira de identidade, seu cartão de crédito e conferir as informações pessoais e bancárias recolhidas pelo reconhecimento ótico. Deve também se fotografar e se filmar para cumprir com as exigências legais e validar sua identidade por reconhecimento facial. Em poucos minutos e com alguns cliques no smartphone, o cliente transmite seu pedido de crédito. Graças a esse método, baseado em seis pontos de identificação associados a uma dezena de perguntas simples, a DPCAFC consegue tomar uma decisão sobre o financiamento em menos de 10 segundos.
As concessionárias chinesas acolheram favoravelmente essa solução O2O. Ela não só oferece ao cliente a possibilidade de realizar pessoalmente os trâmites para a obtenção de crédito e acompanhar cada etapa do pedido, mas também às equipes das concessionárias podem desenvolver uma relação comercial de qualidade simplesmente exibindo no tablet o perfil do cliente quando este for à concessionária, para continuar a venda do veículo.
Por ocasião do lançamento do aplicativo, Franck Malochet, Vice-Presidente Executivo Adjunto da DPCAFC, disse: “Este aplicativo ilustra nosso desejo de melhorar a experiência do cliente, facilitar seu acesso ao crédito e disponibilizar uma ferramenta amigável e simples paralelamente à compra do veículo. Somos uma montadora pioneira nessa área na China, ao integrar e utilizar as últimas tecnologias disponíveis e autorizadas no mercado. A prazo, este aplicativo será aperfeiçoado e cada cliente poderá administrar de maneira simples seu financiamento, seus seguros e serviços.”