Fórmula Truck cria restritor de sucesso.
Sempre em busca de manter o equilíbrio e a competitividade entre pilotos e equipes e levar cada vez mais emoção ao público, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck apresenta mais uma novidade nesta 20ª temporada de sua história. A categoria de maior público no continente sul-americano passa a ter o que passou a ser conhecido no meio automobilístico como lastro de sucesso. Em carros de corrida o lastro é, literalmente, um peso acrescido aos primeiros colocados, e que varia de acordo com o regulamento particular de cada categoria e com a posição na tabela de classificação. Nos caminhões da Truck a fórmula encontrada foi a de reduzir a potência dos motores e foi fabricado o que se convencionou chamar de restritor de sucesso.
“Buscamos, de forma contínua, um equilíbrio nas pistas e essa modificação será importante, pois diminui a diferença dos líderes para os outros e cria condições para diferentes vitoriosos. O melhor de tudo é que teremos mais ultrapassagens, mais disputas e é isso que os fãs querem ver: brigas sadias nas pistas e muita garra de todos os pilotos“, disse Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck.
Assim, a partir da segunda corrida da temporada – programada para dia 12 de abril no Autódromo de Brasília – o sistema será colocado em prática, pois na abertura do campeonato, dia 1º de março em Caruaru, Pernambuco, ninguém ainda terá pontuado e, consequentemente, o restritor não será utilizado. Na Capital Federal, o primeiro colocado na classificação geral terá um redutor de potência – instalado na turbina – seis milímetros (74mm) mais estreito do que os outros, o que significa uma perda de algo em torno de 70 cavalos.
O segundo posicionado na classificação geral perderá menos: cerca de 50 cavalos (restritor de 76mm), enquanto o terceiro, com a abertura reduzida para 78mm, terá a menos algo em torno de 30 cavalos. Todos os outros pilotos, do quarto colocado na tabela geral em diante, terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo. O objetivo principal é tentar equilibrar mais a disputa pela vitória e pelo título da categoria mais popular no automobilismo da América do Sul.
Apesar de parecer pouco para a potência de cerca de mil cavalos dos caminhões da Fórmula Truck, essa redução deve ajudar a aumentar a disputa por posições na pista, o que eleva a adrenalina de pilotos e do público fã da categoria. Além disso, auxilia os outros pilotos a se aproximarem dos líderes na classificação geral e a reduzir a diferença na tabela de pontuação. A segunda prova da temporada sem a presença dos restritores será a última, marcada para dezembro no Autódromo de Interlagos. No templo do automobilismo brasileiro todos os pilotos entram com a mesma potência, ou seja, com a abertura de 80mm.
CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Brasília (DF)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Campo Grande (MS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.