Fórmula Truck – Beto Monteiro é o Rei do Velopark.
Beto Monteiro tem duas recordações do Autódromo Velopark, onde no dia 14 de junho será disputada a quarta etapa da temporada da Fórmula Truck. A primeira é duplamente boa, pois até agora, em duas corridas da categoria no circuito gaúcho, foram duas vitórias: em 2010, ano da inauguração da pista de Nova Santa Rita, e em 2012. A lembrança desagradável é que, paradoxalmente, a segunda vez que terminou no lugar mais alto do pódio, ele passou mal. Muito mal. Ele e vários outros pilotos sentiram demais o forte calor daquele domingo, dia 4 de março, quando a temperatura externa chegou próxima dos 40 graus e dentro dos cockpits a cerca de 70 graus. Mesmo bem condicionados fisicamente, muitos sofreram com a desidratação e tiveram de ser auxiliados para sair dos caminhões.
“Sem dúvida esse foi um dos piores momentos da minha vida numa corrida. Mas depois tudo foi compensado quando subi no pódio, mesmo desgastado demais pelo calor. Agora não acredito que estará calor, pois estaremos às vésperas de começar o Inverno. Apesar das duas vitórias anteriores, neste ano não vejo ninguém com poder de fogo para brigar diretamente e nas mesmas condições com os Volkswagen. Se com o restritor já está difícil, imagine sem?“, disse Beto Monteiro.
Além de ser, até agora, o único vitorioso no Velopark, esse pernambucano tem outras boas lembranças da pista que agora tem 2.278 metros, pois foi ali, em 2010, que a Iveco conquistou sua primeira vitória, e com direito à pole. Dois anos mais tarde ele repetiu a dose e também fez barba e cabelo.
“Para conseguir isso foi preciso uma mistura de um bom acerto com um pouco de sorte, pois na segunda corrida briguei muito com o Totti. Agora, apesar da vantagem dos Volkswagen, estou otimista em conquistar outro bom resultado, pois estou acertando meu caminhão do jeito que gosto, pois tinha sido construído para outra equipe, e agora espero que esteja mais competitivo“.
O segredo para se vencer no traçado do Velopark, o mais curto de toda a temporada, é largar o mais na frente que puder, pois a pista dificulta muito as ultrapassagens, principalmente para caminhões, já que é um pouco estreita.
“No Velopark é preciso ter bons freios, pois temos duas retas e logo em seguida curvas de baixa. Nenhuma de alta velocidade. Além disso, o que é mais difícil, é ter boa tração, o que é a grande dificuldade“, completou Beto, que tem no currículo os títulos de campeão brasileiro e sul-americano em 2013.
A liderança do Campeonato Brasileiro está nas mãos de Leandro Totti (Volkswagen Constellation). Ele tem 123 pontos contra 106 de Felipe Giaffone, seu companheiro de equipe, e 101 de Djalma Fogaça, que corre com um Ford, que no Velopark deve ter um novo e mais potente motor. O quarto lugar é de Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), com 93 pontos, seguido pelo quinto colocado Jaidson Zini (Iveco), com 85 pontos, e por Wellington Cirino (Mercedes-Benz), que tem 75 pontos.
Acampamento liberado no Velopark
A próxima Fórmula Truck no Autódromo Velopark terá a área de camping liberada para a montagem de barracas. A partir da sexta-feira, dia 12 de junho, será possível escolher os lugares para ver a corrida. Para estacionar motos o preço é de R$ 5; carros R$ 10; vans R$ 24 e ônibus e motorhomes R$ 50. A área destinada para acampamento tem acesso pelo portão 5, com visibilidade para a reta oposta. Apenas neste local é permitido fazer churrasco, além de entrar com alimentos e bebidas.
Ingressos à venda
Os ingressos para acompanhar a quarta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 14 de junho no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 12 de junho. Para acompanhar, das arquibancadas, todos os treinos de sexta e sábado e a corrida o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 12 e 13 de junho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 14 de junho), que não receberão.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (14/6), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos, o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região – os locais serão divulgados em alguns dias – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)
Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial
Imagem: Rodrigo Ruiz (RRMedia)