Fórmula E: Pascal Wehrlein e Porsche fazem primeira pole em casa, no E-Prix de Berlim.
A TAG Heuer Porsche conquistou a Julius Baer Pole Position em seu E-Prix de casa pela primeira vez, após uma sequência impressionante de voltas de Pascal Wehrlein na Classificação em Berlim. Ele competiu no Duelo Final contra Dan Ticktum, com o CUPRA KIRO também equipado com unidade de potência da Porsche, mas o britânico não conseguiu barrar o atual campeão mundial.
Wehrlein também conquistou três pontos adicionais pela pole, o que o mantém na briga pelo campeonato, já que seu maior rival Oliver Rowland (Nissan) larga em oitavo, após perder cinco posições no grid por causar uma colisão na corrida de ontem.
Final
Dan Ticktum e Pascal Wehrlein se enfrentaram no Duelo Final, sendo que a única final anterior de Ticktum havia sido em Tóquio, no início desta temporada. No entanto, foi uma vitória fácil para Wehrlein, que fez o melhor tempo de volta e conquistou a primeira pole position sua e da Porsche.
Semifinais
Ticktum estava em uma missão durante sua participação nas Semifinais, garantindo uma largada na primeira fila ao enfrentar Oliver Rowland. Esta é a terceira semifinal de Ticktum nesta temporada, com sua melhor largada em Berlim sendo na Temporada 9, quando largou em quarto.
Os dois companheiros de equipe da Porsche se enfrentaram em seguida, sendo que Wehrlein venceu António Félix da Costa quando se enfrentaram na Final do Duelo da Cidade do México e novamente quando se encontraram nas Quartas-de-final de Tóquio. Esse padrão continuou, com Da Costa cometendo um erro e exagerando na volta, permitindo que Wehrlein vencesse a batalha por mais de seis décimos de segundo.
Quartas-de-final
Dan Ticktum estava voando em sua volta, marcando um tempo seis décimos mais rápido que o McLaren NEOM de Taylor Barnard. Foi o primeiro duelo de quartas-de-final que Barnard perdeu nesta temporada, mas Ticktum estava no comando.
A próxima prova foi Rowland versus Vandoorne, com os dois repetindo disputa da corrida de ontem. O líder do campeonato, Rowland, foi o mais rápido, garantindo uma vaga na Semifinal contra seu compatriota Ticktum.
Da Costa foi o próximo a enfrentar seu ex-companheiro de equipe Robin Frijns, com a potência da Porsche mais uma vez no comando, mas a disputa foi acirrada, com apenas 0,088s. Infelizmente para Frijns, não seriam duas aparições seguidas na primeira fila.
Por último, Pascal Wehrlein e Nico Mueller, com Wehrlein na liderança com uma volta impressionante, ficando seis décimos à frente do piloto da Andretti. Mueller foi um dos dois únicos pilotos em tempo integral que não participaram das etapas de Duelo nesta temporada, restando apenas Zane Maloney para atingir o marco.
Grupo A
Foi um final dramático para a primeira fase da classificação, com Jake Hughes provocando a bandeira vermelha nos momentos finais após um acidente na Curva 1. Foi uma saída de pista significativa para o piloto da Maserati MSG Racing, e especialmente decepcionante, já que ele estava em segundo antes da paralisação. Seu tempo de volta foi apagado por causar uma Bandeira Vermelha, o que o rebaixou para a sexta posição.
Seu companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, foi o mais rápido na bandeira quadriculada, com Taylor Barnard em segundo. Dan Ticktum também navegou bem nas condições úmidas para garantir o terceiro lugar, com Oliver Rowland tendo sorte com a eliminação do tempo de volta de Hughes e sendo promovido para os Duelos, em quinto.
Sobre os brasileiros do grupo, Lucas di Grassi não saiu da garagem após um grande acidente no mesmo local que Hughes, mais cedo, com a garagem da Lola Yamaha ABT tendo uma grande tarefa pela frente para prepará-lo para correr mais tarde. Já Sérgio Sette Câmara, pela Nissan, fez apenas o tempo de 1min03.087 e vai largar em 20º.
Grupo B
Com a pista secando, o sol até apareceu pela primeira vez neste fim de semana. Pascal Wehrlein e António Félix da Costa avançaram para os Duelos pela Porsche, terminando o grupo em primeiro e segundo, respectivamente.
Robin Frijns, que largou na primeira fila ontem, chegou aos Duelos em terceiro, com Nico Mueller assumindo a última posição e terminando em quarto. Mitch Evans, que venceu em Tempelhof ontem, perdeu a fase seguinte da Classificação por apenas 0,030s.
Seu companheiro de equipe, Nick Cassidy, terminou em 11º e último, então largará do fundo do grid novamente.
O brasileiro Felipe Drugovich, na Mahindra Racing, parecia rápido nos treinos, mas terminou a sessão em 10º.
Programação e onde assistir ao E-Prix de Berlim de 2025
A Fórmula E retorna com a rodada dupla do E-Prix de Berlim para a Etapa 14, neste domingo, 13 de julho, com a segunda corrida do fim de semana às 11h05, sempre no horário de Brasília.
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://www.band.com.br/ e https://bandsports.uol.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br/) pelo YouTube.