Categ. InternacionaisFórmula ENotícias

Fórmula E – Equipe Nissan conquista duas pole positions, um pódio e uma vitória em uma intensa corrida em casa na rodada dupla de Tóquio

A Equipe Nissan de Fórmula E foi motivo de orgulho para os fãs correndo em casa na primeiríssima rodada dupla em Tóquio, conquistando pole positions, um pódio e a vitória da corrida com Oliver Rowland, o líder do campeonato de pilotos.

De volta ao E-Prix de Tóquio pela segunda vez, para as rodadas 8 e 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, o ritmo impressionante da escuderia japonesa no sábado durante a segunda sessão de treinos livres entregou resultados que se materializaram na formação do grid, depois que o restante da sessão de qualificação foi cancelado devido à chuva. Com isso, Rowland largou na pole, à frente de seu companheiro de equipe Norman Nato, que largou em terceiro.

O piloto britânico manteve a liderança após a atuação do safety car com a pista molhada, criando uma boa vantagem antes de a bandeira vermelha interromper sua evolução. Rowland fez seu Pit Boost obrigatório logo depois da nova largada, mas ficou em segundo lugar ao final dessa janela, atrás de um piloto que havia feito a parada antes da bandeira vermelha. Depois disso ele partiu com tudo, mas não conseguiu fazer uma manobra que o levasse à vitória. Rowland terminou em segundo, garantindo seu sexto pódio da temporada.

Nato já estava brigando pelos pontos durante a fase inicial da corrida, mas um problema em seus pneus fez com que ele tivesse dificuldade para ter aderência na pista de Tóquio, cruzando a linha de chegada em 15º.

Na segunda prova, no domingo, a pista estava seca e ambos os pilotos impressionaram na fase de grupos de qualificação, avançando para a fase de duelos, onde os dois se encontraram nas quartas de final liderada pela Equipe Nissan de Fórmula E. Rowland evoluiu para a final, conquistando sua terceira pole position consecutiva da temporada e sua terceira no Japão, sendo o único piloto a largar em primeiro nas três edições do E-Prix de Tóquio.

Mantendo a liderança após a largada, o ritmo de Rowland e a excelente estratégia da equipe deram resultado. Quando estava apenas em sexto antes de seus seis minutos finais do Modo Ataque, o piloto do carro nº 23 fez algumas ultrapassagens impressionantes que o levaram à liderança faltando apenas algumas voltas para o término da prova, enfrentando um desafio difícil atrás do pelotão até garantir sua quarta vitória da temporada.

Nato brigou muito pelos pontos depois de largar em oitavo, demonstrando um ritmo promissor até que um contato o fez perder pontos, terminando em 17º.

Com estes resultados, Rowland amplia sua liderança no campeonato de pilotos com impressionantes 77 pontos para um total de 161 depois das quatro vitórias e três segundos lugares em nove corridas até agora. A Equipe Nissan de Fórmula E volta a ocupar o primeiro lugar no ranking por equipes, com 172 pontos, e a Nissan mantém a liderança do ranking dos construtores, com 225 pontos.

A Fórmula E continua na Ásia para a próxima prova, atravessando o Mar da China Oriental rumo a Shanghai, na China, para as rodadas 10 e 11 da Temporada 11, nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Tommaso Volpe, Diretor Geral e Chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:

“Este fim de semana foi muito especial! Foi incrível entregar um resultado tão bom diante dos nossos fãs correndo em casa. Sábado foi um dia traiçoeiro devido à chuva, mas brigamos muito e tivemos o orgulho de conquistar o pódio com o Oliver. No final, nos faltou sorte para vencer devido ao timing da bandeira vermelha em relação à nossa janela do Pit Boost. O Norman teve dificuldades com a aderência, o que é uma pena porque ele teve uma velocidade fantástica no treino livre. Ele lutou muito durante a corrida, mas não conseguiu levar os pontos merecidos por seus esforços. Mas hoje foi ainda melhor. Tivemos vários colegas e membros do alto comando da Nissan torcendo por nós neste fim de semana, então foi fantástico vencer a corrida. O Oli fez um excelente trabalho conquistando a pole e depois usou seu segundo Modo Ataque de forma perfeita para avançar e se manter na frente, apesar da pressão que vinha de trás. Já o Norman fez um bom trabalho ao se qualificar para a fase de Duelos e parecia firme nos pontos, até que um contato na briga por posições o colocou atrás. Foi frustrante para ele, mas vamos trabalhar bastante para entender o que aconteceu e como poderemos melhorar. No geral, o fim de semana foi positivo – é uma grande satisfação recuperar a liderança de todos os três campeonatos em casa. Ouvir o hino nacional do Japão durante a cerimônia do pódio em Tóquio foi um momento incrível para todos na equipe, esperamos ter feito todos da Nissan sentirem orgulho”.

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

Foi muito emocionante entregar um fim de semana tão forte diante dos nossos fãs correndo em casa aqui no Japão. O carro proporcionou excelentes sensações durante todo o fim de semana e a equipe fez um trabalho brilhante. No sábado, faltou-nos sorte para vencer a corrida, um piloto do fundo do pelotão realizou uma manobra arriscada para fazer o Pit Boost, o que valeu mesmo a pena, mas terminar em segundo ainda nos permitiu acumular um bom número de pontos. A vitória hoje com toda esta torcida local nos proporcionou uma sensação incrível. Ficamos presos um pouco no fundo do pelotão antes do nosso segundo Modo Ataque, então eu sabia que teria que arriscar. Foi intenso, mas consegui avançar e me manter firme até o final da prova. Conquistar a liderança do ranking de pilotos parece um sonho, mas grande parte do crédito vai para a equipe pela forma como eles reconstruíram a escuderia nos últimos anos. Nossa meta é manter este nível de performance nos preparativos para Shanghai, antes das últimas etapas da temporada.”

Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

“Iniciamos o fim de semana com um ritmo forte no Treino Livre e largamos em 3º no sábado. Durante a corrida eu tive dificuldades com a aderência na pista molhada, então precisamos ver isso durante os preparativos para Shanghai. Começamos bem no domingo, na 3ª sessão de treinos livres, parecia que tínhamos virado a página e eu estava brigando pelos pontos. Infelizmente, fui atingido por outro carro, isso me custou várias posições e eu não consegui recuperá-las. Meus sinceros parabéns ao Oliver e à equipe pelos resultados deste fim de semana; vamos buscar os tão desejados pontos da próxima vez”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *