Fórmula 3 passa a ser corrida de suporte da F1 em 2019.
A Liberty Media já tinha pedido e, agora, a FIA anunciou que, a partir de 2019, a Fórmula 3 vai passar a ser categoria de base e suporte da Fórmula 1, substituindo a GP3 e a Fórmula 3 européia.
Alguns pormenores ainda não são conhecidos, mas aponta a um limite de 30 pilotos, com duas corridas por fim de semana e com nove a dez fins de semana de competição. Os monopostos serão totalmente novos e serão anunciados, em breve, numa colaboração da FIA com a F1. No entanto, já se sabe que os novos monopostos vão ter o Halo, assim como mais sistemas de proteção.
“A FIA esta redefinindo a pirâmide das corridas de monopostos e a criação deste novo campeonato de Fórmula 3 é um passo muito importante para chegar neste nível, porque coloca as três mais importantes competições na mesma plataforma. Isto representa grandes vantagens, quer para os adeptos, quer para os pilotos”, comentou Stefano Domenicali.
“Um dos nossos objetivos é proporcionar o máximo espetáculo possível aos nossos adeptos com a Fórmula 1, mas também que eles possam descobrir os próximos talentos do desporto motorizado, como tal, estamos muito satisfeitos por poder receber este novo campeonato. A partir de 2019, daremos mais um passo, com os melhores pilotos das categorias nacionais e regionais a poderem correr nos principais circuitos internacionais e ao lado dos grandes nomes da Fórmula 1”, disse Ross Brawn.