Categ. InternacionaisFórmula 2Notícias

Fórmula 2 – Categoria inicia sua temporada este final de semana em Sakir.

A Fórmula 2 tem assumido cada vez mais como a principal fornecedora de jovens talentos para a F1. Só este ano teremos três pilotos que brilharam intensamente na F2 no ano passado competindo na F1.

Desde 2017 que o campeonato deixou de ser GP2 para se tornar F2 a qualidade desta competição tem sido cada vez maior. A prova de apoio da F1 conta com 12 eventos com um formato específico. O fim de semana é constituído por uma sessão de treinos e uma sessão de classificação que decide o grid de largada para a corrida principal de 170 Km ou 60 minutos com uma parada obrigatória nas boxes.

A pole position dá 4 pontos e o sistema de pontos da corrida principal é o normalmente usado nas corridas de F1. A corrida Sprint é de 120 Km ou 45 minutos e a grid de largada é definido na Corrida Principal com os oito primeiros classificados sendo colocados na ordem inversa para a corrida Sprint. Apenas os oito primeiros pontuam num sistema de pontos adaptado (15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1).

Os pilotos têm à sua disposição máquinas de igual para igual: Um chassis Dallara equipado com um motor V6 – 3.4 litros, turbinado, com 620 cv, acoplado a uma caixa semiautomática de seis velocidades, com todos os sistemas de segurança FIA. Este ano temos vários candidatos para ficarem com a coroa que foi de Charles Leclerc em 2017 e George Russell em 2018.

Teremos 20 pilotos e 10 equipes à procura da glória. O line up para 2019 está definido. A Carlin, vendedora do campeonato por equipes no ano passado, apresenta uma dupla interessante com Louis Delétraz um piloto já experiente neste campeonato e Nobuharu Matsushita, vindo dos Super Fórmula Japoneses.

Nikita Mazepin vencedor do GP3 e Nyck de Vries, quarto classificado em 2018, são também dos principais candidatos este ano. Sette Câmara e Latifi procuram mostrar algo mais enquanto Guanyu Zhou e Luca Ghiotto são os pilotos da Uni Virtuosi que substitui a Russian Time.

A Prema terá consigo Mick Schumacher uma das grandes promessas desta categoria, o filho de Michael Schumacher. A seu lado estará Sean Gelael.
Callum Ilott procura confirmar o seu talento na Sauber Junior Team, tal com Jack Aitken na Campos. Respetivamente, a seu lado estarão Juan Manuel Correa, recém confirmado como piloto de testes da Alfa Romeo e o francês Dorian Boccolacci. 

A Arden apresenta uma dupla interessante com Hubert e Tatiana Calderon. Giuliano Alesi, filho de Jean Alesi piloto da Trident, que recentemente confirmou o Suíço Ralph Boschung, sendo que a MP Motorsport tem no seu line up Jordan King e o holandês Mahaveer Raghunathan.

Calendário:

1  Bahrein, Circuito Internacional do Bahrein, Sakhir: 30 março/31 março
2  Azerbaijão, Circuito Citadino de Baku, Baku: 27 abril/28 abril
3 Espanha, Circuito da Catalunha, Montmeló: 11 maio/12 maio
4 Mónaco, Circuito do Mónaco, Monte Carlo: 24 maio/25 maio
5 França, Circuito Paul Ricard, Le Castellet: 22 junho/23 junho
6 Áustria, Red Bull Ring, Spielberg: 29 junho/30 junho
7 Grã Bretanha, Circuito Silverstone, Silverstone: 13 Julho/14 Julho
8 Hungria, Hungaroring, Mogyoród: 3 Agosto/4 Agosto
9 Bélgica, Circuito Spa-Francorchamps, Stavelot: 31 Agosto/1 Setembro
10 Itália, Autódromo Nacional de Monza, Monza: 7 Setembro/8 Setembro
11 Rússia, Autódromo  Sochi, Sochi: 28 Setembro/29 Setembro
12 Emirados Árabes Unidos, Yas Marina Circuit, Abu Dhabi: 30 Nov/1 Dez.

Vejam os pilotos que estarão na pista á partir deste final de semana.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *