Fórmula 1 – Williams diminui a lista de candidatos para 2018.
A Williams parece ser a equipe mais cobiçada do pelotão de F1, pelo menos entre aquelas que ainda têm lugares disponíveis para 2018. Mas a lista de possíveis candidatos a companheiro de equipe de Lance Stroll parece ter sido reduzida significativamente. Chama desde logo a atenção de Robert Kubica, que recentemente fez testes pela Renault, mas que foi já descartado como possível piloto da equipe da marca francesa. Durante o fim de semana do Grande Prêmio de Singapura o polonês foi apontado como possível escolha da Williams. Mas também é sabido que a experiência de Felipe Massa não pode ser descartada, mesmo tendo em conta que o brasileiro estabeleceu algumas condições para continuar na equipe. Surgiu ainda o nome de Paul di Resta, que apesar de competir atualmente no DTM continua ligado à equipe de Grove, como piloto de reserva.
Enquanto para muitos o retorno de Kubica não passa de um sonho, os nomes de Massa e Di Resta parecem fazer mais sentido, ainda que no caso do brasileiro parece existir algum ressentimento pelo fato da Williams não ter tomado ainda uma decisão sobre quem acompanhará Stroll em 2018. Há quem diga que a equipe não quer apressar uma decisão, e que antes de Sergio Pérez ter renovado com a Force India o mexicano também esteve no ‘radar’ da equipe de Grove, como estará também Fernando Alonso, que ainda não se decidiu pela continuidade na McLaren, que muitos dão como certa. Marcus Ericsson e Jolyon Palmer estariam interessados no lugar, mas parece que são nomes descartados pela equipe, enquanto Pascal Wehrlein pode ser um forte candidato, sobretudo quando em ‘cima da mesa’ está a possibilidade de ter motores Mercedes a um valor mais acessível.
Entretanto a demora apresentada pela equipe de Grove para a decisão sobre o companheiro de Stroll também esta relacionada ao motor que a equipe utilizará para as próximas temporadas. Nas últimas semanas foram vistos diretores da Honda Motorsports fazendo uma visita na fábrica da equipe nas imediações de Silverstone. Será que foi mesmo apenas uma visita de cortesia ou será que nos próximos dias divulgaremos o retorno da Honda á Williams após 30 anos; pois no mundial de 1987 Nelson Piquet se sagrou campeão com o fantástico Williams-Honda Turbo.
Seria um retorno fantástico para os amantes da Fórmula 1 para ambos os lados, pois remeteria á memoria de muitos a fase gloriosa da equipe nos anos 80. Já imaginaram? E além do mais, nas últimas provas tem ficado claro a melhora dos motores nipônicos e principalmente agora com a incorporação da ILMOR.
Em breve divulgaremos mais detalhes desta visita em Grove que aconteceu no dia 09-09-2017.