Fórmula 1 – Teremos novidades no calendário de 2020? Tudo indica que sim….
O ano de 2020 vai ter um verão atarefado em termos esportivos. Jogos Olímpicos em Tóquio, Europeu de futebol com um projeto pan-europeu, Volta a França em pleno mês de julho, e… Fórmula 1, claro. Os Grande Prêmios de verão, vão ter que sofrer ligeiras alterações para evitar que os espetadores tenham os olhares divididos entre várias competições.
Assim, o fundamental seria perceber quais os Grandes Prêmios que farão parte do calendário de 2020, e isso parece estar perto de ficar definido.
O GP do México deu passos importantes para a sua renovação, tal como o GP de Itália, e se juntam assim ao GP da Grã-Bretanha que renovou recentemente o seu contrato com a Liberty Media.
E com as entradas dos circuitos de Zandvoort (Holanda) e Hanói (Vietnã), duas provas terão que sair, e as escolhas parecem ter recaído até o presente momento nas pistas de Hockenheim e de Barcelona, deixando Sebastian Vettel, Nico Hülkenberg e Carlos Sainz ‘orfãos’ dos seus Grandes Prêmios ‘caseiros’.
Definidas as provas o grande problema é encaixá-las. Os Jogos Olímpicos de Tóquio será realizado entre 24 de julho e 9 de agosto. Em princípio apenas um Grande Pr~emio será afetado por este evento; o GP da Hungria. No entanto, e devido à Volta a França de 2020, que se realizará de 27 de junho a 19 de julho, o GP de França pode ter que seja modificada sua data para não ‘chocar’ com o seu início.
Assim, uma das hipóteses seria trocar com Silverstone. Porém essa é uma hipótese pouco viável, especialmente se o Brexit avançar, pois Áustria e França serão realizadas em fins-de-semana consecutivos.
A solução em vista é a seguinte: adia-se o GP de França para 12 de julho, que não colide com nenhuma data. Silverstone seria a 5 de julho, e o ‘grande circo’ iria ao Red Bull Ring a 28 de junho. Estas informações carecem, no entanto, de confirmação, pois não passam apenas de rumores… mas dos que fazem sentido.
Nos próximos meses a Liberty Media, disponibilizará o calendário oficial da temporada 2020 e nela saberemos se estão confirmadas as duas saídas (Hockenheim e de Barcelona) e se as informações da rádio padock para as datas estarão confirmadas como apresentamos acima.