Fórmula 1 – Sistema de pontuação pode mudar em 2021.
A temporada de 2021 vai introduzir várias mudanças na Fórmula 1, com claro destaque para os novos motores. Uma das mudanças que está agora em discussão entre as equipes e a Liberty Media é o sistema de pontuação, que pode ser alargado a todos os pilotos, ao invés de apenas aos dez primeiros. O atual sistema de pontuação entrou em vigor em 2010.
“Eles estão considerarando se o sistema de pontos deve ir até aos 20 primeiros. Com os 20 carros marcando pelo menos um ponto, se terminarem a corrida. A parte inferior começa com um ponto e depois sobe. Ou deve ser estendido dos 10 para os 15? Todas estas discussões aconteceram.”, disse o dono da Force India, Vijay Mallya.
O argumento a favor desta mudança é o de dar um incentivo extra aos pilotos que dificilmente lutam pelo top10. No entanto, se tal acontecer, deixar de existir a sensação de recompensa por terminar nos pontos.
“O ponto que foi levantado é que há um certo orgulho ao terminar entre os dez primeiros. Isso será diluído se se começar a dar pontos até ao final. Quando fizermos isso, todos os meus amigos me mandarão mensagens dizendo: ‘Parabéns, outro final entre os 10 melhores’. Top 10 tem um certo sentido de realização. O ponto decisivo que foi feito foi que, se todos os pilotos conseguirem um ponto, até ao último, todos os carros estarão correndo por um ponto. Por isso, no final do dia, ninguém vai parar de forçar os limites só porque está fora do top 10 e não há recompensa no final. Houve uma sugestão para chegar ao 15º. É óbvio que haverá mais debates, isto foi baseado em pesquisas que foram feitas”, disse Mallya ao Motorsport.com.
Dar um ponto pela volta mais rápido e outra pela pole position também está em cima da mesa.
“Essas ideias estão no ar”, acrescentou Mallya.