Fórmula 1 – Pole Position para…..ele mesmo….Lewis Hamilton.
Desta feita não foi preciso o cronômetro regressivo chegar a zero no Q3 da qualificação do GP do Japão de Fórmula 1, para sabermos a ordem do grid de classificação, já que depois de alguns pilotos terem realizado a sua primeira volta ‘rápida’, começou a chover em Suzuka e isso pegou desprevenido Sebastian Vettel que não registou sequer uma volta rápida na Q3, ficando por isso, pela nona posição. Mais um erro da ferrari em suas estratégias.
Lewis Hamilton já tinha realizado a sua volta rápida, bem como Valtteri Bottas, que foi segundo a 0.229, com Max Verstappen em terceiro a 1.297. Kimi Raikkonen foi quarto na frente de Romain Grosjean, com Brendon Hartley colocando o seu Toro Rosso numa magnífica sexta posição, curiosamente na frente de Pierre Gasly. Um pequeno prêmio para quem só deve ter mais quatro corridas na F1 depois desta. Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Sergio Pérez fecharam o top 10.
A chuva parou antes do início da Q3, mas a Ferrari cometeu um erro estratégico e mandou os seus dois carros para a pista com pneus intermédios, o que se revelou um erro, pois tal como ficou provado pela classificação da maioria dos pilotos, os super macios fizeram o trabalho. É verdade que mais tarde a chuva se intensificou mas ficou de imediato claro que o timing da Ferrari os ‘tramou’. Um erro claro, e para Vettel, que precisa de recuperar urgentemente pontos perante a Hamilton, partir de nono não é o que precisava nesta classificação.
Esta 80ª pole-position da carreira de Lewis Hamilton em Suzuka é, como se percebe, mais uma marca histórica na carreira do piloto inglês, e também mais um claro passo rumo ao pentacampeonato, já que vai partir ao lado de Valtteri Bottas, segundo na grid, e com Vettel lá atrás em nono.
Marcus Ericsson causou uma bandeira vermelha na Q1 em Suzuka, pouco depois de Vettel ter feito uma rodada. Na Q2, os Ferrari foram para a pista com os pneus super macios, enquanto a Mercedes optou por mandar Hamilton e Bottas para a pista com macios. Ricciardo teve problemas com o seu Red Bull e teve que ser empurrado no pit-lane. Desta forma, a Toro Rosso colocou o seus dois carros na Q3.
Classificação