Fórmula 1 – Pat Symonds reconhece erros operacionais da equipe inglesa e afirma que carro está perto da performance desejada.
Diretor admite Williams “imatura” e diz faltar “1% de desempenho” para vitória.
Depois de amargar algumas das piores temporadas de sua história recentemente, a Williams se reergueu nos últimos dois anos e voltou a figurar entre as grandes equipes da Fórmula 1. Tanto em 2014 quanto em 2015, o tradicional time de Sir Frank se consolidou como a terceira força do grid, atrás de Mercedes e RBR no ano passado, e de Mercedes e Ferrari neste ano. Foram 12 pódios nesse período, sete de Valtteri Bottas e cinco de Felipe Massa. Porém, um “detalhe” ainda incomoda: nenhum deles no degrau mais alto. Para o diretor técnico da equipe, Pat Symonds, falta pouco para a equipe poder ter condições de brigar por vitórias:
– Eu quero vencer, não há sentido em nada além disso. O quão longe estamos de vencer? Estamos, em termos de desempenho puro, cerca de 1% de onde precisamos estar – analisou o dirigente em entrevista ao site da Fórmula 1.
Se com relação à performance, falta pouco para a Williams ser tão competitiva quanto pretende, em um outro ponto a equipe tem deixado a desejar. Desde o ano passado, o time tem cometido diversos erros de estratégia e de trabalho nos pit stops. Alguns deles primários, como os pneus diferentes no carro de Valtteri Bottas no GP da Hungria. Apesar de demonstrar potencial, a equipe parece ainda não ter se reacostumado a ser grande. Sincero, Symonds admitiu que o time precisa melhorar em termos operacionais:
– Operacionalmente, ainda estamos um pouquinho imaturos. A Mercedes tem uma equipe muito boa – não sem erros, como vimos em Mônaco –, mas sob pressão erros podem acontecer. E nós não estamos onde gostaríamos de estar em termos operacionais. Portanto, tudo o que eu quero é esse um por cento a mais em desempenho e um operacional eficiente.
Nesta temporada, a equipe ocupa a 3ª colocação no Mundial de Construtores, atrás apenas de Mercedes e Ferrari. No Mundial de Pilotos, Massa é o quarto com 97 pontos, enquanto Bottas é o sexto, com 91. A próxima etapa da Fórmula 1 é dia 20 de setembro, em Cingapura.