Categ. InternacionaisFórmula 1NotíciasPneus

Fórmula 1 – Novo C1 da Pirelli faz sua estreia no GP do Bahrein.

“A primeira corrida do campeonato será um importante banco de testes para validar todo o trabalho de desenvolvimento que realizamos no ano passado, o que nos permitiu melhorar ainda mais a estrutura dos pneus e introduzir um novo composto. Nosso mais recente C1 fará sua estreia no Sakhir: um composto totalmente novo baseado no C2 do ano passado, mas que nos permite reduzir a diferença de desempenho entre os compostos mais duros da gama. Esperamos que seja uma opção válida para a corrida deste fim de semana, também. O ‘undercut’ é muitas vezes fundamental para o GP do Bahrein, por isso será interessante ver como as equipes fazem uso desse novo elemento no trio de compostos nomeados para Sakhir.”

 

OS PNEUS NA PISTA

 

  • O novo C1 faz sua estreia na primeira corrida da temporada. Este ano, a Pirelli expandiu a gama de compostos disponíveis para seis, com três ainda escolhidos para cada corrida. O novo composto C1 preenche a lacuna entre o C0 mais duro (usado como o C1 em 2022) e o C2, que permanece inalterado em relação ao ano passado.

  • No GP do Bahrein, C1 será o P Zero Branco duro, C2 será o P Zero Amarelo médio e C3 será o P Zero Vermelho macio. As equipes terão à sua disposição dois jogos de pneus duros, três conjuntos de médios e oito conjuntos de macios por carro, bem como a alocação usual de pneus Cinturato de chuva, tanto os intermediários quantos os de chuva pesada.

  • O Circuito Internacional do Bahrein apresenta alguns dos asfaltos mais abrasivos do ano, enquanto a pista – composta por curvas de baixa a média velocidade – coloca principalmente demandas de tração e frenagem nos pneus. O layout também requer um bom nível de estabilidade na parte traseira do carro.

  • A ampla gama de temperaturas é um fator a ser levado em consideração. As temperaturas do asfalto podem chegar a 45 graus centígrados durante o dia, caindo pelo menos 15 graus à medida que a noite cai. O TL2, a classificação e a prova – que começam todas às 18h – serão, portanto, disputadas em condições muito diferentes das demais sessões, que decorrem ao início da tarde.

  • O GP do Bahrein acontece em um circuito cercado pelo deserto de Sakhir. O vento às vezes pode soprar areia para a pista, afetando os níveis de aderência durante as sessões. As corridas de apoio incluem Fórmula 2 e Fórmula 3, com a borracha resultante influenciando a evolução da pista.

  • A degradação dos pneus será um fator-chave na hora de decidir a estratégia. Na temporada passada, todos os pilotos, exceto um, pararam três vezes (em vez do esperado de duas paradas) devido a um safety car no final da corrida. O vencedor Charles Leclerc (Ferrari) realizou seus dois primeiros stints no macio, antes de trocar para o médio. O safety car permitiu-lhe colocar o macio de volta para a stint final até à bandeirada, à frente do seu companheiro de equipe Carlos Sainz.

 

Com pneus fornecidos exclusivamente pela Pirelli, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 também começarão suas temporadas no Bahrein. O grid da F2 deste ano inclui nada menos que dez pilotos que se formaram na Fórmula 3: incluindo o campeão de 2022, Victor Martins, que recebeu uma bolsa de 300.000 euros da Pirelli para ajudá-lo a subir de categoria. Um total de 22 pilotos estão competindo na Fórmula 2, enquanto o grid da F3 é composto por 30 pilotos – 18 dos quais são novatos.

 

Campeonato Mundial de Rali – outra série oficialmente equipada pela Pirelli – começou com o atual campeão da Toyota, Kalle Rovanpera, vencendo em Monte Carlo e Ott Tanak triunfando para a M-Sport Ford na Suécia em apenas seu segundo evento WRC nos carros.

 

O Intercontinental GT Challenge Powered by Pirelli iniciou sua temporada de 2023 no circuito de Bathurst, na Austrália, resultando na corrida mais rápida da história das 12 Horas, com um número recorde de voltas concluídas e a Mercedes vencedora cruzando a linha menos de um segundo à frente do Porsche vice-campeão. A lenda da moto Valentino Rossi liderou o TL2 antes de terminar em sexto na corrida com seus companheiros de equipe BMW.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *