Fórmula 1 – Hamilton vence duelo com Rosberg no Canadá e larga na pole; já os brasileiros….
Em disputa interna da Mercedes pela pole-position em Montreal, Lewis Hamilton levou a melhor e vai largar na frente pela 44ª vez na carreira. Sebastian Vettel e Felipe Massa foram eliminados no Q1. Felipe Nasr, por sua vez, avançou ao Q2, mas não conseguiu lidar com a falta de performance da Sauber e ficou pelo caminho.
Lewis Hamilton conquistou a pole-position do GP do Canadá de F1, sétima etapa da temporada 2015. Depois de ter se poupado no treino da manhã deste sábado (6) em Montreal, onde completou apenas nove voltas e terminou em 20º e último, o bicampeão do mundo acelerou pra valer no treino que vale e, com 1min14s393 como melhor tempo no Q3, garantiu pela 44ª vez na carreira a posição de honra do grid — uma a menos em relação a Sebastian Vettel —, a sexta apenas neste campeonato. Maior vencedor do GP do Canadá dentre os pilotos em atividade na F1, Hamilton pinta como grande favorito rumo à quarta vitória no Circuito Gilles Villeneuve na corrida deste domingo.
“A Ferrari melhorou o ritmo neste ano. Felizmente, nós, como equipe, conseguimos manter o nosso ritmo e melhorar em algumas áreas. Amanhã ainda é meio incerto, e não está sendo o mais suave dos finais de semana, mas podemos construir em cima da base que Nico e eu estabelecemos hoje e brigar com eles”, declarou Hamilton.
Nico Rosberg não resistiu ao domínio de Hamilton, embora tenha emparelhado com seu companheiro de equipe tanto no Q1 como no Q2, e teve de se contentar com segundo posto no grid. A segunda fila do GP do Canadá será toda finlandesa, com Kimi Räikkönen largando em terceiro, à frente de Valtteri Bottas, da Williams. O piloto do carro #77 teve desempenho bem melhor em relação a Felipe Massa, seu companheiro de equipe, que enfrentou falta de potência do seu motor Mercedes e sequer avançou à segunda parte do treino classificatório, assim como Sebastian Vettel, da Ferrari, que pela primeira vez no ano larga atrás de Räikkönen.
Destaque para a dupla da Lotus, que até o momento faz ótima participação em Montreal. Romain Grosjean obteve o quinto melhor tempo, enquanto Pastor Maldonado garantiu o sexto lugar no alinhamento inicial no Circuito Gilles Villeneuve. A Force India também apareceu muito bem, com Nico Hülkenberg em sétimo, enquanto Sergio Pérez se colocou em décimo. A Red Bull também colocou seus dois carros no top-10: Daniil Kvyat em oitavo, logo à frente de Daniel Ricciardo. Já Felipe Nasr não conseguiu ir muito além no treino devido à falta de ritmo da Sauber em Montreal. O estreante brasileiro obteve o 15º tempo, que virou 14º no grid graças à punição imposta a Max Verstappen, que vai largar em 19º lugar.