Ford vai lançar junto com o “Expedition 2018” um sistema inédito de streaming de tv a cabo no carro.
A Ford vai lançar com o utilitário esportivo Expedition 2018 um sistema inédito que permite levar para o carro a programação ao vivo da TV a cabo ou por satélite. A novidade chega ao mercado norte-americano no final do ano, no veículo que é também equipado com duas telas de 8 polegadas instaladas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e uma central Wi-Fi.
A proposta é mudar a dinâmica de uma viagem familiar trazendo a experiência das TVs inteligentes para dentro do carro, com a possibilidade de ver shows, vídeos e eventos esportivos ao vivo. A Ford espera dar mais conforto aos passageiros dos bancos traseiros, em particular para as crianças que sempre fazem a famosa pergunta: “Ainda falta muito para chegar?”.
“Cada vez mais, nossos clientes estão usando os serviços de streaming de televisão, filmes e música em seus dispositivos pessoais. Estamos trazendo isso para dentro do veículo”, diz Michael O’Brien, gerente de Marketing de SUVs da Ford nos EUA.
Multiconexão com SlingPlayer
O sistema de conectividade SYNC 3 do novo Expedition incorpora o software SlingPlayer, que permite aos passageiros se conectar via streaming ao sistema doméstico Slingbox para assistir e controlar o sinal de TV – é preciso que a residência disponha de sinal Wi-Fi. Outras fontes, como leitor de DVD, HDMI, USB e cartão SD, ou um smartphone Android com streaming Miracast, também podem ser ligadas ao equipamento. É possível ainda transmitir vídeo para os monitores usando o aplicativo SmartStream em aparelhos compatíveis iOS ou Android.
Os passageiros da terceira fileira tem conexão à rede por smartphone ou tablet, usando um aplicativo. O vídeo exibido em qualquer uma das duas telas pode ser visto em até três dispositivos móveis ao mesmo tempo. A entrada HDMI permite jogar videogames e as entradas USB também funcionam como ponto de carga para celulares.
O sistema inclui dois fones de ouvido sem fio, que podem ser emparelhados com qualquer uma das telas, além de entradas adicionais para os passageiros. Quando todos estão assistindo ao mesmo programa, há a opção de ouvir o som pelo sistema de áudio do veículo.
As telas traseiras contam com três modos de controle: por botões de toque, por dois controles remotos ou por um aplicativo em smartphones iOS ou Android. O motorista e o passageiro da frente têm o controle do que é exibido nelas, por meio da tela do SYNC.
Fim dos CDs
As pesquisas mostram que um em cada três consumidores dos EUA atualmente ouve música em streaming, com os jovens da geração Z e do Milênio à frente. De olho nessa tendência, a Ford está substituindo o tocador de CD de seus carros por tecnologias que permitem mais opções sob demanda.
De acordo com um relatório da Nielsen, o consumo de música digital, tanto por download como via streaming, cresceu 15% no ano passado. Já as vendas de mídias físicas, incluindo CDs, caíram 10% – os discos de vinil, em alta, são a exceção. Com isso, a IHS Automotive projeta que 46% dos veículos vendidos na América do Norte não terão tocador de CD em 2021.