Foi dado o pontapé inicial para a 12ª Edição da AUTOMEC.
Em clima de copa do mundo, foi realizado em 11 de junho, o café da manha de lançamento da 12ª Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços.
O evento que reuniu cerca de 200 convidados e os principais nomes do setor mostrou o que esperar para a próxima edição que acontecerá de 7 a 11 de abril de 2015 no Anhembi em São Paulo. A Automec é a principal plataforma de divulgação focada na indústria da Reposição Automotiva da América Latina, proporcionando aos distribuidores, lojistas, atacadistas, varejistas e oficinas um ambiente propício para a realização de networking e troca de experiências através da demonstração de produtos e lançamentos.
Antonio Fiola, do Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, em discurso durante o lançamento, diz que “o momento é muito oportuno para o setor, existe uma maior oportunidade de fazer negócio. Este setor é fortemente pautado pela relação humana que se faz extremamente necessária para fortalecer o laço da boa indústria e do bom reparador. É necessário mostrar que o setor é capaz de superar qualquer crise”. Segundo dados do IBGE, os investimentos para o setor automotivo no período 2014-2017 são estimados em R$74 bilhões, o setor vem acumulando recordes sucessivos de vendas, estimulado pelo crescimento da renda e da classe média, pela expansão do crédito e por políticas públicas de estímulo, como a redução do IPI. Por este motivo o mercado brasileiro se mostra muito atraente e com ótimo potencial de crescimento.
Para Fernando Vasconi do Andap/Sicap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças e Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para a Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo, embora uma pequena crise tenha sido anunciada, no aftermarket, esta crise não se reproduz na mesma proporção. “Neste momento a Automec é de grande importância, pois gera receita e grandes negócios para as empresas” diz ele. No Brasil, são 494 empresas que representam 95% do faturamento e 749 fabricantes em 11 estados. São gerados cerca de 220 mil empregos e em 2013 o valor de faturamento do setor foi de R$85,6 bilhões.
“Estamos vivendo um momento em que é necessário recuperar as atividades e colocar o Brasil de volta ao hall dos mais importantes do setor”. Estas foram as palavras de Elias Mutarej do Sindipeças “O evento nasceu dos associados do Sindipeças com o apoio da Reed Alcantara Machado. Para 2015 queremos um evento “padrão FIFA”, esperamos que esta edição seja a melhor das Automecs, a mais completa e mais bem distribuída fortalecendo, assim, este nome.
Dentre as novidades anunciadas para o evento está a alteração do horário para que a circulação seja facilitada e não coincida com os horários de pico da cidade, otimização da planta para simplificar a visitação dos visitante. A feira terá duas entradas o que facilitará o acesso de materiais durante a montagem e a entrada dos visitantes que chegam ao local de ônibus. Foi, ainda, criado o “Prêmio Automec Inovação”, onde cada expositor poderá indicar até 3 lançamentos que serão avaliados por uma comissão formada pela Reed Alcantara Machado e entidades ligadas ao setor. Os produtos premiados com o selo “Inovação Automec” serão expostos nas vitrines de lançamentos. A II Oficina Modelo também faz parte das novidades e apresentará o conceito de uma oficina mecânica em funcionamento, com tecnologia e serviços avançados para os setores de reparação e manutenção automotiva. Para 2015, um dos objetivos é reforçar todo o trabalho da indústria que existe por trás do automóvel já finalizado.